A Orquestra Geração resulta do desenvolvimento do Projeto Orquestras Sinfónicas Juvenis que tem como objetivo proporcionar o ensino da música e a prática em contexto orquestral, em sessões de trabalho individuais e coletivas, sendo determinante o empenho individual. A frequência das aulas de música é gratuita e os instrumentos são cedidos aos alunos pelo Município.
O desenvolvimento da Orquestra Geração depende da implementação do modelo do Sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela (El Sistema) que preconiza a promoção da integração social através da aprendizagem da música e do domínio precoce de um instrumento musical, nomeadamente entre grupos de crianças e jovens em situação de maior vulnerabilidade.
Desde a sua introdução em Portugal a implementação de El Sistema tem sido assegurada pela Escola de Música do Conservatório Nacional que, por Despacho do Ministério da Educação, pôde executar um projeto inicialmente denominado "Projeto especial Orquestra Geração".
O Projeto prossegue com os seguintes objetivos:
· PROMOVER a inclusão social das crianças e jovens de bairros social e economicamente mais desfavorecidos e problemáticos;
· COMBATER o abandono e o insucesso escolar;
· PROMOVER o trabalho de grupo, a disciplina e a responsabilidade para uma melhor cidadania;
· PROMOVER a autoestima das crianças e das suas famílias;
· APROXIMAR os pais do processo educativo dos filhos;
· CONTRIBUIR para a construção de projetos de vida dos mais novos;
· PROMOVER o acesso a uma formação musical que seria impossível para a maioria das crianças e jovens que vivem em contextos de exclusão social e urbana.

O Projeto Orquestra Geração conta com mais de 10 anos de atuação em Oeiras, estando presente desde 2009 nas escolas EB Amélia Vieira Luís e EB Sophia de Mello Breyner do Agrupamento de Escolas de Carnaxide-Portela. A Orquestra Geração envolveu em média 65 alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade, por ano letivo.
No ano letivo 2017/2018, o âmbito de atuação do Projeto foi alargado através da criação da componente Orquestra de Afetos no Jardim de Infância Amélia Vieira Luís. Foram abrangidas 56 crianças e as suas famílias, visando-se potenciar as relações de afetos e fornecer técnicas de gestão das emoções. O projeto Orquestra dos Afetos promove o envolvimento contínuo dos Encarregados de Educação e ações regulares de educação parental. No ano letivo 2018/2019, foi também abrangido o Jardim de Infância Tomás Ribeiro.
Em 2020/2021, alargou-se o número de orquestras escolares, beneficiando da aprovação da candidatura ao Programa Cultura Para Todos do Portugal 2020, com o objetivo de abranger mais escolas e alunos. Foram criadas 2 novas orquestras escolares, uma sinfónica, para intervir junto dos alunos do 1.º e 2.º CEB da EB João Gonçalves Zarco, do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, e uma de jazz, no 2.º e 3.º CEB da EB Professor Noronha Feio, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Linda-a-Velha e Queijas.
Na EB João Gonçalves Zarco, o projeto contempla entre 52 (no 1.º e 2.º ano do projeto) a 58 alunos (no 3.º ano). No primeiro e segundo ano, há 36 cordas + 16 sopros (2020/2021 e 2021/2022) e no terceiro ano serão adicionados às anteriores mais 6 alunos de percussão (2022/2023). Na EB Prof. Noronha Feio, o projeto contempla cerca de 44 alunos em formação de jazz, entre 2020/2021 e 2022/2023 com 4 saxofones, 5 trompetes. 5 trombones, 2 baterias, 2 guitarras, 2 baixos elétricos, 2 teclados e 20 vozes.
O projeto providencia um acesso livre e abrangente. Qualquer aluno pertencente à escola pode frequentar o projeto, mantendo-se na Orquestra enquanto integrar o agrupamento, sem ter de passar por qualquer processo de seleção.
Através da Orquestra Geração, os alunos têm acesso a um ensino musical de excelência, normalmente inacessível a quem não tem uma formação musical de base, e impossível de suportar por famílias carenciadas. Este acesso reverte para as famílias e para a comunidade, não apenas através da participação dos seus filhos, mas também através da participação daquelas nos concertos e atividades proporcionadas.
As famílias acompanham os seus educandos ao longo do processo de aprendizagem, bem como constituem o público privilegiado das suas atividades públicas. São, ainda, objeto de outras atividades culturais, sociais e de aproximação ao projeto educativo da escola e à comunidade, sendo pilares fundamentais da coesão territorial.
Mesmo com o encerramento das escolas devido à Pandemia por Covid-19, a Orquestra manteve o acompanhamento aos seus alunos, através da iniciativa Orquestra Geração em Casa. No caso da Orquestra de Jazz, foi possível iniciar o Projeto à distância, como demonstra o vídeo: Orquestra Gerajazz Oeiras.
Saber mais:
ORQUESTRA GERAÇÃO
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
