Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksMunicípio-celebrou-Dia-da-crianca-com-atividades-de-Ciencia-e-Tecnologia

Município celebrou Dia da criança com atividades de Ciência e Tecnologia Notícias

08/06/2021
crianças a brincar com Legos

No âmbito da celebração do Dia da Criança, as escolas de Oeiras foram convidadas a participar num festival – "Em Órbita" Dia da Criança 2021 – dedicado ao espaço e à exploração espacial.

 

No comemoração do Dia da Criança, o Município de Oeiras realizou um conjunto de atividades enquadradas na estratégia dedicada à Ciência e Tecnologia do Município.
As escolas foram convidadas a participar num festival dedicado ao espaço e à exploração espacial.

"Em Órbita" – Dia da Criança 2021 é uma oferta do Município de Oeiras para celebrar este dia.
A iniciativa teve um caráter presencial e online: 

1. Programa presencial (dia 1 de junho)

Experiências espaciais – Pré-escolar e 1º Ciclo
Os alunos do jardim de infância e 1º ciclo da Escola Básica Amélia Vieira Luis, participaram numa oficina sobre os vários mistérios do universo. Por exemplo, o que é a gravidade, como sobem os foguetões ou de que é feito um cometa e, no final, construíram um foguetão de papel.

Torneio de Lego Education – 2º Ciclo
Em parceria com a Lego Education, quinze turmas do 5º e 6º ano da Escola EB2.3 Noronha Feio, participaram numa competição de construção de Legos.
Numa primeira fase, cada turma construiu uma estação espacial, passando à segunda fase três turmas, que tiveram que recriar o solo de Marte. 
Um júri composto por docentes e elementos do Município de Oeiras, elegeu o projeto mais original. Os alunos do 5ºA venceram o concurso e todos receberam como prémio caixas de Lego Star Wars.

Cápsula do Tempo – 2º, 3º ciclo e Secundário
A Escola Secundária Aquilino Ribeiro recebeu uma estrutura móvel com um "museu do futuro", uma "cápsula do tempo" que permitiu aos alunos perceber de que forma é que, no futuro, se construirá um museu. A ciência, a exploração espacial, as alterações climáticas e as relações humanas vão delinear esta "nova" realidade?
 

2. Programa online

Foi criado um site com atividades ligadas ao espaço e à ciência: diadacriancaoeirasvalley.pt

O site está disponível para os docentes explorarem com os seus alunos, em sala de aula, mas também para os pais e filhos, explorarem em suas casas. As propostas que lá poderão encontrar são várias e incluem, por exemplo:

> Uma conversa com uma astronauta portuguesa; 

> Um concerto de waterphone, um instrumento muito especial, cujo seu som incomum é usado na construção das bandas sonoras de muitos filmes de ficção científica;

> Um workshop sobre como se usa um telescópio, para onde o devemos apontar e em que condições;

> Um filme com animações sobre buracos negros; 

> Um filme que fala sobre os cometas e como se pode fazer um gelado, como se fosse um cometa;

> Um Virtual Booth – Cabine fotográfica virtual onde as crianças poderão fazer fotografias, GIFS e Boomerangs personalizados com a imagem e música alusivas ao evento.