Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation Linksfaqs

Perguntas Frequentes

  • Rede Escolar

    • O que é a Rede Educativa?

      Entende-se por Rede Educativa a configuração da organização territorial dos edifícios escolares afetos aos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.

      A necessidade da adequação, em permanência, da oferta educativa, nomeadamente a que decorre das alterações da procura, em termos qualitativos e quantitativos, e do estado físico dos edifícios, obriga a um processo anual de apreciação e ajustamento da rede educativa.

      Acesso ao Decreto-Lei 7/2003, de 15 de Janeiro



      ____________________________________________________________________________

    • Quais são os objetivos do reordenamento da Rede Escolar?

      Os 3 objetivos do reordenamento da Rede Escolar são:

      a) Adaptação da Rede Escolar ao alargamento para 12 anos de escolaridade obrigatória;

      b) Adequar a dimensão e as condições das Escolas à promoção do sucesso escolar e à prevenção do abandono;

      c) A racionalização dos Agrupamentos de Escolas para favorecer o desenvolvimento de 1 projeto comum, articulando níveis e ciclos de ensino distintos.


      Acesso ao Despacho n.º 12 955/2010, de 11 de agosto

      Acesso à Resolução do Conselho de Ministros n.º 44/2010, de 14 de junho

      Acesso ao Despacho n.º 14 759/2008, de 28 de maio



      ____________________________________________________________________________

    • Quem propõe a criação, alteração e extinção de Agrupamentos de Escolas e de estabelecimentos da Educação Pré-Escolar e dos ensinos Básico e Secundário?

      1. As Direções Regionais de Educação, no caso dos Agrupamentos de Escolas;
      2. As Direções Regionais de Educação e aos Municípios, tratando-se dos ensinos básico e secundário.

      A decisão sobre estas propostas cabe ao membro do Governo responsável pela área da Educação.

      Acesso à Portaria n.º 127 - A/2007, de 25 de janeiro



      ____________________________________________________________________________