Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksAgenda-Científica-de-Eventos-–-março-2022

Agenda Científica de Eventos – março 2022 Notícias

05/03/2022
Agenda Científica de Eventos – março 2022



A agenda de fevereiro dá a conhecer eventos e iniciativas

dedicadas à comunicação e divulgação do conhecimento 

e ciência dinamizada em instituições de investigação 

científica de Oeiras.




  Efemérides  


SA22 – Semana AeroespacialAgenda Científica de Eventos – março 2022_1.png

  

Data: 14 a 18 de março

Horário: 10h00

Local: Instituto Superior Técnico – campus Alameda

Público-alvo: Público em geral

Descrição: O Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico (AeroTéc) organiza mais uma edição da Semana Aeroespacial, a ter lugar de 14 a 18 de março 2022. A SA integra o programa "Semanas das Carreiras do Técnico" (Técnico Career Weeks) promovido por núcleos de estudantes no início do 2.º semestre de cada ano letivo.

Mais informações em: https://sa.aerotec.pt/ 



  Percursos, Visitas a laboratórios, Dias Abertos e Feiras  


ENIDH participa no salão do estudante no Brasil


Agenda Científica de Eventos – março 2022_2.png

Data: 12 a 23 de março 

Local: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília 

Público-alvo: Alunos do Ensino secundário

Descrição: A ENIDH vai estar presente na maior feira internacional de educação no Brasil, o Salão do Estudante 2022, que irá decorrer em sete cidades brasileiras, de 12 a 23 de março. A ENIDH marcará presença nas cidades de São Paulo (12 e 13 de março), Rio de Janeiro (Copa, a 15 de março, e Barra, a 16 de março) e Brasília (18 de março). Esta feira atrai mais de 30 mil alunos do ensino médio brasileiro, equivalente ao ensino secundário português, que procuram em Portugal uma alternativa de ensino superior de qualidade. A ENIDH irá dispor de um espaço próprio a disponibilizar através do CCISP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, que contratualizou a participação das instituições politécnicas públicas junto da entidade organizadora. No contacto com os candidatos e respetivas famílias, a ENIDH irá promover a sua oferta formativa – cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas e mestrados -, para além de abordar temas como os custos de vida, duração dos cursos e as formas de acesso.

Mais informações em: https://salaodoestudante.com.br/ 

_______________________________

Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial (JEGI)/ IEM Conference


Data: 09, 10 e 11 de março

Horário: 9h00 às 17h00

Local: Instituto Superior Técnico – campus Taguspark (átrio central e salas polivalentes)

Público-alvo: comunidade estudantil

Descrição:  O NEEGI (Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial) está de volta com mais uma edição das JEGI (Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial), nos dias 9, 10 e 11 de março, das 9h às 17h, no campus Taguspark. Através de feira de emprego, workshops, palestras e mesas redondas, as JEGI visam conectar alunos, antigos alunos, professores e profissionais que, de uma forma ou outra, já estiveram ligados à Engenharia e Gestão Industrial. Proporciona-se assim um ambiente de partilha de experiências, troca de opiniões e networking. Simultaneamente irá ocorrer a 2ª edição da IEM (Industrial Engineering and Management) Conference, uma conferência anual e internacional da ESTIEM (European Students of Industrial Engineering and Management) cujo tema principal é a Sustentabilidade. O objetivo passa por reunir alunos de Engenharia e Gestão Industrial de toda a Europa, proporcionando assim um clima de networking internacional. O evento será realizado presencialmente no átrio central e nas salas polivalentes 0.32 e 0.71.

Mais informações em: https://www.instagram.com/neegi.ist/ ou https://jornadasegi.tecnico.ulisboa.pt/ 

_______________________________ 


SET – Semana Empresarial e Tecnológica


Data: 14 a 17 de março 

Horário: 10h00-17h00

Local: Instituto Superior Técnico campus Taguspark 

Público-alvo: Estudantes de Ensino Superior (Engenharia)

Descrição:  A SET – Semana Empresarial e Tecnológica é uma feira de emprego, inserida nas Career Weeks do Instituto Superior Técnico e é totalmente organizada por estudantes! O principal foco consiste em aproximar o mundo académico do mundo empresarial, onde se quer ajudar os alunos a conhecer as oportunidades para o seu futuro e ajudar as empresas a estar mais próximas dos alunos e a encontrar novos talentos. Um ciclo de conferências e workshops dá corpo a este evento, destinado a todo o público interessado onde são abordados diversos temas na área do empreendedorismo.

