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Intervenção da EMAE-MO Projetos

13/12/2021

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Sendo intenção do Município alargar gradualmente este modelo a todos os agrupamentos de escolas do Concelho, nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021 o projeto EMAE-MO consubstanciou-se num projeto-piloto desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Santa Catarina (AESC), num trabalho colaborativo de proximidade com as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do AESC, concretamente: Escola Básica Armando Guerreiro, Escola Básica D. Pedro V e Escola Básica João Gonçalves Zarco.  

Ao longo dos dois anos letivos, a EMAE-MO desenvolveu nos contextos de sala de aula, recreio, família e comunitário, as seguintes intervenções:

> Intervenção colaborativa com docentes, em contexto de sala de aula;

Capacitação dos docentes;

Intervenção social nas famílias em situações de vulnerabilidade socioeconómica;

Intervenção casuística em crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar e alterações do neuro desenvolvimento e suas famílias;

Apoio aos docentes ao nível da aplicação das medidas previstas no Dec. Lei 54/2018;

Apoio aos alunos com aulas de Português Língua Não Materna (PLNM), através da música;

Atividades artísticas com os alunos e professores em contexto de sala de aula;

Acompanhamento musico-terapêutico individual, de caráter excecional;

Intervenção em recreio e criação de uma horta pedagógica;

Elaboração de um guia de recursos locais, específico para o AESC;

Estabelecimento de parcerias com serviços da comunidade (serviços sociais, de saúde, terapêuticos);

Ações de formação disponibilizadas ao corpo docente, assistentes operacionais e famílias de acordo com as suas áreas de interesse, nomeadamente, ao nível da aprendizagem escolar e do neuro desenvolvimento.

Face ao período pandémico devido à COVID-19, a equipa reestruturou, de modo criativo e dinâmico, a sua ação e desencadeou um conjunto de novas ofertas e possibilidades de articulação com o AESC, nomeadamente:

Elaboração de documentos de suporte ao período pandémico para escola e família - suporte ao ensino a distância e ao uso das tecnologias, gestão de stress, dinâmicas artísticas para professores e famílias (disponíveis para consulta no Portal da Educação – http://www.educacao.cm-oeiras.pt/Paginas/default.aspx);

Criação de músicas de apoio aos alunos de Português Língua Não Materna (PLNM);

Intervenção social nas famílias em situações de vulnerabilidade socioeconómica;

Intervenção casuística em crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar e alterações do neuro desenvolvimento e suas famílias;

Intervenção psicológica às famílias;

Estabelecimento de parcerias com serviços da comunidade (serviços sociais, de saúde, terapêuticos).