CLUBE CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
O lançamento da 2ª edição do programa "Clube Ciência Viva na Escola" teve lugar no passado dia 20 de outubro, na ES Luís de Freitas Branco (AE de Paço de Arcos) e contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, da Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e do Secretário de Estado da Educação, João Costa. Durante a cerimónia, alunos, ex-alunos e professores da escola e investigadores do ITQB NOVA apresentaram o trabalho desenvolvido no âmbito da parceria entre as duas instituições através do clube de ciências Ciência Viva.
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, referiu que a ideia é que "as escolas
possam dizer 'queremos ser' como aquela escola de Oeiras, que tem um Clube de Ciência Viva,
onde os professores falam com entusiasmo do que ali se passa e os antigos alunos afirmam
que foi a melhor escola da história deles".
O sucesso da colaboração foi destacado como um modelo para esta 2ª edição. O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, referiu que a ideia é que "as escolas possam dizer 'queremos ser' como aquela escola de Oeiras, que tem um Clube de Ciência Viva, onde os professores falam com entusiasmo do que ali se passa e os antigos alunos afirmam que foi a melhor escola da história deles". Esta iniciativa é uma oportunidade "de dar a todos os alunos o que hoje vimos aqui: uma proximidade com a ciência que pode moldar o seu futuro", destacou a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
As atividades do clube de ciências vão desde a participação em iniciativas do ITQB NOVA, como o Open Day ou a European Researchers Night, um programa de tutoria que permite às turmas trabalharem lado a lado com os investigadores, até à implementação de atividades por alunos mais velhos nas escolas primárias.
A presidente da Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, Rosália Vargas, citou Mariano Gago, para dizer que as instituições científicas não podem ignorar as escolas do outro lado da rua e elogiou a parceria entre o ITQB NOVA e as escolas locais. Pedro Patacho, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Oeiras participou na visita e partilhou a importância destas iniciativas no âmbito da Estratégia de Ciência e Tecnologia 2020-2025 do Município e do programa "Ciência Aberta a Oeiras".
Os Clubes Ciência Viva de Ciências na Escola são espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, promovendo o ensino experimental. O ITQB NOVA é parceiro da rede de Oeiras "Clubes Ciência Viva", apoiando os quatro clubes de escolas do Concelho: AE Paço de Arcos, AE São Julião da Barra, Quinta do Marquês e AE São Bruno, onde alunos, professores, pesquisadores e a comunidade estão a trabalhar lado a lado para estimular a alfabetização científica e criar um impacto duradouro na sociedade.