Mais informações em: http://set.tecnico.ulisboa.pt 

_______________________________
  

Mercado Tradicional do Taguspark


Datas: 01, 08, 15, 22 e 29 de março 

Horário: 09h00 às 14h00 

Local: Núcleo Central do Taguspark – Cidade do Conhecimento

Descrição: Mercado semanal com produtos nacionais sempre frescos. Local onde pode adquirir produtos nacionais, tradicionais e biológicos. Aberto ao público. Entrada livre.

Mais informações em: tel. 21 422 6900; taguspark@taguspark.pt 



  Exposições  


Museu de Arte Urbana do Taguspark – MAU


Agenda Científica de Eventos – março 2022-3.png

Data: Todos os dias

Horário: sempre aberto

Local: Taguspark – Ciência do Conhecimento

Público-alvo: Público em geral 

Descrição: O MAU – Museu de Arte Urbana é um projeto em pleno desenvolvimento que reflete o espírito que se vive no Taguspark – disruptivo, arrojado e urbano – com uma forte componente artística e cultural que unifica em si os valores que a Cidade do Conhecimento pretende transmitir à sua comunidade. É composto por um conjunto crescente de obras distribuídas pelos jardins, pelos espaços exteriores, pelas garagens subterrâneas e pelos edifícios do parque, de artistas nacionais como Bordalo II, Clo Bourgard, Gonçalo Mar, The Caver, entre outros. Aberto ao público. Entrada livre.

Mais informações em: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt 

_______________________________  

Aquário Vasco da Gama proporciona nova forma de ver o Oceano


Agenda Científica de Eventos – março 2022-4.png

Datas: Todos os dias

Horário: 10h00 às 18h00 (Última entrada às 17h30)

Local: Aquário Vasco da Gama

Descrição: O Aquário Vasco da Gama (AVG) inaugurou o seu novo espaço interativo, A Janela para o Oceano. O projeto nasceu no antigo tanque das otárias, vazio há alguns anos, depois de o Aquário ter decidido deixar de ter estes animais de grande porte, pois este espaço não tinha as condições adequadas para receber animais desta dimensão. A "Janela para o Oceano" consiste numa parede digital com 20m2. Um videowall composto por 24 ecrãs de ultra-alta definição (8K), onde é possível visualizar vários cenários da orla costeira com conteúdo em 3D. Neste novo espaço imersivo está também um chão interativo onde se pode brincar com outras espécies marinhas, como por exemplo as tartarugas. Os mais novos terão duas mesas, também elas interativas, onde poderão ver os seus peixes desenhados ganhar vida e segui-los no ecrã ou em casa. O AVG como casa da ciência e museu de história natural continuará a ser assim uma porta para o oceano, que permitirá ao público uma maior interação com este ecossistema tão importante. Sendo um dos aquários-museus mais antigos do mundo, com quase 124 anos de existência, o Aquário Vasco da Gama continua a desenvolver várias intervenções num processo de mudança de paradigma na sua forma de comunicar com o público, apostando essencialmente numa transição para o digital. Aproveite o fim-de-semana e visite este novo espaço em família! 

Mais informações em: tel. 214 205 000; aquariovgama@marinha.pt ou aquario.svc.educativo@marinha.pt

 _______________________________ 

O Constantino vem ao Aquário!


Datas: 5 de março

Horário: 11h00

Local: Aquário Vasco da Gama

Descrição: Sábado, dia 5 de março, o Aquário Vasco da Gama (AVG) irá receber o conto de "Constantino, o Bicho de Contos" numa sessão de leitura dedicada aos mais novos e com a presença do autor do livro, Luís Miguel António. Constantino é um bicho-de-conta muito especial. Vem descobrir como venceu as suas dificuldades e encontrou a sua vocação transformando-se num bicho de contos. Desta vez, trocou o jardim pelo Aquário Vasco da Gama e traz com ele uma história para te contar! O fim-de-semana começa bem melhor com a audição desta história no Aquário Vasco da Gama!

Atividade sujeita a inscrição prévia, até às 12h do dia 4 de março. 

Informações: tel. 214 205 000; aquariovgama@marinha.pt 



  Palestras, Conferências, Colóquios, Torneios e Concurso 

 

Extreme particle acceleration in astrophysical plasmas: from simulations to observations via laboratory experiments


Data: 02 de março 

Horário: 16h00-18h00

Local: Complexo Interdisciplinar, Anfiteatro Abreu Faro

Público-alvo: Público em geral

Descrição: "Plasmas astrofísicos são extraordinários aceleradores de partículas, desde remanescentes de supernovas até os jatos relativísticos que emanam de buracos negros supermassivos e produzem raios cósmicos de alta energia e brilham através do espectro eletromagnético. Os mecanismos por trás desses aceleradores cósmicos permanecem um mistério de longa data. Acredita-se que estejam associados a processos básicos de plasma, incluindo choques inusitados e reconexão magnética, que controlam a dissipação de energia nesses sistemas. Esses processos envolvem uma interação complexa e não linear entre a dinâmica dos fluxos, campos magnéticos e partículas não temais que ainda não é bem compreendida e afeta as manifestações observacionais dos ambientes astrofísicos. No Colóquio de Física, é discutido como o rápido progresso nas capacidades computacionais e experimentais está a criar oportunidades únicas para empurrar os limites de nossa compreensão dos mecanismos dominantes de aceleração de partículas, permitindo modelagem cinética detalhada de diferentes processos plasmáticos e experiências de laboratório controlados que podem ajudar a validar esses modelos". Orador: doutor Frederico Fiúza (Theory Group Leader, High Energy Density Science division, SLAC National Accelerator Laboratory, San Francisco, CA, USA).

Mais informações em: https://fisica.tecnico.ulisboa.pt/eventos/extreme-particle-acceleration-in-astrophysical-plasmas-from-simulations-to-observations-via-laboratory-experiments/

_______________________________

Quantum simulations for high-energy physics


Data: 09 de março 

Horário: 16h00

Local: online (via YouTube ou Zoom, mediante inscrição)

Público-alvo: Público em geral

Descrição: Na presente conferência são discutidos modelos unidimensionais para o eletromagnetismo clássico, fazendo uso do método de descida de Hadamard. O eletromagnetismo de baixa dimensão é concebido como uma especialização do dimensional superior, no qual os campos são uniformes ao longo das direções espaciais adicionais. Consideramos então modelos bidimensionais para uma partícula de spin-1/2 carregada, tanto na caixa livre quanto na presença do campo eletromagnético, aplicando a mesma técnica de redução. As propriedades básicas dessas teorias, bem como a sua relação com os modelos existentes para matéria bidimensional, são discutidas. É dado enfoque na relevância desses achados para a simulação quântica de teorias de medidor (de rede). São também discutidas as atividades da INFN italiana dentro do programa QuantERA e destacam-se alguns dos principais tópicos". Orador: professor Saverio Pascazio (Physics Department, University of Bari Aldo Moro: UniBa; Theoretical physics group, Istituto Nazionale di Fisica Nucleare: INFN Bari – UniBa, Bari, Italia).

Mais informações em: https://quanthep-seminar.org/session/session-17/

_______________________________

IX Conferência de Engenharia Naval


Data: 10 e 11 de março

Horário: 10h00 às 18h00

Local: Salão Nobre do Instituto Superior Técnico (Alameda).

Público-alvo: Público em geral

Descrição: O Núcleo de Alunos de Engenharia Naval do Instituto Superior Técnico tem o prazer de apresentar a IX Conferência de Engenharia Naval, a qual irá realizar-se nos dias 10 e 11 de março de 2022, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, Lisboa. Com esta Conferência, pretendemos dar a conhecer a todos os estudantes do curso as diferentes áreas de intervenção da engenharia naval, assim como as oportunidades profissionais. O evento irá integrar palestras de várias empresas, uma sessão de NAEN Tables, onde os alunos poderão ter uma conversa informal com as empresas e um Painel Alumni onde irão estar presentes ex-alunos para vos contar acerca dos seus percursos e dificuldades.

