Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksProjeto-Lab-in-a-Suitcase-distinguido-nos-Prémios-Os-Melhores-e-As-Maiores-do-Portugal-Tecnológico

Projeto 'Lab in a Suitcase' distinguido nos Prémios 'Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico' Notícias

29/11/2021
Projeto 'Lab in a Suitcase' distinguido nos Prémios 'Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico'



Este projeto contribui para a democratização da ciência,

impulsionando a investigação científica e o ensino da ciência 

de forma mais inclusiva e global.

 

O projeto 'Lab in a Suitcase', uma iniciativa pioneira promovida pelo IGC – Instituto Gulbenkian de Ciência que conta com o apoio do Município de Oeiras e da Merck Family Foundation, foi distinguido na passada quinta-feira, 25 de novembro, com o galardão de Responsabilidade Social nos Prémios "Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico", atribuídos pela Exame Informática e pela VISÃO, que distinguem as personalidades, inovações, marcas e organizações que mais se destacaram em Portugal na área da tecnologia.

Este projeto contribui para a democratização da ciência, impulsionando a investigação científica e o ensino da ciência de forma mais inclusiva e global.

A Ciência só é verdadeiramente democrática quando chega a todos. Velhos e novos, ricos e pobres. Este projeto pretende promover a democratização da ciência e apresentar uma abordagem inovadora, desenvolvendo um kit experimental barato, portátil e de fácil manutenção que permita a realização de atividades educacionais e de investigação científica de forma independente. Destina-se a investigadores africanos PHD que, de regresso ao seu país, se debatem com uma grande lacuna em recursos laboratoriais. Este projeto visa desenvolver laboratórios portáteis que, ao criarem condições para que os investigadores possam fazer a sua investigação nos países de origem, evitará o brain drain e fortalecerá os laços e rede de colaboração com os centros existentes em Oeiras.

_ _ _ _ _ _ _ _

Para mais informações sobre este projeto, consulte a página do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).

Veja o vídeo de apresentação do projeto.

 

*Créditos vídeo e fotografia – Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC)