Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksOeiras-acolheu-o-1.º-Encontro-de-Clubes-Ciência-Viva-de-Oeiras

Oeiras acolheu o 1.º Encontro de Clubes Ciência Viva de Oeiras Notícias

23/06/2022
Oeiras acolheu o 1.º Encontro de Clubes Ciência Viva de Oeiras



O primeiro Encontro dos Clubes Ciência Viva 

de Oeiras decorreu nos dias 18 e 20 de maio 

de 2022, enquadrado no programa Ciência Aberta

a Oeiras da autarquia e nas estratégias 

de envolvimento público do Instituto de Tecnologia

Química e Biológica António Xavier 

da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA) 

e do FIC.A – Festival Internacional de Ciência. 


A primeira parte do Encontro, com o mote "O que andamos a fazer?", teve lugar no dia 18 de maio, no ITQB NOVA, e foi dedicado às apresentações dos projetos desenvolvidos e em curso nos Clubes de Ciência. Resultou numa oportunidade de dar a conhecer a alunos e professores as várias iniciativas de cada agrupamento e à escala do município. "O que podemos vir a fazer juntos?" foi o ponto partida do segundo momento do encontro realizado a 20 de maio, na Escola Secundária de Miraflores. Os participantes participaram em focus groups interescolares, tendo em vista a criação de pontes e possível construção de projetos em conjunto, por forma a reforçar ainda mais os Clubes de Ciência de cada escola. 

No dia 18 de maio estiveram presentes mais de 60 alunos e 20 professores dos Clubes de Ciência de Oeiras: Clube de Ciência Viva do AE Conde de Oeiras, Clube de Ciência Viva do AE São Bruno, Clube de Ciência Viva do AE Paço de Arcos, Clube de Ciência Viva da Escola Secundária da Quinta do Marquês, Clube de Ciência Viva do AE de Carnaxide, Clube de Ciência Viva do AE de Miraflores, Clube de Ciência Viva do AE Paço de Arcos, Clube de Ciência Viva do AE Santa Catarina. No total foram feitas 14 apresentações pelos alunos e professores dos clubes, começando pelos alunos do pré-escolar, seguidos dos alunos do 1º ao 9º ano do ensino básico, e finalizando com os do Ensino Secundário. Os projetos apresentados foram bastante diversos e englobavam as várias áreas, das ciências experimentais, à química, física, biologia e geologia, passando pela robótica e programação. 

A tarde de 20 de maio, na Escola Secundária de Miraflores, foi destinada a pensar o futuro com a dinamização de focus groups interescolares, com um total de cerca de 70 participantes, entre alunos e professores. Os grupos de alunos compostos por alunos de diferentes escolas e de diferentes ciclos de ensino, discutiram e partilharam experiências conjuntas, bem como várias ideias para o futuro dos seus clubes.

A Rede de Clubes de Ciência Viva de Oeiras abrange as Escolas Básica de São Bruno (AE de São Bruno), a Secundária Luís de Freitas Branco (AE de Paço de Arcos), a Secundária Sebastião e Silva (AE São Julião da Barra), a Secundária Quinta do Marquês e, mais recentemente – no decurso do ano letivo 2021/2022 –, os Agrupamentos de Escolas de Carnaxide, Santa Catarina, Aquilino Ribeiro, Miraflores e Conde de Oeiras. Existem, assim, um total de nove clubes no território de Oeiras. Esta rede é composta por espaços de conhecimento abertos, interativos e dirigidos a toda a comunidade educativa, incluindo famílias e restante população local, com o objetivo de reforçar e promover o acesso a práticas científicas inovadoras.

 











____________________________________________________________________________________________________________________

 

Notícias relacionadas:

Clubes de Ciência Viva em nove Agrupamentos de Escolas de Oeiras

I Encontro dos Clubes de Ciência de Oeiras

Oeiras recebe o 1.º encontro da Rede de Clubes de Ciência Viva