Mais informações em: https://www.facebook.com/events/350579026948256/?ref=newsfeed 

_______________________________ 

Conferência "Uma abordagem sistémica integrada para a promoção do bem-estar e da saúde mental nas escolas na União Europeia"


Agenda Científica de Eventos – março 2022-5.png

Datas: 11 de março

Horário: 18h00

Local: Faculdade de Motricidade Humana – transmissão online 

Descrição: Esta conferência é promovida no âmbito do Mestrado em Resiliência na Educação da Faculdade de Motricidade Humana e Instituto de Educação, conta com a presença do Professor Carmel Cefai da Universidade de Malta e tem como objetivo abordar a necessidade atual e amplamente reconhecida das escolas na Europa darem prioridade e promoverem ativamente a saúde mental e o bem-estar das crianças e jovens em contextos seguros e inclusivos. Neste contexto, será apresentado um modelo teórico que enquadra a forma como o sistema escolar, em colaboração com a comunidade, pode ser mobilizado a vários níveis para promover a saúde mental e o bem-estar. Serão ainda avançadas recomendações para a aplicação efetiva de uma abordagem sistémica para a promoção da saúde mental e do bem-estar e para a prevenção do bullying nas escolas.

Link de acesso 

Mais informações em: http://www.fmh.utl.pt

_______________________________
 

I Conferência sobre Happy Schools em Portugal – Da Formação à Intervenção


Agenda Científica de Eventos – março 2022-6.png

Data: 12 de março

Horário: 09h00-13h00

Local: Auditório Manuela Esperança do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira (Rua Seminário, 3 – 1600-764 Lisboa) 

Modalidade: Presencial (Limite de 100 inscrições) e online (Microsoft TEAMS da Atlântica)

Público-alvo: Professores, técnicos, pais e encarregados de educação, alunos e todas as pessoas interessadas no tema

Descrição: Ação de Curta Duração reconhecida e certificada pelo Centro de Formação do Instituto Universitário Atlântica. Nesta ação serão apresentados, entre outros assuntos, os resultados preliminares de uma investigação sobre o Modelo da UNESCO Bangkok sobre "Happy Schools- Uma tendência global?", "Educação e Felicidade: Urgência, Desafios e Parceiros em contexto formativo" e o "O Bem-Estar Docente" – Projeto "Teaching do Be". 

Valor da inscrição: 15 euros (Inclui Certificado de ACD ou Declaração de Presença)

Mais informações em: Universidade Atlântica

 _______________________________

Code Wars


Agenda Científica de Eventos – março 2022_7.png

Data: 12 de março

Horário: 09h00 às 19h00

Local: Instituto Superior Técnico – campus Taguspark (sala 0.65).

Público-alvo: Comunidade estudantil

Descrição: No próximo dia 12 de março, das 9h00 às 19h00, o campus Taguspark será palco da Code Wars, uma competição de programação do IST organizada pela SystemsGroup. A intenção do evento é promover, em ambiente saudável, competições de programação em duas modalidades: LeetCode, que consiste em desafios mais curtos no tempo, e um projeto mais longo e complexo. Os participantes podem inscrever-se individualmente ou em equipas de 2 a 4 pessoas através do link.  As inscrições terminam no dia 7 de março.

Mais informações em: geral@systems-group.org




 _______________________________

Conferência Academia das Ciências – Rodrigo Proença de Oliveira


Data: 14 de março

Horário: 18h00

Local: online

Público-alvo: Público em geral

Descrição: A Academia das Ciências de Lisboa promove durante o mês de março o Ciclo de Conferências "Diversidade Biológica, Desertificação e Sustentabilidade", por ocasião do Dia Internacional das Florestas e do Dia Mundial da Água, proclamados pela ONU nos dias 21 e 22, respetivamente. Com início a 14 de março, este ciclo será online às 18h, através do ZOOM (inscrição prévia), com transmissão em simultâneo no canal de YouTube da ACL onde as conferências ficarão disponíveis em diferido. A primeira conferência é subordinada ao tema "Disponibilidades de água presentes e futuras em Portugal Continental" e tem o professor Rodrigo Proença de Oliveira (IST/DECivil; CERIS), como orador convidado.

