Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksEm-Órbita-–-Talks-com-João-Lin-Yun-e-Teresa-Barata

'Em Órbita' – Talks com João Lin Yun e Teresa Barata Notícias

24/06/2022
'Em Órbita' – Talks com João Lin Yun e Teresa Barata




O Festival de Ciências do Espaço, «Em Órbita», 

vai decorrer na Escola Secundária Luís de Freitas

Branco, sexta-feira, 24 de junho, após as 21 horas.


O Festival de Ciências do Espaço 'Em Órbita' está a decorrer na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, sendo a sua programação dirigida ao público familiar.

Dois investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço trazem, numa conversa com a assistência, dois temas ligados ao clima: as Alterações Climáticas, ou os impactos da atividade humana no nosso planeta, e o Clima Espacial, ou os impactos da atividade do Sol na nossa sociedade cada vez mais tecnológica.

Os dois temas são introduzidos em curtas apresentações, seguidas de conversa e respostas às perguntas da assistência.


Crise Climática e Ambiental: Factos, soluções e o tempo de agir que se esgota

Por João Lin Yun

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

A catástrofe climática está a acontecer. O trabalho de milhares de cientistas avisa-nos e oferece-nos soluções para evitar as suas piores consequências. Temos de retroceder nesta trajetória em que estamos a pôr severamente em risco a nossa própria espécie. O que podemos fazer, e de que forma a Astronomia pode oferecer uma visão e atitude transformadoras?

João Lin Yun é professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. É doutorado em Astronomia e Física pela Universidade de Boston. Para além do seu trabalho científico e pedagógico, tem-se preocupado com os aspetos humanos da Ciência e é um apaixonado pelas manifestações culturais e sociológicas dos povos. Observa com curiosidade a espécie humana, cujo destino se tornou coletivo e global.


Tempestade em órbita

Por Teresa Barata

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

O Sol é por vezes fonte de fenómenos extremos que ameaçam a nossa sociedade altamente tecnológica, perturbando redes de energia e de comunicações, com impactos sociais e económicos no nosso dia-a-dia. A atividade do Sol e as suas consequências é designada por Clima Espacial. Conheça o que está a ser feito, em Portugal e no mundo, na previsão da atividade solar e na mitigação dos seus impactos humanos e económicos.

Maria Teresa Barata é investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). É doutorada em Ciências de Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, e é atualmente Subdiretora do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), e também Coordenadora Nacional da International Space Weather Initiative (ISWI) para Portugal. Os seus atuais interesses de investigação centram-se na meteorologia espacial e os seus impactos em setores económicos.

Cada noite termina com observações astronómicas, uma iniciativa dinamizada pelo Instituto de Astrofísica, cuja realização está sujeita às condições atmosféricas. 


Em Órbita – Talks com João Lin Yun e Teresa Barata
Data: 24 de junho de 2022 | Horário: 21h00-22h00
Local: Escola Secundária Luís de Freitas Branco
Público-alvo: Público familiar, Público em geral

 


 


____________________________________________________________________________________________________________________

 

Notícias relacionadas:

Oeiras acolheu o 1.º Encontro de Clubes Ciência Viva de Oeiras

I Encontro dos Clubes de Ciência de Oeiras

A ciência e o humor juntos no podcast "Parece Impossível!"