Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksCiencia-e-Sociedade-da-pandemia-a-uma-sociedade-mais-colaborativa

Ciência e Sociedade: da pandemia a uma sociedade mais colaborativa Notícias

18/05/2020

Ciclo Variável Mundo Novo

O Instituto Gulbenkian de Ciência está a realizar o Ciclo Variável Mundo Novo integrado no Programa Ciência Aberta a Oeiras. Este Ciclo é composto por três sessões e procura explorar a ligação entre a ciência e a sociedade como uma ferramenta fundamental para superar a crise e para construir uma nova realidade. Nos tempos excecionais que estamos a viver, esta ligação é mais clara do que nunca. Quando for possível superar esta pandemia será graças à ciência, às vacinas e aos modelos matemáticos, mas tal será devido também ao comportamento dos cidadãos e às decisões dos políticos.

A segunda sessão do Ciclo terá lugar no dia 20 de maio, quarta-feira, entre as 17h30 e as 19 horas e irá abordar a relevância da ciência fundamental e do processo científico, bem como a mobilização de toda a sociedade para dar resposta a esta crise, e como se poderá manter, no futuro, a articulação entre agências governamentais, institutos de ciência e sociedade civil.

O programa do dia 20 de maio, que será transmitido via Facebook e YouTube e moderação de Joana Lobo Antunes (Coordenadora da Área de Comunicação, Imagem e Marketing do Instituto Superior Técnico), conta com a presença de Mariana Vieira da Silva (Ministra do Estado e da Presidência), Mónica Bettencourt Dias (Diretora e Investigadora Principal do Instituto Gulbenkian de Ciência), Tiago Carvalho (CEO LabOrders e Coordenador do RecEPI – Tech4COVID19) e de Pedro Calado (Diretor Adjunto do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável e Coordenador do Fundo de Emergência Covid-19 da Fundação Calouste Gulbenkian).