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Pagamento da refeição

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O pagamento das refeições é efetuado através da utilização do Cartão Escolar Único, gerido através da Plataforma SIGA.


O que é o Cartão Escolar Único?

É o cartão que permite o acesso aos serviços disponibilizados nos diferentes estabelecimentos de ensino, designadamente, refeitório, bar, reprografia, papelaria e secretaria.

Nas Escolas Básicas de 1.º Ciclo e Jardins de Infância, o Cartão Escolar Único é virtual.

Nas Escolas Básicas Integradas, Escolas Básicas de 2.º e 3.º Ciclo e Escolas Secundárias: o Cartão Escolar Único é físico e permite a sua identificação, o acesso à escola e aos serviços de refeitório, bar, reprografia, papelaria e secretaria.

Consulte o  Cartão Escolar Único – Guia



Como funciona a Plataforma SIGA?

A Plataforma SIGA está acessível a partir de qualquer equipamento com acesso à internet e permite aos encarregados de educação/alunos, docentes e pessoal não docente, através da utilização das credenciais de acesso individuais (número de utilizador e password), efetuar o controlo das seguintes operações:

a) Consulta do perfil;

b) Ativação e carregamento do cartão (físico e virtual);

c) Consulta dos pagamentos realizados;

d) Consulta do plano mensal de consumo individual;

e) Consulta de ementas;

f) Consulta de fatura/recibo;



Como ativar o Cartão Escolar Único?

1 – Aceda ao Portal da Educação do Município de Oeiras, através do endereço eletrónico https://educacao.oeiras.pt/ ou ao site http://siga.edubox.pt, utilizando as credenciais de acesso disponibilizadas pelo Município e pelo Agrupamento de Escolas.


2 – Dentro da plataforma, aceda ao menu Cartão Escolar e leia os Termos e Condições deste serviço. Para os aceitar, coloque um visto na caixa de verificação e clique no botão Concordo.


3 – Preencha todos os campos do formulário de ativação e crie uma carteira digital (wallet) associada ao Cartão do Aluno.



Como carregar o Cartão Escolar Único?

O Cartão Escolar Único permite diferentes tipos de carregamento, sem qualquer custo para o utilizador.



Meios de carregamento

Para consultar as referências dos carregamentos, aceda ao menu 'cartão digital' e, posteriormente, ao menu 'carregar'.


1) Carregamento Payshop


Se optar por esta modalidade, poderá efetuar o carregamento num agente Payshop ou loja CTT, usando a referência que lhe foi atribuída. Os carregamentos poderão ser efetuados em dinheiro.


2) Carregamento Multibanco


Se optar por esta modalidade, poderá efetuar o carregamento em qualquer caixa Multibanco ou através do homebanking, usando a referência Multibanco que lhe foi atribuída.


3) Carregamento MB WAY


Se optar por esta modalidade, poderá efetuar o carregamento diretamente na Plataforma SIGA, introduzindo o seu número de telemóvel.



Quais são os valores mínimos de carregamento?


Caso a escola permita carregamentos com dinheiro, este saldo só poderá ser utilizado nos serviços geridos pela escola (bar, papelaria, reprografia e secretaria), ficando disponível no 'saldo escolar'.


Como posso marcar e desmarcar as refeições escolares?

1 – A marcação e desmarcação de refeições (almoços) é efetuada através da Plataforma SIGA, utilizando as credenciais fornecidas aos Encarregados de Educação, ou nos "Kiosks" escolares pelos próprios alunos.

2 – A marcação e desmarcação de refeições (almoços e lanches) é de cariz obrigatório para os alunos de todos os escalões de ASE e todos os níveis de escolaridade.

3 – Para efetuar a marcação de refeições é necessário possuir no Cartão Escolar Único o saldo correspondente ao valor da refeição (escalão B – 0,73€; escalão C e seguintes 1,46€, as refeições dos alunos com escalão A são gratuitas).

4 – Podem ser marcadas refeições sem limite de antecedência, até às 10h00 do dia do consumo da refeição. 

5 – A desmarcação de refeições só é possível até às 10h00 do dia do consumo.


Como posso marcar ou desmarcar as refeições em período não letivo?

Durante os períodos não letivos, as refeições devem ser marcadas na Plataforma SIGA com antecedência de 10 dias consecutivos da data de início da pausa letiva. Só podem ser desmarcadas, após essa data, por motivos de acidente/doença e mediante a apresentação de atestado médico.