Anualmente é apresentado um Relatório da Implementação do Programa, elaborado pela Técnica que faz a gestão do mesmo, onde se monitoriza a implementação e se reflete sobre a pertinência do Programa, num processo participado, em que são chamados a participar todos os agentes que integram o Programa (gestão, coordenação técnica, professores e agrupamentos de escolas).
Esta monitorização permite perceber uma valorização do Programa por parte dos agrupamentos de escolas e dos professores, que o consideram bem estruturado e identificam que constitui uma mais-valia para os próprios professores, na medida em que são coadjuvados numa área onde nem sempre se sentem capacitados, mas acima de tudo para os alunos, que usufruem da intervenção de um professor especialista nesta área curricular.
Também os alunos e Encarregados de Educação (EE) valorizam o Programa, conforme espelham os resultados da mais recente auscultação, referente à implementação do Programa, no ano letivo 2023/2024:

Figura 1 - Resultados da auscultação aos Encarregados de Educação, no ano letivo 2023/2024, sobre o interesse e entusiasmo dos educandos relativamente às aulas de Educação Física curricular

Figura 2 - Resultados acerca da valorização, pelos Encarregados de Educação, das aulas de Educação Física curricular, no ano letivo 2023/2024
Ainda no âmbito da monitorização do Programa e, de acordo com a
avaliação da aptidão física e competência motora efetuada, através da aplicação
da bateria de testes Pré-FITescola da DGE, verifica-se que cerca de 30% dos
alunos apresenta excesso de peso ou obesidade. Neste seguimento, os resultados do IMC, vaivém, agilidade e salto
horizontal, constituem uma preocupação pelo que é reforçada a importância de
continuar a desenvolver trabalho no sentido de melhorar os resultados