Mais informações em: Academia das Ciências de Lisboa  

 _______________________________

SET – Semana Empresarial e Tecnológica


Agenda Científica de Eventos – março 2022_8.png

Data: 14 a 17 de março 

Horário: 10h00-17h00

Local: IST campus Taguspark (átrio central e sul e algumas salas polivalentes)

Público-alvo: Comunidade estudantil

Descrição:  De 14 a 17 de março vai decorrer, no campus Taguspark, a 5ª edição da Semana Empresarial e Tecnológica (SET). Trata-se de uma dinâmica organizada e promovida pelo LAGE2, enquadrada na iniciativa IST Career Weeks, com a ideia de aproximar os mundos académico e empresarial. Das 10h00 às 17h00, nos átrios central e sul, e na sala polivalente, vão decorrer palestras e workshops, destinados a todo o público interessado, sobre temáticas relacionadas com o empreendedorismo. Com o evento, a organização pretende ajudar os alunos a conhecer as oportunidades para o seu futuro e as empresas a divulgar as suas atividades e necessidades. 

Mais informações em: Instituto Superior Técnico    

_______________________________

SymbNET Seminar Series


Agenda Científica de Eventos – março 2022_9.png

Data: 17 de março

Horário: 15h00 (com Mikhail Savitski) e 15h30 (com Jonathan Howard)

Local: IGC

Público-alvo: investigadores 

Descrição: Seminários que decorrem mensalmente sobre simbiose micróbio- hospedeiro, genómica e metabolómica, apresentados por dois investigadores da rede SymbNET. Estes seminários são abertos e gratuitos, mas é necessária inscrição.

Mais informações em: IGC

 _______________________________

Seminário "Morango. Haverá fileira em Portugal?"


Agenda Científica de Eventos – março 2022_10.png

Data: 18 de março

Horário: 09h00-18h00

Local: Auditório INIAV

Público-alvo: Público em geral

Descrição: Face à situação pandêmica em Portugal e para manter o Seminário na forma presencial, decidiu a Comissão Organizadora do Seminário "Morango. Haverá Fileira em Portugal?" adiar o evento para o próximo dia 18 de março de 2022. O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.) em colaboração com a empresa Hortitool Consulting e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional - Centro de Competências (COTHN-CC) vão realizar no dia 18 de março de 2022, no Auditório do INIAV, em Oeiras, um seminário dedicado ao setor do morango, que terá como tema central "Morango. Haverá fileira em Portugal?". Pretende-se analisar a fileira do morango em Portugal, reunindo todos os agentes nacionais e estrangeiros intervenientes na fileira desde viveiristas, empresas produtoras, de distribuição e de comercialização e técnicos, de modo a promover um amplo espaço de debate capaz de contribuir para o lançamento de estratégias de inovação e competitividade, indispensáveis para a sustentabilidade num contexto de alterações climáticas.

Mais informações em: INIAV

_______________________________
 

Lisbon Case Study Competition


Data: 19 de março

Horário: 08h30 às 19h00

Local: IST campus Taguspark (átrio central e norte e algumas salas polivalentes)

Público-alvo: Comunidade estudantil

Descrição: O campus Taguspark irá receber nos átrios central e norte e algumas salas, no próximo dia 19 de março, a 7ª edição da Lisbon Case Study Competition. O evento é organizado pelo NEEGI (Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial) e tem como objetivo pôr à prova diversas equipas de alunos de Engenharia, Gestão, Finanças e Economia das faculdades de Lisboa, expondo-os a possíveis empregadores e promovendo o networking entre os mesmos. O evento está aberto à participação de equipas de alunos das faculdades do IST, ISCTE, ISEG, CLSBE, Nova SBE e Nova FCT. Se gostas de resolver problemas e queres pôr-te à prova, só tens de formar uma equipa de 4 elementos e inscrever-te até dia 11 de março no link: https://bit.ly/3sLoQHa  Ao participar, habilita-te a ganhar o primeiro prémio de 600€! 

Mais informações em: Neegi

_______________________________

Symmetries of Gravity: from the Early Universe to Black Holes


Data: 23 de março 

Horário: 16h00-18h00

Local: Complexo Interdisciplinar, Anfiteatro Abreu Faro.

