A parceria com os Clube de Ciência Viva nas Escolas, engloba o desenvolvimento e apoio a iniciativas tanto conjuntas como do clube. Nos Dias Abertos do ITQB NOVA, nos Dias do Microrganismo, nos Dias do Fascínio das Plantas, em Encontros Lab in a Box, no Programa Ciência + Cidadã ou nos grandes eventos de envolvimento público (Noite Europeia dos Investigadores ou Festival Internacional de Ciência), os estudantes participam regularmente como voluntários, lado a lado com os investigadores, e desde então têm desenvolvido várias atividades que aprenderam com os restantes alunos de cada agrupamento, dinamizando atividades experimentais junto dos alunos mais novos.
Os alunos do CCV, também eles como verdadeiros cientistas, desenvolvem uma série de experiências com o apoio da ITQB NOVA para as suas Feiras de Ciência.
São igualmente desenvolvidos concursos em que os alunos poderão explorar e demonstrar algumas atividades e experiências, conversas e sessões com cientistas nas escolas para explorar o método científico, apoio a projetos em desenvolvimentos nas várias escolas ("Dia da ciência", "Cientificamente Provável", "a cozinha é um laboratório", "Árvore de carbono", mediante a avaliação da qualidade do ar ou da análise das águas – "Dia do Sol", os projetos "Cook Lab" e "Detergentes ecológicos", a análise filogenética de plantas, focando-se em parâmetros microbiológicos e realizando técnicas bioquímicas como eletroforese e PCR, a cedência de reagentes e equipamentos, a criação de publicações e de exposições científicas, e na revisão científica de protocolos para edição de um livro e apresentação em conferências internacionais, iniciativas de "Jobshadowing", atividades de cianotipia, que desenvolvem ao longo do ano letivo, realizando diferentes testes e experiências, atividades "ciência pop-up", em que os alunos levam atividades científicas às turmas de 1º ciclo.
Os clubes de ciência colaboram também na elaboração dos passatempos para a iniciativa "Ciência no Tabuleiro" ao desenvolver 2 modelos de toalhetes com o objetivo de desafiar diferentes públicos (EB e ES/adultos) a resolver os vários passatempos e a participar em efemérides. Os toalhetes são distribuídos pelos refeitórios do município de Oeiras, escolas e centros de investigação.
O ITQB NOVA tem desafiado os clubes de ciência do município a disponibilizar atividades para as escolas no Portal Oeiras Educa + como é o caso da atividade "Ser microbiólogo com o CCVE na ESLFB" da ES Luís de Freitas Branco.
O Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Linda-a-Velha – Escola Secundária Professor José Augusto Lucas (ESPJAL) lançou a revista online ATÓMICA, dedicada ao aprofundamento e divulgação de todas as áreas do conhecimento científico, contando já com o número 3 – fevereiro de 2024.
Alternadamente, os CCVnE dinamizam o programa "Mentorias Científicas" com mais de uma dezena de grupos de alunos do 12º ano com o objetivo de desenvolver um projeto científico, com Cientistas Mentores de diversas instituições científicas do concelho que os acompanha no decorrer do projeto.
Neste âmbito, têm sido desenvolvidos os projetos "Friends or Foe", "Resistência à seca" e "Fábrica de cerveja", entre outros. Este programa incluiu diversas visitas dos alunos ao ITQB NOVA e culmina com as "Mostras de Projetos", nas quais o ITQB NOVA está sempre presente.
Anualmente, durante os meses de julho e setembro são organizadas reuniões de preparação do ano letivo para os anos seguintes com os professores responsáveis pelos clubes. Nestas reuniões são planeadas e pensadas em conjunto as atividades para o ano letivo seguinte bem como as oportunidades de colaboração.
Salientamos algumas das conquistas mais relevantes dos últimos anos:
Na globalidade, a rede de Clubes de Ciência Viva nas Escolas de Oeiras – CCVnE Oeiras conta com o apoio contínuo do ITQB-NOVA às atividades experimentais, seja através da partilha de recursos e de infraestruturas científicas entre o instituto e a escola como de mentoria e apoio científico.
De destacar a evolução crescente da rede local que envolve atualmente 10 clubes que integram a rede nacional de CCVnE e 1 fundado de modo informal (o Clube de Ciência do AE Carnaxide-Portela).
A inter-relação constante com o Projeto de Mentorias desenvolvido sob a gestão do ITQB-NOVA em parceria com o IST (Oeiras), o GIMM e o CBR Católica.
A participação dos CCVnE na oferta informal do Programa Oeiras Educa+ na área temática Ciência e Tecnologia.
Com frequência, os CCVnE de Oeiras participam em congressos, contando regularmente com o apoio do ITQB NOVA na realização das mostras científicas. Em 2023, três clubes foram distinguidos com menções honrosas no "XVI Congresso Nacional Cientistas em Ação" – Estremoz:
- CCVnE Conde de Oeiras com o projeto "Sabonete de Glicerina";
- CCVnE Miraflores com o projeto "análise da água"; e
- CCVnE de Paço de Arcos com o projeto "Mesa sísmica", desenvolvido com parceiros da área da física.
A revista Atómica do CCVnE de Linda-a-Velha/Queijas recebeu o "Prémio de Melhor Trabalho de Ciência" – 2023-2024, num Concurso Nacional de Jornais Escolares promovidos pelo Jornal Público, em parceria com o Ministério da Educação e com o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo.
No dia 13 de outubro 2023, o ITQB NOVA esteve presente no Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola com um stand. Durante todo o dia, a coordenadora científica dos clubes, Ana Fortunato, e o gabinete de comunicação do ITQB NOVA mostraram a rede de clubes do município de Oeiras e diferentes atividades e projetos com eles desenvolvidos. Foi possível mostrar o trabalho realizado na Rede de Clubes de Ciência em Oeiras, aos cerca de 900 professores e restantes parceiros presentes no encontro.