Esta iniciativa decorre durante o mês de abril
em todo o país, à semelhança do que acontece
em diversos países europeus, sendo o símbolo
associado a esta causa o Laço Azul.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oeiras associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância/2022, a decorrer no mês de abril em todo o país, à semelhança do que acontece em diversos países europeus.
Pretende-se com esta iniciativa, apoiada pelo Município de Oeiras, tornar visível o interesse comum das entidades e instituições do concelho relativamente à problemática dos maus tratos na infância, consciencializando a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal, física e psicológica.
O símbolo associado a esta causa é o Laço Azul e todas as ações tendentes a lançar a sensibilização para este tema pretendem despertar a consciência dos cidadãos, sob o lema "Serei o que me deres… Que seja Amor".
Do programa, destaque para a cerimónia de encerramento, no dia 30 de abril, que consistirá na realização de um Laço Humano, em que participarão cerca de 3 mil pessoas, às 9H30, no Estádio Nacional. Este evento, aberto à participação das famílias, é realizado em colaboração com a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Oeiras.
Também no dia 30, às 9H30, decorrerá a corrida "5 km pelas crianças", no Estádio Nacional, no Jamor, promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), com a organização técnica da Federação Portuguesa de Atletismo, em parceria com o Município de Oeiras e com o Centro Nacional Desportivo do Jamor.
Refira-se também a realização do Ciclo de Conferências "Olhares sobre a Infância" sob o tema "Boas práticas da Comunidade Educativa na Prevenção dos Maus Tratos na 1ª Infância", para professores/educadores do pré-escolar e 1º ciclo, que terá lugar no dia 26 de abril, das 14h às 17H, no Templo da Poesia (Parque dos Poetas).
PROGRAMA
1 de abril – Colocação dos Laços Azuis: Sensibilização da Comunidade de Oeiras para decorar os espaços exteriores e/ou interiores com um Laço Azul;
Convidar as Famílias para a elaboração de Laços Azuis com as suas Crianças e Jovens;
Enviar fotografias para o endereço eletrónico da CPCJ: cpcj.oeiras@cnpdpcj.pt para divulgação na página de Facebook da CPCJ de Oeiras;
Solicitar a toda a comunidade escolar (todos os graus de ensino) a elaboração de trabalhos/exposições sobre a temática da Prevenção dos Maus Tratos e a História do Laço Azul
Ao longo do mês de março e abril, os Agrupamentos de Escolas do Concelho irão dinamizar um concurso alusivo à temática e os trabalhos selecionados serão expostos no Templo da Poesia no dia 26 de abril.
Ao longo do mês, realização de sessões de sensibilização/formação sobre "Bullying e Maus Tratos ". Atividade dinamizada pela PSP junto dos Agrupamentos Escolares.
A utilização da internet tem vindo a ser um tema central na vida das famílias e docentes e, deste modo, é fundamental garantir a utilização da internet de forma segura. Assim, estão previstas ações de sensibilização com a colaboração do Projeto Centro Internet Segura (CIS), dirigidas, neste mês, a dois Agrupamentos de Escolas do concelho, ensino secundário.
A livraria ESPAÇO, em Algés, irá desenvolver, ao longo do mês, atividades que sensibilizem a comunidade para esta temática.
26 de abril – Ciclo de Conferências "Olhares sobre a Infância" sob o tema "Boas práticas da Comunidade Educativa na Prevenção dos Maus Tratos na 1ª Infância" – Templo da Poesia.
30 de abril – Realização do Laço Humano no Estádio Nacional aberto à participação das famílias, em colaboração com a PSP de Oeiras. (iniciativa da CNPDPCJ).
30 de abril – Corrida contra os Maus Tratos (atividade desenvolvida pela Federação de Atletismo) a ter lugar no Estádio Nacional.
Campanha Laço Azul
____________________________________________________________________________________________________________
Notícias relacionadas: