A Escola Azul é um programa educativo do Ministério da Economia que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.
Este programa distingue e orienta as escolas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, setor do mar, indústria, municípios, ONG's, universidades e outras entidades com papel ativo em Literacia do Oceano.
Procura-se estimular a comunidade escolar a compreender a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano, motivando as escolas a trabalhar o Oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical, sem se restringir ao contexto de sala de aula, e com reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes parceiros. O programa Escola Azul integra ainda ações de educação marinha multidisciplinares numa rede de parceiros diversificada dirigida às Escolas Azuis.
Através de uma aprendizagem transversal, inovadora e criativa, uma Escola Azul promove o desenvolvimento de espírito crítico e de iniciativa nos alunos e incentiva-os a traduzir os seus conhecimentos em mudanças de atitude efetivas na sua relação com o Oceano.
O programa Escola Azul é o foco central do capítulo "Fostering Ocean-Literate Generations: The Portuguese Blue School", lançado numa publicação da Springer sobre Literacia do Oceano, em junho de 2021.
O Município de Oeiras assumiu, desde sempre, a educação ambiental como uma aposta na sua politica estratégica, com especial atenção para mar, decorrente, não só, da sua localização geográfica como do reconhecimento do papel fundamental da promoção da literacia do oceano, envolvendo, de uma forma estrutural e interdisciplinar, as escolas em projetos ligados ao contexto local e global, com o objetivo de mobilizar as gerações futuras para a verdadeira dimensão do nosso território e para todas as potencialidades que este encerra: empreendedorismo, inovação, novas oportunidades, investigação e desenvolvimento.
Nesse sentido, desde 16 de abril de 2019, o Município de Oeiras e a DGPM, consideraram desejável estabelecer um Protocolo com a finalidade de garantir a assunção de compromissos que assegurem uma melhor coordenação na mobilização, envolvimento e interação de vários setores ligados ao mar, à comunidade educativa e à comunidade local, através da realização de diversas iniciativas, promovendo a literacia dos oceanos e captando, em simultâneo, mais interessados na adesão ao Programa, contribuindo, desta forma, para o alargamento da rede de parceiros Escola Azul.
Brochura do Programa Escola Azul