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Atividade do Projeto

Atividades do Projeto

  • 1. Desenvolver modelos de organização escolar (planeamento, implementação e monitorização) através das seguintes ações:

1.1. Dar formação sobre a construção dos projetos educativos no seguimento do Manual já publicado pela Rede;

1.2. Criar modelos de monitorização e autoavaliação promovendo a criação de indicadores e benchmarks;

1.3. Identificar e difundir “boas práticas” através da realização dos seminários concelhios;

1.4. Testar e monitorizar novos modelos de organização escolar, nomeadamente na constituição de turmas.

  • 2. Desenvolver estratégias e planos de desenvolvimento através do maior conhecimento das realidades educativas locais:

2.1. Recolher e produzir informação sobre as escolas e contextos envolventes;

2.2. Construir indicadores que ponderem a análise e a comparação dos resultados escolares em função dos contextos socioeconómicos;

2.3. Utilizar esta informação para o planeamento das redes escolares locais, nomeadamente na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Educativo.

  • 3. Explorar o subsistema das vias profissionalizantes disponíveis na Rede:

3.1. Mapear a oferta existente nas escolas da Rede;

3.2. Equacionar as necessidades de mercado de trabalho e as expetativas de alunos e famílias;

3.3. Avaliar este subsistema e desenvolver estratégias que contribuam para a sua melhoria.

  • 4. Dar continuidade à qualificação das aprendizagens com especial atenção à focagem nas práticas de sala de aula.
  • 5. Produzir conhecimento científico sobre as dinâmicas educacionais, sociais e culturais locais:

5.1. Publicar em forma de artigo os resultados científicos, em revistas nacionais e internacionais;

5.2. Desenvolver teses de mestrado e doutoramento resultantes do trabalho no projeto.

  • 6. Alargar a rede de colaborações nomeadamente a outras escolas, centros de formação e outras redes nacionais orientadas para a qualificação das aprendizagens e a promoção do sucesso educativo.
  • 7. Procurar o estabelecimento de parcerias com redes internacionais de forma a enriquecer a experiência colaborativa e o aprofundamento científico do conhecimento adquirido.