Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation Linksmodalidades

Áreas da Oferta Formativa

Programa de Formação em Competências Básicas

O que são

​Visam a aquisição, por parte dos adultos, de competências básicas de leitura, escrita, cálculo e uso de tecnologias de informação e comunicação.

Condições de acesso

​Idade igual ou superior a 18 anos
Habilitações individuos que não tenham frequentado o 1.º ciclo do ensino básico ou equivalente ou que, tendo-o frequentado ou mesmo concluído, não demonstrem possuir as competências básicas de leitura, escrita e cálculo.

Prosseguimento de estudos / formação

​Integração em cursos de Educação e Formação de Adultos (cursos EFA) ou o encaminhamento para um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível básico.

Onde funcionam

​Consultar o Centro para a Qualificação do Ensino Profissional (CQEP) através da ligação | aepa@cqep.gov.pt | 214 425 049 

Saída Profissional

​A organização curricular compreende 6 unidades de formação de curta duração (UFCD), de 50 horas cada, que integram o Catálogo Nacional de Qualificações, podendo incluir, sempre que se justifique, 50 horas de formação suplementar.

Duração

​Entre 150 horas e 300 horas
Em situações devidamente fundamentadas o programa pode ser acrescido de 50 horas de formação para reforço de aprendizagens numa das áreas de formação ou de competências nas diferentes áreas.

Sempre que a duração da ação for inferior a 300 horas, o percurso formativo:
- pode incluir apenas unidades de formação de aprofundamento e/ou de consolidação;
- tem que integrar obrigatoriamente a UFCD de TIC, considerando a sua importância no quadro da sensibilização às TIC e a sua dimensão integradoras das aprendizagens;
- pode incluir unidades de uma única das duas restantes áreas – Área de leitura e escrita ou Área de cálculo – nos casos em que os adultos já possuam competência na área que seja excluída.