Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksAtividades-de-verao-do-Programa-Oeiras-EDUCA

Atividades de verão do Programa Oeiras EDUCA Notícias

29/09/2020

O Município de Oeiras através do Programa Oeiras EDUCA tem disponibilizado ao longo deste verão muitas atividades divertidas e estimulantes para as crianças e alunos do concelho. Integradas em programas de verão ou colónias de férias e dinamizadas pelas associações de pais e encarregados de educação, o Oeiras EDUCA tem proporcionado aprendizagens informais em momentos lúdicos, de acordo com os objetivos do Programa, promovendo nas crianças a curiosidade científica, o gosto pelo teatro, o conhecimento do mar ou da História – estimulando a vontade de conhecer o Mundo e o território à sua volta, sem nunca esquecer a atividade de brincar!

Eis algumas das atividades realizadas durante o verão:

 

Férias de Verão APEE – EB1 Anselmo de Oliveira

No passado dia 7 de julho, as crianças dos 4 aos 5 anos que frequentam as férias de verão promovidas pela APEE da EB1 Anselmo de Oliveira em Paço de Arcos tiveram a oportunidade de participar numa atividade disponibilizada pelo Programa Oeiras Educa, no âmbito do Programa de Férias de Verão.

A atividade Como Vejo a Natureza pretende estimular a criatividade, partindo da exploração do espaço exterior da escola, promovendo ao mesmo tempo um maior envolvimento com a natureza. As crianças puderam construir "quadros jardins e pulseiras jardins" a partir de materiais que foram encontrados no pátio da escola, levando-os a falar sobre as suas cores, texturas e ciclos de vida das plantas.

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

Fernão de Magalhães na EB1/JI do Alto de Algés

Fernão de Magalhães foi à EB1/JI do Alto de Algés, através da atividade "Concertos Pedagógicos – Fernão de Magalhães e a Circum-navegação".

A história deste grande navegador, os locais por onde passou, do Atlântico ao Pacífico, a chegada às ilhas Molucas, as figuras que o acompanharam, tudo foi explorado nesta fantástica viagem.

Esta atividade proporciona uma autêntica viagem por terras por onde andou Fernão de Magalhães, cheia de ritmo e com muito boa disposição.

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

"Onde vivem os Monstros" no Jardim Infância Nossa Sra. do Vale

As crianças do Jardim Infância Nossa Sra. do Vale tiveram a oportunidade de ouvir a história infantil "Onde vivem os Monstros" de Maurice Sendak.

A partir desta história puderam inventar mundos e fundos, em profunda ligação com a natureza envolvente e com a animação da Vera Malhão da LUTRA. As crianças transformaram-se em terríveis monstros imaginando mil e uma aventuras.

Para o efeito, os meninos e meninas participantes utilizaram elementos vários da natureza e com argila fizeram pinturas simples para brincarem aos monstros na floresta pensada.

Esta atividade tem por vontade a sensibilização para a literatura fora do contexto escolar, com o intuito de observar e descobrir elementos da natureza e um pouco mais das florestas, sempre a brincar!

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

O Lixo faz Surpresas – Oficina de Reciclagem

No passado dia 29 de julho, as crianças da APEE da EB1 Anselmo de Oliveira participaram na atividade "O Lixo faz Surpresas – Oficina de Reciclagem", inserida no programa Férias de Verão e disponibilizada pelo Programa Oeiras Educa.

Inspirada na identidade cultural da Tribo Macua, da província de Nampula, em Moçambique, a atividade permitiu às crianças ouvirem uma história real sobre a Caça ao Leão, enquanto construíam uma máscara, com recurso a diversos materiais, entres os quais cartão, restos de tecido utilizados na confeção de capulanas, pequenos paus e folhas secas. Trata-se de mais um exemplo de como pequenos desperdícios podem ser transformados em Arte.

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

Eu, Tu e o Robot

No passado dia 3 de agosto, as crianças da APEE EB Dionísio dos Santos Matias participaram na atividade "Eu, Tu e o Robot", inserida no programa Férias de Verão e disponibilizada pelo Programa Oeiras Educa.

Deste modo puderam aprender de forma útil a utilizar as tecnologias, através da montagem de um robot humanoide, bem como a programá-lo através do JD da EZ Robots, promovendo deste modo a literacia digital científica.

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

VISITA | Cientistas do ITQB vão à Escola no Verão

O que é a Cromatografia? Foi o que os alunos da APGFA Oeiras – EB1/JI Gomes Freire de Andrade descobriram com o cientista Luis Gonçalves do ITQB.

