Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksEscolas-de-Oeiras-recebem-1o-encontro-da-Rede-de-Clubes-de-Ciência-Viva

Oeiras recebe o 1.º encontro da Rede de Clubes de Ciência Viva Notícias

12/05/2022
Escolas de Oeiras recebem 1.º encontro da Rede de Clubes de Ciência Viva



Nos próximos dias 18 e 20 de maio realiza-se o 1.º Encontro 

da Rede de Clubes Ciência Viva nas Escolas de Oeiras, 

uma iniciativa promovida pelo Município de Oeiras, ITQB NOVA 

e FIC.A, com o objetivo de reforçar e promover o acesso a práticas 

científicas inovadoras.


A coincidir com a celebração do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, a 18 de maio, o Encontro terá lugar no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), entre as 14h30 e as 18h00, e pretende fazer com que alunos e professores tenham a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos – e os que estão em curso – nos Clubes da Ciência, bem como mostrar tudo o que está a ser feito à escala do município.

A 20 de maio, data em que se assinala também o Dia Mundial da Abelha, o encontro terá lugar marcado na Escola Secundária de Miraflores, entre as 14h30 e as 18h00, com o objetivo de criar pontes e construir projetos conjuntos, por forma a reforçar ainda mais os Clubes de Ciência de cada escola. 

Enquadrado no programa Ciência Aberta a Oeiras e nas estratégias de envolvimento público do ITQB NOVA e do Festival Internacional de Ciência, esta iniciativa conta ainda com o envolvimento de entidades como o Instituto Gulbenkian de Ciência, o Instituto Superior Técnico, o INOVLabs e a Senciência.

A Rede de Clubes de Ciência Viva de Oeiras abrange as Escolas Básica de São Bruno (AE de São Bruno), a Secundária Luís de Freitas Branco (AE de Paço de Arcos), a Secundária Sebastião e Silva (AE São Julião da Barra), a Secundária Quinta do Marquês e, mais recentemente – no decurso do ano letivo 2021/2022 –, os Agrupamentos de Escolas de Carnaxide, Santa Catarina, Aquilino Ribeiro, Miraflores e Conde de Oeiras. Esta rede é composta por espaços de conhecimento abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa, incluindo famílias e restante população local.


____________________________________________________________________________________________________________


Notícias relacionadas:

Mês da Juventude 2022

Agenda Científica – Abril de 2022

Olimpíadas Portuguesas de Biologia em Oeiras

Cinco agrupamentos de escolas vão ter Clubes de Ciência Viva este ano letivo

A ciência e o humor juntos no podcast "Parece Impossível!"