Sendo intenção do Município alargar gradualmente este modelo a todos os agrupamentos de escolas do Concelho, nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021 o projeto EMAE-MO consubstanciou-se num projeto-piloto desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Santa Catarina (AESC), num trabalho colaborativo de proximidade com as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do AESC, concretamente: Escola Básica Armando Guerreiro, Escola Básica D. Pedro V e Escola Básica João Gonçalves Zarco.
Ao longo dos dois anos letivos, a EMAE-MO desenvolveu nos contextos de sala de aula, recreio, família e comunitário, as seguintes intervenções:
> Intervenção colaborativa com docentes, em contexto de sala de aula;
> Capacitação dos docentes;
> Intervenção social nas famílias em situações de vulnerabilidade socioeconómica;
> Intervenção casuística em crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar e alterações do neuro desenvolvimento e suas famílias;
> Apoio aos docentes ao nível da aplicação das medidas previstas no Dec. Lei 54/2018;
> Apoio aos alunos com aulas de Português Língua Não Materna (PLNM), através da música;
> Atividades artísticas com os alunos e professores em contexto de sala de aula;
> Acompanhamento musico-terapêutico individual, de caráter excecional;
> Intervenção em recreio e criação de uma horta pedagógica;
> Elaboração de um guia de recursos locais, específico para o AESC;
> Estabelecimento de parcerias com serviços da comunidade (serviços sociais, de saúde, terapêuticos);
> Ações de formação disponibilizadas ao corpo docente, assistentes operacionais e famílias de acordo com as suas áreas de interesse, nomeadamente, ao nível da aprendizagem escolar e do neuro desenvolvimento.
Face ao período pandémico devido à COVID-19, a equipa reestruturou, de modo criativo e dinâmico, a sua ação e desencadeou um conjunto de novas ofertas e possibilidades de articulação com o AESC, nomeadamente:
> Elaboração de documentos de suporte ao período pandémico para escola e família - suporte ao ensino a distância e ao uso das tecnologias, gestão de stress, dinâmicas artísticas para professores e famílias (disponíveis para consulta no Portal da Educação – http://www.educacao.cm-oeiras.pt/Paginas/default.aspx);
> Criação de músicas de apoio aos alunos de Português Língua Não Materna (PLNM);
> Intervenção social nas famílias em situações de vulnerabilidade socioeconómica;
> Intervenção casuística em crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar e alterações do neuro desenvolvimento e suas famílias;
> Intervenção psicológica às famílias;
> Estabelecimento de parcerias com serviços da comunidade (serviços sociais, de saúde, terapêuticos).