Projeto Municipal de Centros de Apoio ao Estudo
O Projeto Municipal de Centros de Apoio ao Estudo (CAE) surgiu da necessidade de apoiar as crianças e jovens no estudo e na realização de tarefas escolares, com a ajuda de professores qualificados. Esta resposta, apoiada pelo Departamento de Educação teve início em 2021.
Os alunos apoiados pelos CAE, são maioritariamente oriundos de contextos vulneráveis e que, de outra forma, não teriam condições de obter este apoio especializado, com vista à obtenção do sucesso escolar.
As atividades de apoio desenvolvidas pelas entidades parceiras, ocorrem maioritariamente após a componente letiva ou de enriquecimento curricular, sendo os seus planos de intervenção adaptados às necessidades de cada caso.
A intensificação desta relação, associada a um maior conhecimento dos seus contextos de vida e das suas necessidades, funcionaram como um facilitador da relação escola-família-comunidade e foram uma mais-valia para o trabalho pedagógico que o professor titular ou o diretor de turma realizam.
Anualmente, são cerca de 200 os alunos que beneficiam de apoio ao estudo.
Os professores contratados intervêm essencialmente junto de alunos dos 1.º, 2.º e 3.º CEB. Esta resposta socioeducativa é desenvolvida, nas comunidades, em parceria com as seguintes entidades parceiras:
- São Julião da Barra: Projeto Barra no Centro Social
Paroquial de São Julião da Barra