Público-alvo: Público em geral

Descrição: "As simetrias estão no centro da compreensão humana e da descrição da maioria dos fenómenos físicos em todas as escalas de energia acessíveis, desde a organização das estruturas nas maiores distâncias do Universo até a física que rege as interações fundamentais das partículas subatómicas. O foco da palestra será sobre teorias gravitacionais. Serão mostrados exemplos de bósons de Goldstone na cosmologia e discutido o papel de simetrias não linearmente realizadas da gravidade. Serão apresentados então desenvolvimentos recentes no contexto de simetrias de buracos negros e sua relevância para a astronomia de ondas gravitacionais". Orador: doutor Luca Santoni (cientista@HECAP, grupo de investigação em Altas Energias, Cosmologia e Astrofísica de Partículas, no ICTP: Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics, Triste, Italia).

Mais informações em: Universidade de Lisboa 

_______________________________

The genetics of human trait variation – from atoms to organism

 

Orador: Pedro Beltrão, Departamento de Biologia, ETH Zurich 

Data: 24 de março

Horário: 14h00-15h00

Local: Instituto Gulbenkian Ciência (IGC)

Público-alvo: Investigadores

Descrição: No IGC decorrem semanalmente diversos seminários, uma iniciativa que pretende reunir todos os investigadores em torno dos temas em debate. As sessões, com investigadores internos ou convidados, contribuem para estimular a cultura aberta e extremamente colaborativa própria do IGC. O número de estudos genéticos e doenças humanas cresceu nos últimos anos. No entanto, continua a ser um desafio conectar a variação genética associada aos mecanismos das proteínas individuais e mecanismos celulares. A ETH Zurich está interessada em construir pipelines computacionais que visam enfrentar esse desafio. Como exemplo, têm desenvolvido recursos que podem facilitar a interpretação de potenciais efeitos de variantes da proteína missense. Para ilustrar isso, Pedro Beltrão apresentará um trabalho sobre a aplicação do AlphaFold2 na previsão de estruturas de complexos de proteínas humanas para estudar mutações relacionadas com as doenças de interface. Em paralelo, têm usado métodos baseados em rede de interação para expandir e priorizar genes associados a traços para 1.002 traços humanos, mostrando que isso recupera genes de doenças conhecidas e alvos de drogas. A similaridade das pontuações de expansão da rede identifica grupos de características que provavelmente compartilham uma base genética comum, bem como os processos biológicos subjacentes a isso. Identificaram 73 módulos de genes pleiotrópicos ligados a múltiplas características que são enriquecidas em genes envolvidos em processos como ubiquitinação de proteínas e processamento de RNA. A associação de característica baseada em rede pode ser ainda combinada com dados de mRNA/proteína específicos do paciente para posterior priorização. A ETH Zurich concentra-se em doenças de neurodegeneração para ilustrar a identificação de etiologia compartilhada e integrar ainda mais os dados de mRNA / proteína do paciente mutante ALS SOD1 para identificar novos genes ligados à ALS candidatos a astrócitos.

Mais informações em: IGC

_______________________________

Hackathon COLife


Data: 27 de março 

Público-alvo: Público em geral

Descrição: O primeiro Hackathon COLife irá acontecer no dia 27 de março com o tema "Future Food Challenge". Este evento é organizado pelas instituições COLife - ITQB NOVA, NOVA NMS, IGC, iBET, IMM, Champalimaud Research - em parceria com a Agência Ciência Viva, e conta com o apoio do Município de Oeiras. Destinado a estudantes universitários, os participantes terão 12 horas para desenvolver uma solução baseada em provas e processos científicos para um problema associado à alimentação mundial, desde a própria produção de alimentos até à sua influência na nossa saúde e no ambiente. Os estudantes de uma grande variedade de áreas - medicina, biomedicina, biologia, nutrição, química, agronomia, bioinformática, direito, engenharia biomédica, comunicação, terão a ajuda de seis investigadores da COLife, que serão os seus mentores durante todo o concurso. 

Mais informações em: https://colife.eu/  

_______________________________

From quarks and gluons to exotic hadrons


Data: 30 de março 

Horário: 16h00 - 18h00

Local: Complexo Interdisciplinar, Anfiteatro Abreu Faro.

