Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksO-projeto-Árvore-de-Carbono-esteve-no-NOS-Alive

O projeto ‘Árvore de Carbono’ esteve no NOS Alive Notícias

21/07/2022
O projeto ‘Árvore de Carbono’ esteve no NOS Alive



Este projeto tem como principal objetivo 

capacitar os jovens e os cidadãos em geral 

a pensarem criticamente sobre a poluição

atmosférica.



Os estudantes Miguel Silva e Mário Vilas, em representação do Clube de Ciência da Escola Secundária Sebastião e Silva, foram recebidos pelo Instituto Gulbenkian de Ciências (IGC), juntamente com muitos cientistas, no seu stand do NOS Alive, para divulgarem o Projeto 'Árvore de Carbono', no âmbito do programa Ciência + Cidadã, uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras, o IGC e o Instituto de Tecnologia Química e Biologia – António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa.

Este projeto desenvolvido por Raquel Gomes e com colaboração da Professora Cristina Pinho, da Escola Secundária Sebastião e Silva e da empresa INOVLABS, tem como principal objetivo capacitar os jovens e os cidadãos em geral a pensarem criticamente sobre a poluição atmosférica.

Na ocasião, Miguel Silva e Mário Vilas afirmaram que o dia da participação no Stand do IGC foi um dia incrível onde puderam partilhar os seus projetos na companhia de cientistas fantásticos e ao som de excelente música, no NOS Alive.

Para Maria João Leão, atual Coordenadora do Programa Ciência + Cidadã, esta foi uma excelente oportunidade para os alunos que desenvolveram o Projeto 'Árvore de Carbono' poderem trocar experiências com os cientistas do IGC, de diferentes áreas e nacionalidades, e com o público multigeracional que visitou o stand do IGC no Festival. 

As estações desenvolvidas no âmbito deste projeto foram equipadas com vários sensores para diferentes poluentes atmosféricos (monóxido de carbono, dióxido de nitrogénio e PMs) e também com um sensor para dióxido de carbono (CO2) – um gás de estufa – para os participantes poderem estudar e refletir sobre questões relacionadas com produção antropogénica de CO2 e as suas consequências climáticas. Através deste processo os estudantes identificaram problemas nas suas comunidades relacionados com a qualidade do ar e propuseram soluções ao nível comportamental, da sociedade e de políticas públicas.

programa Ciência + Cidadã visa aproximar de uma maneira participativa a sociedade de Oeiras da Ciência, dotando os cidadãos de informação, tornando-os participativos na sua comunidade e ativos na construção de um futuro saudável e sustentável.













____________________________________________________________________________________________________________________

 

Notícias relacionadas:

FIC.A – Festival Internacional de Ciência 2022, 2ª edição | Estão abertas as inscrições para turmas das Escolas Públicas de Oeiras

Space Studies Program 2022 – Eventos Abertos durante o mês de julho

Newsletter – Agenda da Ciência do Município de Oeiras | N.º 17 l junho 2022