Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksCaixas-surpresa-para-Polinizadores-nos-JI-e-escolas-do-1-ciclo-de-Oeiras

“Caixas-surpresa para Polinizadores” nos JI e escolas do 1º ciclo de Oeiras Notícias

19/01/2023
“Caixas-surpresa para Polinizadores” nos JI e escolas do 1º ciclo de Oeiras



O Município de Oeiras está a implementar o projeto "Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade", na Quinta de Cima do Marquês de Pombal, que tem como objetivos promover a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, reforçar o sistema científico nacional e internacional, criar um Laboratório Vivo ao ar livre e um hotspot de educação ambiental, com foco nos polinizadores. Nesta quinta, foi semeado um grande prado de plantas autóctones para alimentar os polinizadores e colocados ninhos para servir de refúgio às abelhas silvestres. Paralelamente uma equipa de biólogos, monitorizam os insetos existentes antes e após a plantação do prado.


Mais informação: Mais polinizadores, Mais biodiversidade


Neste contexto foi criado o projeto educativo "Caixas Surpresa sobre Polinizadores", que visa replicar esta experiência de sementeira e monitorização de flores e insetos no espaço escolar, constituindo um conjunto de recursos pedagógicos sobre o tema dos polinizadores, para ser explorado nas escolas – nos níveis pré-escolar e 1.º ciclo –, através da distribuição de caixas com um conjunto de materiais de apoio. Alguns dos recursos associados são em formato digital, estando disponíveis para consulta nesta página.

Guia de Monitorização

Guia de Sementeira

Som de Insetos

A História de Amor mais Antiga da Terra – Como montar o livro (Vídeo) Filme pedagógico, associado ao projeto escolar "Caixas Surpresa sobre Polinizadores", com um guião para montar o livro sobre o tema "A História de Amor mais Antiga da Terra".

 









(Clique na imagem para ver o vídeo)


Para informações adicionais contacte a equipa de coordenação do Programa de Educação Ambiental através do mail: pea@oeiras.pt.


____________________________________________________________________________________________________________________

 

Notícias relacionadas:

Agenda da Natureza | Junho 2022

Newsletter – Agenda da Ciência do Município de Oeiras | Nº 6 | abril 2021

Agenda da Natureza | Fevereiro

30 NOV 2022 | Dia internacional da Cidade Educadora