Vestidos a rigor, misturando material científico com coisas comuns que temos em casa, como o leite ou os corantes, os meninos puderam experienciar, observar e concluir como se faz a mistura e a separação das cores. As perguntas dos meninos ao Sr. Cientista foram mais que muitas, a curiosidade e a vontade de experimentar era tanta que já estão a programar como replicar as experiências! Esta atividade foi muito elucidativa e enriquecedora, um lançar de sementes aos nossos futuros cientistas.

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

"Um Mar de..."

No âmbito do Programa Férias de Verão e das atividades do Programa Oeiras Educa da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), um grupo de crianças da colónia de férias Edu4Word "mergulhou" no Aquário Vasco da Gama… viram, ouviram e ficaram encantadas.

Acompanhados por um dos dois Biólogos que a Câmara Municipal de Oeiras disponibilizou ao Aquário Vasco da Gama, estas crianças tiveram a oportunidade de conhecer a história do Aquário desde a sua fundação até aos dias de hoje. Ficaram também a conhecer várias espécies do mundo aquático, algumas delas vivas, podendo mesmo tocá-las. Foi, sem dúvida, uma visita marcante destas férias e da qual se lembrarão futuramente.

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

O que é o ROV LUSO?

O que é o ROV LUSO? Foi a resposta a esta e a outras perguntas que os alunos da APGFA Oeiras – EB1/JI Gomes Freire de Andrade obtiveram no passado dia 21 de agosto.

Muito animados, e através de videoconferência, ficaram a saber como é que este equipamento (robot) funciona, todas as potencialidades e fragilidades do mesmo, sendo que é necessário ser um piloto ROV – com muito treino e habilidade para o "comandar"!

Este equipamento foi adquirido por Portugal em 2008, no âmbito do Projeto de Extensão da Plataforma Continental de Portugal (PEPC) e tem por objetivo efetuar a recolha seletiva de amostras geológicas do fundo marinho. Trata-se de um equipamento de excelência que representa a possibilidade de se efetuar um conjunto único de ações de investigação multidisciplinar, desenvolvimento e inovação.

O Luso efetuou a sua primeira missão em 2008, tendo desde aí efetuado dezassete campanhas oceanográficas focadas no mar profundo.

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

Programa de Verão | Perséfone e as Estações do Ano

O Teatro de Fantoches – Perséfone e as Estações do Ano foi a atividade a que um grupo de crianças da colónia de férias da Associação de Pais da Escola Gomes Freire de Andrade assistiu nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal, uma atividade disponibilizada pelo Programa Oeiras Educa.

Esta pequena peça de teatro conta, de forma divertida, através do mundo dos fantoches, a lenda da mitologia grega da deusa Perséfone e a sua vivência no submundo, bem como a sua ligação às estações do ano, à agricultura, aos frutos, às flores, às ervas e à fertilidade. Outros personagens da lenda também não são esquecidos como o seu pai, o deus Zeus, a mãe Deméter, entre outros.

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

Game Creator na APGFA da EB1/JI Gomes Freire de Andrade

No passado dia 24 de agosto, 13 crianças da APGFA da EB1/JI Gomes Freire de Andrade, participaram na atividade "Game Creator", inserida no programa Férias de Verão e disponibilizada pelo Programa Oeiras Educa. Deste modo puderam, com o recurso às tecnologias de informação e comunicação, aprender a criar de raiz um jogo online, através da linguagem de programação Scratch, ideal para crianças que se estão a iniciar na aprendizagem de conceitos matemáticos e computacionais, promovendo a literacia digital científica.

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

Jogos Tradicionais do Séc. XVIII

Numa tarde de brincadeira, as crianças da colónia de férias Edu4Word recuaram no tempo e aprenderam alguns dos jogos praticados nas quintas de recreio setecentistas, tal como terão acontecido nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal, nos convívios das tardes de Verão daquele tempo.

Aprenderam as regras dos jogos do chinquilho, das argolas das corridas de sacos e saltaram divertidas à corda, chegando mesmo alguns a dar os primeiros saltos neste jogo…

No início da atividade foi efetuada uma pequena introdução aos jogos da época e às suas finalidades, ligando assim o lado lúdico da brincadeira dos jogos à aprendizagem histórica daquela época.

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

MEXE-TE NAS FÉRIAS DE VERÃO – Aquário Vasco da Gama | Visita Temática "Um Mar de…"

No passado dia 26 de agosto, a colónia de férias "Mexe-te nas Férias de Verão", através do Programa Oeiras Educa, mexeu-se até ao Aquário Vasco da Gama, na Cruz-Quebrada.

Com a explicação do Biólogo residente do Aquário Vasco da Gama puderam conhecer com pormenor e ciência todo o conhecimento que o Aquário Vasco da Gama pode proporcionar a grandes e pequenos.

O Aquário destaca-se pela abordagem dada à diversidade da fauna marinha existente entre Portugal Continental e os Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Com um espólio de mais de 200 espécies para serem vistas, estudadas e apreciadas.