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InovLabs

InovLabs Projetos

28/02/2025

O Projeto Oeiras Innovation Labs desenvolve nas escolas de Oeiras uma filosofia de aprendizagem baseada em atividades STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). Na base deste projeto, está o recurso a metodologias de referência, que  promove nos alunos competências estruturais, ao nível da adaptabilidade, autorregulação, comunicação, pensamento criativo, resiliência e capacidade de resolução de problemas, determinantes para a integração destes jovens no mercado de trabalho. 

Projeto Oeiras Innovation Labs promove a experimentação de tecnologias emergentes como inteligência artificial, Internet das Coisas, alinhadas com práticas sustentáveis. Em termos do envolvimento comunitário, incentiva a participação de empresas, startups, instituições de ensino, centros de pesquisa e cidadãos na co-criação de ideias e projetos.

Pretende fomentar a inovação, o empreendedorismo e a transformação digital na região. Este projeto atua como um laboratório de inovação aberto, destinado a impulsionar a criação de soluções tecnológicas e sociais que beneficiem a comunidade local e a economia.

As atividades assentam numa dinâmica grupal, que explora soluções criativas e ferramentas digitais, que permitem despertar a curiosidade e a procura do conhecimento, criando através desta prática pedagógica - aprender fazendo - maior motivação e a oportunidade de consolidar o conhecimento teórico das disciplinas curriculares. 
Cada um dos módulos suportados pelo projeto, 'Oeiras Innovation Labs' (eletrónica, programação, robótica e modelação e impressão 3D) está enquadrado no currículo escolar e tem previstas sessões de incorporação da tecnologia e exploração das atividades projetadas quer para professores, quer para alunos.

Objetivos:

  • Implementar a estratégia de aprendizagem STEAM no âmbito da qual se promove uma aprendizagem baseada em projetos de cariz interdisciplinar de base tecnológica;
  • Melhorar a motivação dos alunos para aprendizagem, coadjuvar os docentes em conteúdos de ciência e tecnologia.


Público-alvo: Programa destinado a todos os alunos do 1ºciclo até ao secundário.


Histórico:

O Projeto piloto Oeiras Innovation Labs, iniciou no ano letivo de 2019/20, em 3 Agrupamentos de Escolas de Oeiras. Considerando a avaliação positiva realizada pelas escolas e a sua adequação aos objetivos curriculares definidos em cada AE/ENA, o projeto foi disseminado a mais escolas. No ano letivo 2023/24, o projeto Oeiras Innovation Labs é dinamizado em 8 AE/ENA.


AE/ENA que participam no Projeto Oeiras Innovation LabsAno Letivo ​ ​ ​ ​  
2019/202020/212021/222022/232023/242024/25
1. AE Carnaxide-Portelaxxxxxx
2. AE Paço de Arcosx
xxxxx
3. AE São Brunoxxxx x
4. AE Miraflores xxxxx
5. AE Aquilino Ribeiro xxxxx
6. E.S.Qta do Marquês xxxxx
7. AE Carnaxide   xxxx
8. AE Conde de Oeiras  xx  
9. AE S. Julião da Barra    xx


Resultados:

  • Capacitação dos alunos nas áreas da eletrónica, programação, robótica e modelação e impressão 3D;
  • Criação de 11 Clube Clubes de Ciência e Tecnologia, com o acompanhamento de monitores da InovLabs;
  • Criação de oficinas/workshops dirigidos aos alunos e a professores - Módulos de eletrónica, programação, robótica e modelação e impressão 3D;
  • Elaboração de tutoriais das atividades (guiões digitais e vídeo);
  • Capacitação de docentes através de ações de Formação de Curta Duração (ACD), acreditadas pelo Centro de Formação das Escolas do Concelho de Oeiras (CFECO), sobre técnicas e tecnologias associadas a cada temática transversal de aprendizagem por projeto;
  • Criação de um ecossistema com equipamentos tecnológicos (eletrónica, computadores, robots, impressora 3D e respetivos acessórios), disponibilizados às escolas e prestação de assistência técnica aos equipamentos.
  • O Projeto Oeiras Innovation Labs contribui para posicionar Oeiras como um polo de inovação em Portugal, fortalecendo a competitividade e promovendo o desenvolvimento socioeconómico sustentável


No total, são cerca de 1.100 os alunos envolvidos neste projeto, quer em atividades na componente letiva, quer em Clubes de Ciência Viva, Robótica e Programação.