Público-alvo: Público em geral

Descrição: "Com evidências experimentais recentes para tetraquarks e pentaquarks, a espectroscopia de hadron é hoje uma área de pesquisa de ponta com o LHC entre suas instalações centrais. Os hadrons são estados vinculados de quarks e glúons em QCD, a teoria da forte interação, mas seu espectro e estrutura são muito mais ricos do que o modelo ingênuo do quark sugere e governado por fenómenos não perturbadores, como confinamento e geração dinâmica de massa.

Neste colóquio farei uma pesquisa através de algumas questões abertas em QCD, com ênfase na estrutura de hárons exóticos e multiquarks, em conexão com os principais fenómenos subjacentes da geração em massa para quarks e glúons. São destacados os recentes avanços com métodos funcionais, que permitem calcular propriedades de hadron a partir dos primeiros princípios. Melhorias sistemáticas nesta abordagem permitiram abordar uma ampla gama de problemas desde a espectroscopia multiquark até a forma de fatores, distribuições de parton, o momento magnético anômeo do múon e o diagrama de fase QCD. Orador: doutor Gernot Eichmann (Investigador no NPstrong, Nuclear Physics and Strong Interaction Group, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas – LIP Lisboa; professor convidado do DF-IST).

Mais informações em: Universidade de Lisboa 



  Formação, Oficinas e Comunidade de Professores  


Heroine´s Learning Journey


Agenda Científica de Eventos – março 2022_11.png

Data: Mês de março

Horário: Flexível 

Local: online, através da plataforma MOOC Técnico

Público-alvo: Raparigas dos 15 aos 21 anos

Descrição: Heroine´s Learning Journey: Uma jornada para aproximar as raparigas da Ciência. Em março deste ano, o campus Taguspark do Instituto Superior Técnico, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, irá promover uma formação de três meses com título "Heroine´s Learning Journey (A Jornada da Heroína)", destinada às raparigas dos 15 aos 21 anos. Espera-se uma participação feminina ativa nos dois países, Brasil e Portugal. A jornada centra-se no empoderamento de jovens estudantes, nas suas competências e na sua motivação por optar por profissões nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics). Numa primeira fase, a Heroine´s Learning Journey irá ser um guia precioso de motivação e superação de objetivos no curso online "Machine Learning, Maths & Ethics" que ficará em breve disponível na plataforma MOOC Técnico. O curso é gratuito para estudantes e, no final, será entregue um certificado às formandas que concluírem o curso e tiverem boas classificações. Muito em breve serão divulgadas mais informações sobre a Heroine´s Learning Journey, inclusive o processo de inscrição. 

Mais informações em: https://heroicjourneys.life/pt/ 

_______________________________

Física no LHC / CERN 2022


Datas: Entre 02 de março e 16 de maio de 2022

Horário: 17h00 às 18h30

Local: online

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação com formação básica em Física de Partículas.

Descrição: No âmbito da Rede Internacional do Programa Doutoral em "Particle Physics, Astrophysics and Cosmology (IDPASC)", o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) organiza mais uma edição do curso especializado em "Física no LHC" (em inglês: Large Hadron Collider), em formato virtual.

Mais informações em:  https://indico.lip.pt/event/1181/ 

_______________________________

Workshop "Agile Leadership"


Data: 02 e 04 de março

Horário: 17h00 às 19h00

Local: online via zoom

Público-alvo: Comunidade estudantil

Descrição: O IEEE (Núcleo de Estudantes do IST) vai promover, gratuitamente, um workshop de "Agile Leadership". O evento conta com a parceria do PhD Club, Docentes do IST e investigadores do INESC-ID. O workshop, que tem por objetivo ensinar as competências de liderança, está estruturado em duas sessões. A primeira terá lugar na próxima quarta-feira, 2 de março, das 18h às 20h. Já a segunda sessão, está agendada para sexta-feira, 4 de março, das 17h às 19h. Ambas as sessões vão ser online, via zoom, mediante inscrições.

Mais informações em: Núcleo de Estudantes do IST

 _______________________________

Seminário Matemática, Física & Aprendizagem Automática – Jan Kieseler


Data: 03 de março

Horário: 17h00 às 18h00

Local: online

Público-alvo: Público em geral

Descrição: Seminário em Matemática, Física & Aprendizagem Automática – MPML@IST 2022:

•    Orador: Jan Kieseler (investigador no CERN/European Organization for Nuclear Research).

•     Título: "The MODE project".

•    Registo: https://mpml.tecnico.ulisboa.pt/registration 

Mais informações em: https://mpml.tecnico.ulisboa.pt/seminars?id=6542 

_______________________________

SINFO 29


Data: Entre 07 e 11 de março

Horário: 09h30

Local: Tenda SINFO na Alameda do Técnico.

Público-alvo: Público em geral

Descrição: A SINFO (Semana Informática do Instituto Superior Técnico) está de volta para a sua 29.ª edição. Entre os dias 7 e 11 de março de 2022, de forma totalmente gratuita, os estudantes podem contactar com as melhores empresas tecnológicas (e não só) interessadas em recrutar, e assistir a palestras de oradores internacionais durante a tarde. Ao final do dia, têm ainda a oportunidade de participar em workshops.

O uso de máscara é obrigatório, entre outras eventuais normas e orientações "Covid-19" da Direção-Geral da Saúde em vigor. 

Contacto: geral@sinfo.org

Mais informações em: https://sinfo.org/

_______________________________

Seminário Geometria em Lisboa – Ana Peón-Nieto


Data: 08 de março

Horário: 16h00 às 17h00

Local: online

Público-alvo: Público em geral

Descrição: Seminário Geometria em Lisboa, promovido pelo Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD):

•    Oradora: Ana Peón-Nieto (Geometry and Mathematical Physics group, School of Mathematics, University of Birmingham, UK).

•    Título: "TBA".

Registo: https://geolis.math.tecnico.ulisboa.pt/registration 

Mais informações em: Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos

_______________________________

Ação de Formação para Observadores científicos em navios de pesca


Agenda Científica de Eventos – março 2022_12.png

Data: 16 de março

Horário: 09h00-17h30

Local: Auditório Campus ENIDH 

Público-alvo: Docentes e estudantes da ENIDH 

Descrição:  No próximo dia 16 de março, irá realizar-se uma Ação de Formação para Observadores Científicos em Navios de Pesca, no auditório situado no campus da ENIDH, no âmbito do protocolo de cooperação entre a ENIDH e a empresa Promarinha. Com início às 09h00 e término às 17h30, esta ação de formação contará com as intervenções do Presidente da ENIDH, da SEGEPESCA, da IOE, da SINERXIA, do IPMA, da DGRM, do consultor Ilídio Franco e da empresa Promarinha. 

Mais informações em: https://www.enautica.pt/

 

 _______________________________

Abertas inscrições para curso Aprendizagem Automática, Matemática e Ética


Agenda Científica de Eventos – março 2022_13.png

Data: De 31 de março a 01 de julho

Horário: Flexível

Local: online (plataforma MOOCs)

Público-alvo: Raparigas dos 15 aos 21 anos

Descrição: Já se encontram abertas as inscrições para o curso online de "Aprendizagem Automática, Matemática e Ética", destinado a raparigas dos 15 aos 21 anos oriundas de Portugal e do Brasil.  O curso tem a duração de três meses, de 31 de março a 1 de julho, sendo esperado um envolvimento de 60 horas no total. O curso segue a "Jornada das Heroínas/Heroine´s Learning Journey", levando as participantes em níveis crescentes de desafios ao mesmo tempo que as capacita para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics). Será uma oportunidade para jovens de língua portuguesa aprenderem com o curso e conhecerem outras com os mesmos interesses, em várias partes do mundo. O curso foi preparado seguindo as diretrizes do projeto FOSTWOM Eramus+ para desenvolver MOOCs de acordo com a perspetiva de género nas narrativas, na linguagem e no uso de imagem. A expectativa é que este curso seja uma oportunidade de aprendizagem significativa para capacitar as jovens mulheres a seguir essas áreas de especialização. A iniciativa do Instituto Superior Técnico - campus Taguspark, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, faz parte do projeto de investigação doutoral de Luís Costa com Ana Moura Santos. 

Mais informações em: https://heroicjourneys.life/pt/science-is-for-women/ 

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Programa sujeito a eventual alteração em virtude dos constrangimentos associados à COVID-19