Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksCarnaval-na-Livraria-Galeria-Municipal-Verney

Carnaval na Livraria-Galeria Municipal Verney Notícias

16/02/2022
Carnaval na Livraria-Galeria Municipal Verney


26 fevereiro | Livraria-Galeria Municipal Verney



O Carnaval chega à Livraria-Galeria Municipal Verney

no dia 26 de fevereiro, sábado, com a realização 

de um conjunto de atividades alusivas a esta festa.


Esta é a oportunidade ideal para participar numa oficina de construção de máscaras, no Workshop de Carnaval: Samba no Pé ou assistir ao concerto dos músicos brasileiros Marcelo Miranda e Luiz Felippe Gama.

Se, por um lado, do ponto de vista antropológico, o Carnaval é um ritual de reversão, no qual os papéis sociais são invertidos e as normas de comportamento suspensas, por outro, do ponto de vista religioso, esta festa pode ser considerada um rito de passagem da escuridão para a luz, do inverno para o verão: uma celebração da fertilidade e igualmente o anúncio da primavera que se aproxima. Esta é, por excelência, a primeira festa do ano novo.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

11h00  Workshop de Máscaras

Abrimos a mala de viagem e descobrimos um pequeno gabinete de curiosidades que nos conta histórias de lugares, gentes, animais!

Através da utilização de formas geométricas, objetos antigos e cores da terra, vamos inventar máscaras que nos levarão a brincar ao carnaval e, simultaneamente, a descobrir a arte tribal e os seus materiais, bem como conhecer o olhar divertido dos cubistas e do seu mais famoso seguidor, Pablo Picasso!

Com cartões e cartolinas, colas e bolas, quadrados e recortes, carimbos e outros materiais inesperados, vamos inventar máscaras estrambólicas e artísticas para brincar ao carnaval.


16h00  Mesa redonda – Carnaval: Origem, transgressão e sentidos na atualidade

Durante milénios, o calendário religioso do Mediterrâneo regeu-se em torno de momentos de jejum e de folia. As ideias de pecado e de punição foram geridas através de janelas onde os interditos eram possíveis. Escape social, resquício de práticas antigas, o Carnaval é o tempo em que tudo é permitido.

Com a participação de Patrícia Cordeiro, Micael Paulo, José Mário Brito, e a moderação é de Lídice Meyer.

 

17h30  Workshop de Samba

O Samba no Pé é tradicionalmente dançado no Carnaval do Brasil. Este workshop irá desenvolver a técnica desta modalidade, assim como proporcionar-lhe uma oportunidade de vivenciar e desfrutar da energia contagiante do Samba.


18h30  Música ao vivo pelos músicos brasileiros Marcelo Miranda (voz, guitarra) e Luiz Filippe Gama (percussão e saxofone)


_________________________________________________________

A entrada é livre, sujeita à capacidade do espaço.

Para a atividade infantil e Workshop de Samba no Pé é necessário inscrição prévia, 

que pode ser realizada através do email galeria.verney@oeiras.pt ou por telefone 

através do número 214 408 329.