Anualmente é apresentado um Relatório da Implementação do Programa, elaborado pela responsável do mesmo, no qual se monitoriza a implementação e se reflete sobre a pertinência do Programa, num processo participado, em que são chamados a colaborar todos os agentes que integram o Programa (gestão, coordenação técnica, professores e agrupamentos de escolas).
Esta monitorização permite perceber a valorização do Programa por parte dos agrupamentos de escolas e dos professores, que o consideram bem estruturado e identificam que constitui uma mais-valia para os próprios professores, na medida em que são coadjuvados numa área onde nem sempre se sentem capacitados, mas em especial para os alunos, que usufruem da intervenção de um professor especialista nesta área curricular.
Também os alunos e Encarregados de Educação (EE) valorizam o Programa, conforme espelham os resultados da mais recente auscultação, referente à implementação do Programa, no ano letivo 2024/2025. Os resultados revelam que 93,2% dos EE valorizam o programa e que 64,5% dos alunos referem ter muito interesse e entusiasmo pelas aulas.
Ainda no âmbito da monitorização do Programa e, de acordo com a avaliação da aptidão física e competência motora efetuada, através da aplicação da bateria de testes Pré-FITescola da DGE, verifica-se que cerca de 31% dos alunos apresenta excesso de peso ou obesidade. Neste seguimento, os resultados do IMC, vaivém, agilidade e salto horizontal, constituem uma preocupação pelo que é reforçada a importância de continuar a desenvolver trabalho no sentido de melhorar os resultados.