O Projeto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência resulta da iniciativa de um grupo de investigadores do CISCS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Na rede ESCXEL entende-se que, interpretando as grandes tendências e os grandes desafios que se colocam à educação e ao sistema de ensino em Portugal, é nas Escolas e nas comunidades locais que reside o mais decisivo potencial de qualificação e de mudança social e cultural. O princípio da excelência mais não é do que a incessante busca de melhores soluções, processos mais eficazes e de desempenhos mais condizentes com o potencial que cada organização, ou cada comunidade, encerra e que é capaz de mobilizar para a concretização de aspirações e objetivos socialmente reconhecidos.
O município de Oeiras foi um dos municípios pioneiros da integração da rede ESCXEL.
A Rede ESCXEL funciona desde 2008 como uma parceria entre:
a) Os investigadores do projeto ESCXEL, que contribuem com as suas competências científicas, produção e divulgação de estudos, disponibilização de instrumentos de análise, de diagnóstico e de intervenção.
b) Os 8 municípios e os seus Agrupamentos escolares e Escolas não agrupadas do ensino público, num total de 32. Estes parceiros estão empenhados em transformar a educação das suas crianças jovens e a qualificação dos estabelecimentos de ensino dos seus concelhos, disponibilizando para esses efeitos a mobilização e coordenação dos recursos, o apoio e o incentivo indispensáveis ao bom desenvolvimento do projeto.
c) As escolas públicas desses municípios, que recebem e trabalham com estes novos atores em busca de melhorar o seu desempenho, assumindo o papel principal no processo de qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, da organização pedagógica e de uma eficaz afetação de recursos. Para isso, disponibilizam aos investigadores as suas experiências, a sua capacidade de inovação e de qualificação bem como difundem práticas organizacionais e educativas.
Os principais objetivos deste projeto passam por:
1. Capacitar as escolas e as comunidades para a promoção da excelência educativa;
2. Apoiar os municípios na elaboração de planos de desenvolvimento educativo municipal;
3. Identificar, disseminar e monitorizar "boas práticas" educativas;
4. Apoiar o desenvolvimento de processos de autoavaliação;
5. Contribuir com produção científica sobre educação.
Para saber mais aceda à ligação: http://www.escxel.com