O Projeto Oeiras Innovation Labs desenvolve nas escolas de Oeiras uma filosofia de aprendizagem baseada em atividades STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). Na base deste projeto, está o recurso a metodologias de referência, que promove nos alunos competências estruturais, ao nível da adaptabilidade, autorregulação, comunicação, pensamento criativo, resiliência e capacidade de resolução de problemas, determinantes para a integração destes jovens no mercado de trabalho.
Projeto Oeiras Innovation Labs promove a experimentação de tecnologias emergentes como inteligência artificial, Internet das Coisas, alinhadas com práticas sustentáveis. Em termos do envolvimento comunitário, incentiva a participação de empresas, startups, instituições de ensino, centros de pesquisa e cidadãos na co-criação de ideias e projetos.
Pretende fomentar a inovação, o empreendedorismo e a transformação digital na região. Este projeto atua como um laboratório de inovação aberto, destinado a impulsionar a criação de soluções tecnológicas e sociais que beneficiem a comunidade local e a economia.
As atividades assentam numa dinâmica grupal, que explora soluções criativas e ferramentas digitais, que permitem despertar a curiosidade e a procura do conhecimento, criando através desta prática pedagógica - aprender fazendo - maior motivação e a oportunidade de consolidar o conhecimento teórico das disciplinas curriculares.
Cada um dos módulos suportados pelo projeto, 'Oeiras Innovation Labs' (eletrónica, programação, robótica e modelação e impressão 3D) está enquadrado no currículo escolar e tem previstas sessões de incorporação da tecnologia e exploração das atividades projetadas quer para professores, quer para alunos.
Objetivos:
- Implementar a estratégia de aprendizagem STEAM no âmbito da qual se promove uma aprendizagem baseada em projetos de cariz interdisciplinar de base tecnológica;
- Melhorar a motivação dos alunos para aprendizagem, coadjuvar os docentes em conteúdos de ciência e tecnologia.
Público-alvo: Programa destinado a todos os alunos do 1ºciclo até ao secundário.
Histórico:
O Projeto piloto Oeiras Innovation
Labs, iniciou no ano letivo de 2019/20, em 3 Agrupamentos de Escolas de
Oeiras. Considerando a avaliação positiva realizada pelas escolas e a sua
adequação aos objetivos curriculares definidos em cada AE/ENA, o projeto foi disseminado
a mais escolas. No ano letivo 2023/24, o projeto Oeiras Innovation Labs é dinamizado em 8 AE/ENA.
AE/ENA que participam no Projeto Oeiras Innovation Labs | Ano Letivo |
| 2019/20 | 2020/21 | 2021/22 | 2022/23 | 2023/24 | 2024/25 |
1. AE Carnaxide-Portela | x | x | x | x | x | x |
2. AE Paço de Arcos | x
| x | x | x | x | x |
3. AE São Bruno | x | x | x | x | | x |
4. AE Miraflores | | x | x | x | x | x |
5. AE Aquilino Ribeiro | | x | x | x | x | x |
6. E.S.Qta do Marquês | | x | x | x | x | x |
7. AE Carnaxide | | | x | x | x | x |
8. AE Conde de Oeiras | | | x | x | | |
9. AE S. Julião da Barra | | | | | x | x
|
Resultados:
- Capacitação dos alunos nas áreas da eletrónica, programação, robótica e modelação e impressão 3D;
- Criação de 11 Clube Clubes de Ciência e Tecnologia, com o acompanhamento de monitores da InovLabs;
- Criação de oficinas/workshops dirigidos aos alunos e a professores - Módulos de eletrónica, programação, robótica e modelação e impressão 3D;
- Elaboração de tutoriais das atividades (guiões digitais e vídeo);
- Capacitação de docentes através de ações de Formação de Curta Duração (ACD), acreditadas pelo Centro de Formação das Escolas do Concelho de Oeiras (CFECO), sobre técnicas e tecnologias associadas a cada temática transversal de aprendizagem por projeto;
- Criação de um ecossistema com equipamentos tecnológicos (eletrónica, computadores, robots, impressora 3D e respetivos acessórios), disponibilizados às escolas e prestação de assistência técnica aos equipamentos.
- O Projeto Oeiras Innovation Labs contribui para posicionar Oeiras como um polo de inovação em Portugal, fortalecendo a competitividade e promovendo o desenvolvimento socioeconómico sustentável
No total, são cerca de 1.100 os alunos envolvidos neste projeto, quer em atividades na componente
letiva, quer em Clubes de Ciência Viva, Robótica e Programação.