BOLSAS DE ESTUDO
No seguimento de uma política de incentivo ao prosseguimento de estudos de nível superior, o
Município de Oeiras pretende contribuir para a redução das desigualdades sociais que impedem o acesso generalizado dos jovens ao ensino superior, através da atribuição de
Bolsas de Estudo. Ao garantir uma maior estabilidade aos estudantes, assegura que todos os jovens possam prosseguir o seu percurso académico, numa perspetiva responsável, enriquecedora e empreendedora.
Desde o ano letivo de 2016/2017 que são atribuídas bolsas de estudo aos alunos residentes no concelho, que frequentem ou ingressem no ensino superior – 1º e 2º ciclo de estudos – em função dos rendimentos
per capita do agregado familiar. Esta medida social que apoia o acesso ao ensino superior e incentiva a sua frequência, incute, também, o gosto pelo estudo e contribui para o aumento da qualificação de recursos humanos no concelho, visando a promoção do desenvolvimento social, económico e cultural dos nossos jovens.
Mais recentemente, o Município iniciou ainda a atribuição de bolsas de mérito a jovens que demonstrem resultados escolares de excelência e que se destaquem pelos seus méritos pessoais e contributos cívicos para com a comunidade.
A atribuição de bolsas encontra-se regulamentada, nomeadamente no Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior Residentes no Concelho de Oeiras, Regulamento nº 804/2020, publicado a 4 de outubro, de 2018, em Diário da República.
Recorde-se que a candidatura às bolsas sociais e de mérito é realizada exclusivamente
online, através de uma
plataforma própria, acessível a partir do
Portal de Educação.
Notícia publicada na revista
'Oeiras ATUAL' Nº 266 – Janeiro/Fevereiro 2022.
____________________________________________________________________________________________________________
Notícias relacionadas: