Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksAgenda-Científica-de-Eventos-–-Junho-2022

Agenda Científica de Eventos – Junho 2022 Notícias

10/06/2022
Agenda Científica de Eventos – Junho 2022



AGENDA CIENTÍFICA DE EVENTOS
Junho 2022


A agenda de junho dá a conhecer eventos e iniciativas dedicadas à comunicação e divulgação do conhecimento 
e da ciência dinamizada em instituições de investigação científica de Oeiras.
 



       Efemérides  

Semana da Proteção Civil de Oeiras

Semana da Proteção Civil de Oeiras.png

Datas: 30 de maio a 5 de junho 2022

Horários: 09h30-17h30

Locais: Auditório Afonso Barros | Universidade Atlântica

Público-alvo: Público em geral 

Descrição: A Semana da Proteção Civil de Oeiras decorre de 30 de maio a 5 de junho, e confere destaque ao papel da Proteção Civil no Concelho, através da realização de seminários, exposições, um simulacro e a cerimónia de desfile de meios da Proteção Civil de Oeiras. O programa da Semana da Proteção Civil de Oeiras termina no dia 5 de junho, domingo, com o emblemático Desfile de meios humanos, viaturas e equipamentos da Proteção Civil Municipal, que tem lugar na Praceta Dionísio Matias, em Paço de Arcos, entre as 11h00 e as 12h00. O Serviço Municipal de Proteção Civil de Oeiras e o Instituto Universitário Atlântica têm organizados vários eventos para esta semana da Proteção Civil de Oeiras. Em junho, os Webinars preparados são: 1 de junho às 18h - Planos de segurança em grandes eventos ; 2 de junho às 9h e às 18h - Seminário de Planeamento e Gestão de Riscos em Grandes Eventos ; 3 de junho às 18h - A importância dos simulacros na preparação dos grandes eventos; 4 de junho (11h - 13h) – Exercício de Simulacro dos meios de Proteção Civil Oeiras, instalações da VIMECA, Queluz de Baixo; 5 de junho (11h – 12h) – Cerimónia e desfile de meios de Proteção Civil do Concelho de Oeiras - Praceta Dionísio Matias, Paço de Arcos. A Proteção Civil Municipal tem por missão prevenir e atenuar os riscos resultantes de acidente grave ou catástrofe, limitando os seus efeitos e socorrendo as pessoas e outros seres vivos em perigo, assim como a proteção os bens culturais, ambientais e de elevado interesse público.

  

       Exposições  
 

Museu de Arte Urbana do Taguspark – MAU

Museu de Arte Urbana do Taguspark – MAU.pngData: Todos os dias

Horário: sempre aberto

Local: Taguspark – Ciência do Conhecimento

Público-alvo: Público em geral 

Breve descrição: O MAU – Museu de Arte Urbana é um projeto em pleno desenvolvimento que reflete o espírito que se vive no Taguspark – disruptivo, arrojado e urbano – com uma forte componente artística e cultural que unifica em si os valores que a Cidade do Conhecimento pretende transmitir à sua comunidade. É composto por um conjunto crescente de obras distribuídas pelos jardins, pelos espaços exteriores, pelas garagens subterrâneas e pelos edifícios do parque, de artistas nacionais como Bordalo II, Clo Bourgard, Gonçalo Mar, The Caver, Jaime Carvalho com o Anjo Futurista, entre outros. Aberto ao público. Entrada livre.

Mais informações: Tel. 214 226 900; taguspark@taguspark.pt 


Aquário Vasco da Gama proporciona nova forma de ver o Oceano

Aquário Vasco da Gama proporciona nova forma de ver o Oceano.png

Datas: Todos os dias

Horário: 10h00 às 18h00 (Última entrada às 17h30)

Local: Aquário Vasco da Gama

Público-alvo: Público em geral e familiar

Breve descrição: O Aquário Vasco da Gama (AVG) inaugurou o seu novo espaço interativo, A Janela para o Oceano. O projeto nasceu no antigo tanque das otárias, vazio há alguns anos, depois de o Aquário ter decidido deixar de ter estes animais de grande porte, pois este espaço não tinha as condições adequadas para receber animais desta dimensão. A "Janela para o Oceano" consiste numa parede digital com 20m2. Um videowall composto por 24 ecrãs de ultra-alta definição (8K), onde é possível visualizar vários cenários da orla costeira com conteúdo em 3D. Neste novo espaço imersivo está também um chão interativo onde se pode brincar com outras espécies marinhas, como por exemplo as tartarugas. Os mais novos terão duas mesas, também elas interativas, onde poderão ver os seus peixes desenhados ganhar vida e segui-los no ecrã ou em casa. O AVG como casa da ciência e museu de história natural continuará a ser assim uma porta para o oceano, que permitirá ao público uma maior interação com este ecossistema tão importante. Sendo um dos aquários-museus mais antigos do mundo, com quase 124 anos de existência, o Aquário Vasco da Gama continua a desenvolver várias intervenções num processo de mudança de paradigma na sua forma de comunicar com o público, apostando essencialmente numa transição para o digital. Aproveite o fim-de-semana e visite este novo espaço em família! 

Mais informações: tel. 214205000; aquariovgama@marinha.ptaquario.svc.educativo@marinha.pt 

 

       Palestras, Conferências, Colóquios, Torneios e Concursos  

 

Probing the interface of drugs and the human gut microbiome

Probing the interface of drugs and the human gut microbiome.pngData: 06 de junho 2022

Horário: 12h00-13h00

Local: Instituto Gulbenkian Ciência (IGC) – Sala Virtual

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e Público em geral 

Breve descrição: No IGC decorrem semanalmente diversos seminários, uma iniciativa que pretende reunir todos os investigadores em torno dos temas em debate. As sessões, com investigadores internos ou convidados, contribuem para estimular a cultura aberta e extremamente colaborativa própria do IGC. Neste seminário participa o orador Nassos Typas (EMBL), com organização de Luís Teixeira. 

 

Single molecule imaging of cytoplasmic dynein in cellulo reveals the mechanism of motor activation and cargo capture

Data: 07 de junho 2022

Horário: 12h00-13h00

Local: Instituto Gulbenkian Ciência (IGC) – Sala Virtual

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e Público em geral  

Breve descrição: No IGC decorrem semanalmente diversos seminários, uma iniciativa que pretende reunir todos os investigadores em torno dos temas em debate. As sessões, com investigadores internos ou convidados, contribuem para estimular a cultura aberta e extremamente colaborativa própria do IGC. Neste seminário participa como orador Vaishnavi Ananthanarayanan (Single Molecule Science, School of Medical Sciences, University of New South Wales), com organização de Caren Nordeno. 

 

IMpaCT and its impacts

IMpaCT and its impacts.pngData: 08 de junho 2022

Horário: 12h00-13h00

Local: Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA) – Auditório

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e Público em geral  

Breve descrição: Em 2019, fomos premiados com um Twining Project Horizon 2020, IMPaCT (Nº 857203) que visava trazer o conhecimento Cryo-EM para o ITQB NOVA, contando com uma rede única e altamente experiente de parceiros Cryo-EM que visa desenvolver projetos científicos no ITQB NOVA com recurso às metodologias Cryo-EM. A organização deste projeto está centrada em três pilares: Processamento de Dados, Análise de Partículas Únicas e Tomografia Crioeletrónica. A rede foi construída com base nesses três pilares e é composta por: CSIC-CNB na Espanha (PI José Maria Carazo); a Universidade de Helsinquia na Finlândia (PI Sarah Butcher) e o Instituto de Ciências Weizmann em Israel (PIs Michael Elbaum e Sharon Wolf). Apresentaremos uma visão geral do projeto, o qual inclui as diferentes atividades organizadas e promovidas, como workshops, seminários, visitas aos parceiros e dos parceiros. Além disso, como parte da nossa missão, temos divulgado o IMPaCT por meio de diferentes atividades, por exemplo, cursos para jovens pesquisadores e atividades de extensão. Além de todos os resultados que produzimos, o IMPaCT teve um enorme impacto nos diferentes projetos de pesquisa em andamento na MX-Unit, bem como em outros grupos do ITQB NOVA. Assim, apresentaremos os resultados atuais (em curso) dos nossos projetos científicos utilizando as diferentes metodologias CryoEM, nomeadamente Single Particle Analysis (SPA) e Cryo-electron tomography. Em conclusão, com este projeto e com toda a rede que construímos, inserimos o ITQB NOVA no Roteiro Europeu da Cryo-EM.

Mais informações aqui e aqui 

 

EEA Grants International Conference on Marine Simulator Training and Sustainable Shiping

EEA GRANTS INTERNATIONAL CONFERENCE ON MARINE SIMULATOR TRAINING AND SUSTAINABLE SHIPPING.pngDatas: 8 e 9 de junho 2022

Horários: 10h00-20h00

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e Público em geral  

Descrição: No âmbito da cooperação associada ao projeto MARineSIM, com financiamento EEA GRANTS, iremos receber na ENIDH os nossos parceiros noruegueses das universidades NTNU e USN, entre os próximos dias 8 e 9 de junho. De entre as diversas atividades previstas, irá realizar-se a segunda edição da "EEA GRANTS International Conference on Marine simulator training and sustainable shipping", que irá decorrer na tarde de dia 8, na Sala de Professores do campus escolar.

 

Development of Affordable Recombinant Glycoconjugate Vaccines in Bacterial Cells | Brendan Wren

Data: 17 de junho 2022

Horário: 11h00-12h00

Local: Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA) – Auditório

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e Público em geral  

Breve descrição: A palestra descreve a origem da produção de vacinas glicoconjugadas recombinantes desenvolvidas através da caracterização funcional de um sistema de glicosilação geral de N-ligada OTase do patógeno entérico Campylobacter jejuni. Ele irá descrever como esses estudos básicos foram usados para reconstituir o sistema de glicosilação em E. coli, que permitiu pela primeira vez a produção de glicoproteínas recombinantes através de um processo denominado Protein Glycan Coupling Technology (PGCT). Do ponto de vista da One Health, as vacinas glicoconjugadas de baixo custo para animais não apenas aumentam a prosperidade económica, mas podem reduzir o sofrimento animal e a transmissão de doenças aos seres humanos. Além disso, reduzirá o uso de antibióticos na indústria pecuária e a subsequente disseminação da resistência antimicrobiana.


IX Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2022)

IX Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2022).pngData: 22 a 24 de junho

Horário: 09h30-18h00 

Local: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Oeiras

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e Público em geral  

Descrição: O IX Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2022) que irá decorrer entre os dias entre os dias 22 e 24 de junho, propõe-se apresentar uma visão ibérica das múltiplas linhas de investigação que as Ciências do Solo dedicam atualmente a estas temáticas, com especial ênfase nas inter-relações entre o que se possa entender como "solo saudável" e uma sociedade sustentável. O CICS 2022 subordinado ao tema "O solo, recurso estratégico para uma sociedade sustentável" procura reunir especialistas ibéricos de diversos ramos das ciências do solo que contribuam com a partilha dos resultados da sua investigação. O evento é organizado pela Sociedade Portuguesa de Ciência do Solo (SPCS), pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) e pela Sociedad Española de la Ciencia del Suelo (SECS).

 

SymbNET

SymbNET.pngData: 23 de junho 2022

Horário: 15h00-16h00

Local: Instituto Gulbenkian Ciência (IGC) – Sala Virtual

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e Público em geral

Breve descrição: Seminários que decorrem mensalmente sobre simbiose micróbio- hospedeiro, genómica e metabolómica, apresentados por dois investigadores da rede SymbNET. Estes seminários são abertos e gratuitos, mas é necessária inscrição. Neste seminário participa como orador Mikhail Savitski / Élio Sucena (EMBL/FCG-IGC), com organização de SymbNET.


One Sustainable Ocean

One Sustainable Ocean.png

Data: 27 de junho e 1 de julho

Local: Pavilhão de Portugal

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e Público em geral

Descrição: No âmbito da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que irá decorrer no Altice Arena, Parque das Nações entre os dias 27 de junho e 1 de julho, o Fórum Oceano irá organizar o espaço One Sustainable Ocean, o qual irá albergar diversos eventos. Esta iniciativa irá decorrer debaixo da pala do Pavilhão de Portugal na mesma semana em que irá decorrer a Conferência dos Oceanos. Esta iniciativa terá as seguintes características: O One Sustainable Ocean terá um espaço de exposição para empresas com stands. Neste caso, 15 deles serão geridos pela FCT (exclusivos para entidades científicas), e os restantes 60 pelo Fórum Oceano (exclusivos para entidades do universo empresarial). Existirá um palco principal no qual irão decorrer conferências. Um dos dias será reservado à promoção dos associados Fórum Oceano. Irão existir 3 salas para workshops que irão acolher sessões mais privadas por parte das entidades interessadas. Existirá uma aplicação de networking para que os visitantes marquem reuniões B2B. Através de cooperação com o Centro Náutico da Marina do Parque das Nações as empresas terão acesso ao espelho de água para realizar demonstrações tecnológicas. A ENIDH, associada do Fórum Oceano, irá marcar presença no One Sustainable Ocean que decorrerá entre 27 de junho a 1 de julho.

 

       Formação, Oficinas e Comunidade de Professores  

 

Simpósio Internacional Literacia Física e Sustentabilidade / International Symposium Physical Literacy and Sustainability

Simpósio INTERNACIONAL_INTERNATIONAL SYMPOSIUM LITERACIA FÍSICA E SUSTENTABILIDADE_PHYSICAL LITERACY AND SUSTAINABILITY.png

Data: 3 de junho 

Horário: 16h00

Local: Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e Público em geral

Descrição: O Programa do Simpósio é o seguinte: 16h00 – Abertura (Luis Bettencourt Sardinha, Presidente da FMH; Marcos Onofre; Coordenador do Polo UIDEFMH); 16h15 - Literacy and Sustainability/Literacia Física e Sustentabilidade (Dean Dudley, Macquarie School of Education, Macquarie University, Australia); 16h45 – European Projects to Promote Physical Literacy/Projectos Europeus para a promoção da Literacia Física (Rose-Marie Repond, Past President of the European Physical Education Association); 17h15 - Avaliação da Literacia Física na Escola/Physical Literacy Assessment in School (João Mota Rodrigues, Doutorado em Educação na FMH/Universidade de Lisboa); 17h30 - A Literacia Física Aquática/Aquatic Physical Literacy (Dora Carolo, Doutoranda em Educação na FMH/Universidade de Lisboa); 17h45 - A Pós-graduação em Literacia Física, Cidadania Ambiental e Sustentabilidade/The Post-graduation on Physical Literacy, environmental citizenship and sustainability (Uma parceria entre/A partnership between FMH, Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Oeiras – João Martins, FMH; Pedro Reis, IE e Marco Correia, CMO/FMH).

 

Seminário QuantHEP – "Hybridized Quantum Algorithms for Simulation of Chemistry and Field Theory"

Seminário QuantHEP - “Hybridized Quantum Algorithms for Simulation of Chemistry and Field.pngData: 8 junho

Horário: 16h00

Local: online, via Zoom ou Youtube

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e Público em geral

Descrição: A iniciativa "QuantHEP Seminar" (Quantum Computation and High-Energy Physics Seminar / Seminários de Computação Quântica e Física das Altas Energias) é promovida pelo projeto de investigação "QuantHEP – Quantum Computing Solutions for High-Energy Physics" (2020/23), coordenado pelo professor Yasser Omar (IST/DM; coordenador do Grupo de Física da Informação e Tecnologias Quânticas do Instituto de Telecomunicações, IT – Lisboa, um dos parceiros deste projeto). O Seminário "Hybridized Quantum Algorithms for Simulation of Chemistry and Field Theory" será apresentado pelo Professor Nathan Wiebe do Department of Computer Science; CQIQC: Centre for Quantum Information and Quantum Control; University of Toronto, Canadá.

 

Unite! Summer Community event

Unite_ Summer Community event.png

Data: 13 a 15 de junho

Horário: 09h30-18h00

Local: KTH Royal Institute of Technology, Estocolmo

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e público em geral

Descrição: A nova fase de candidaturas Erasmus+ no contexto das Universidades Europeias, a consolidação de alianças estruturais para o futuro e a adesão de novos dois membros e o desenvolvimento de vários projetos, serão o foco do trabalho dos parceiros neste ano de 2022 e em particular deste evento, presencial, em Estocolmo.

 

PRR | Novos Cursos gratuitos

PRR Novos Cursos gratuitos.pngData: 14 a 30 de junho

Horário: 11h30-12h30 e 15h00-16h00

Local: online – Formação moodle INA

Público-alvo: Cursos destinados a trabalhadores da Administração Pública

Descrição: No mês de junho o INA dinamiza novos cursos gratuitos sobre capacitação digital, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O programa de junho é o seguinte:

Cursos: Introdução à Inteligência Artificial | 14 e 17 de junho | 14H; Edição de Folhas de Cálculo - Nível Intermédio | 14, 15 e 17 de junho | 21H; Cibersegurança | 15 a 23 de junho | 14H; Processamento de Texto - Nível Inicial | 17 a 28 de junho|21H; Técnicas de Redação Online: Sites, Intranet, E-mail, Newsletter e Redes Sociais | 21 e 23 de junho | 14H; Edição de Folhas de Cálculo - Nível Avançado | 22 de junho a 1 de julho| 28H; Inovação e Grandes Dados | 27 e 28 de junho | 14H; Power BI – Elaboração de Dashboards (Nível 1 - Inicial) | 27 de junho e 5 de julho | 14H; Power BI – Elaboração de Dashboards (Nível 2 - Avançado) | 28 de junho e 6 de julho | 14H; Data Scientist – Transformar Dados em Conhecimento (Fundamentos) | 30 de junho de 22 | 7H 

Mais informações aqui e em comunicacao@ina.pt

 

Colóquio de Física – Lee McIntyre

Colóquio de Física - Lee McIntyre.pngData: 15 junho

Horário: 16h00

Local: online, via Zoom

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e público em geral

Descrição: O Departamento de Física do Técnico, realizará no dia 15 de junho de 2022 o Colóquio de Física: "How to Talk to a Science Denier", pelo orador Lee McIntyre, Investigador visitante do Center for Philosophy & History of Science da Boston University's College of Arts and Sciences. Entrada livre.

 

Priberam Machine Learning Lunch Seminar – Carlos Soares

Priberam Machine Learning Lunch Seminar – Carlos Soares.png

Data: 21 junho

Horário: 13h00-14h00

Local: Online 

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e público em geral

Descrição: Os "Priberam Machine Learning Lunch Seminars – S13 (2021-2022)" são de entrada livre, mediante inscrição prévia. Orador: Carlos Soares (professor associado, Dept. Ciência de Computadores, FEUP: Faculdade de Engenharia, U. Porto;  LIACC- Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores; INESC TEC).

 
Colóquio de Física – "Wind has its satellite: aeolus"

Data: 22 junho

Horário: 16h00

Local: Pavilhão de Matemática, piso -1, anfiteatro PA1, campus Alameda do Instituto Superior Técnico

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e público em geral

Descrição: O Departamento de Física do Técnico, realizará no dia 22 de junho de 2022 o Colóquio de Física: "Wind has its satellite: aeolus", pelo orador Gilles Labruyère, engenheiro mecânico aposentado da Agência Espacial Europeia, Centro Europeu de Investigação Tecnologia Espaciais -ESA/ESTEC, em Noordwijk, Holanda. Entrada livre.

 

Seminário online "Ergonomia e Resiliência em Cenários de Incerteza: Perspetivas para a Prática"

Seminário online ERGONOMIA E RESILIÊNCIA EM CENÁRIOS DE INCERTEZA_ PERSPETIVAS PARA A PRÁTICA.pngData: 23 junho

Horário: 17h00

Local: online

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e público em geral

Descrição: O Seminário "Ergonomia e Resiliência em Cenários de Incerteza: Perspetivas para a Prática" integra-se na 1ª Edição da "Pós-Graduação em Ergonomia na Resiliência das Organizações Laborais". Este seminário pretende enquadrar os contributos da resiliência na gestão de sistemas complexos. A abordagem centrada na ergonomia e nos fatores humanos associada a uma visão sistémica dos sistemas laborais é considerada da maior relevância na gestão da Saúde e da Segurança em sistemas dinâmicos e complexos. O programa inicia-se com a participação da Ergonomista Ana Pombeiro da Bosch, através da partilha de Boas Práticas. A Bosch é uma empresa reconhecida internacionalmente como integrando princípios de elevada exigência nas suas áreas produtivas. Segue-se uma apresentação da Professora Anabela Simões sobre o conceito de Consciência da Situação ("Situation Awareness") essencial numa perspetiva da Resiliência de Sistemas. A Professora Anabela Simões tem vasta experiência na investigação na área da Ergonomia dos Transportes. E finalmente a Doutoranda Joana Fernandes vai dar uma perspetiva da avaliação de indicadores de desempenho nas organizações na visão da resiliência (Descarregar Programa Aqui). O seminário decorre em formato online, com um valor de inscrição de 25 euros participantes externos FMH e 20 euros para estudantes da FMH. Os alunos da Pós-Graduação em Ergonomia na Resiliência das Organizações Laborais, do Mestrado em Ergonomia e do Curso de Doutoramento em Motricidade Humana têm entrada gratuita, mediante inscrição.

 

Data Science 2022 – Escola e Simpósio

Data Science 2022 – Escola e Simpósio.pngData: 27 junho

Horário: 09h30-18h00

Local: Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, Polo I

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e público em geral

Descrição: A 3.ª Edição da "Data Science in (Astro)Particle Physics and Cosmology: The Bridge to

Industry" organizada pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), vai decorrer em Coimbra, de 27 de junho a 1 de julho de 2022. O evento é estruturado em duas partes: "Data Science School in (Astro)Particle Physics and Cosmology", de 27 a 29 de junho e a Data Science Symposium: Bridging Fundamental Research and Industry de 30 de junho e 1 de julho. Haverá ainda uma sessão pública subordinada ao tema: Ética e Inteligência Artificial pelo orador, o professor catedrático Luís T. Magalhães, do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico.

 

I Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa

I Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa.pngData: 28 junho

Local: Salão Nobre, Reitoria Universidade de Lisboa

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores e público em geral

Descrição: A primeira edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa terá lugar no dia 28 de junho 2022, na Reitoria da Universidade de Lisboa. O tema destas jornadas é "A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: os desafios sociais, tecnológicos e ambientais da ULisboa". Os temas serão divididos em painéis de acordo com as diferentes temáticas: sustentabilidade ambiental; sustentabilidade social e sustentabilidade comunitária. Entrada livre, sujeita a inscrição.


Programa de Estudos Espaciais – SSP22

Programa de Estudos Espaciais - SSP22.pngData: 27 junho a 26 de agosto

Local: Campus Taguspark do Instituto Superior Técnico (IST)

Público-alvo: Estudantes universitários

Descrição: O Programa de Estudos Espaciais (Space Studies Program 2022- SSP22) é uma iniciativa da International Space University (ISU) que decorre este ano pela primeira vez em Portugal, com organização local da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e do Instituto Superior Técnico, tendo o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. O SSP22 é um curso intensivo de desenvolvimento profissional, que decorre durante nove semanas, com participantes e especialistas de todo o mundo, vindos de várias agências, empresas e outras entidades do ecossistema espacial global. 

  

Dança Criativa I – Conteúdos e Metodologia

Dança Criativa I Conteúdos e Metodologia.pngData: 30 de junho, 1 e 2 de julho (5ª, 6ª, sábado)

Horário: 09h00-18h30

Local: Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH UL)

Público-alvo: Professores, alunos, investigadores 

Descrição: Os objetivos gerais do curso consistem na aquisição, por parte dos formandos, de competências no âmbito da Dança Criativa que lhes permitam selecionar conteúdos e utilizar metodologias adequadas a diferentes populações e situações, nomeadamente nas dimensões educativa, artística, lúdica e terapêutica. Os objetivos específicos desta formação são os seguintes: Utilizar o movimento nas suas potencialidades expressivas, criativas e comunicacionais. Dominar os conceitos básicos que identificam o movimento dançado e o diferenciam de outras atividades predominantemente motoras, nomeadamente as desportivas. Dominar as noções de frase de movimento e de ação motora em dança. Conhecer os princípios formais da composição coreográfica e desenvolver as capacidades de criação coreográfica. Elaborar uma pequena composição coreográfica, num processo de materialização de uma ideia numa configuração coreográfica original. Não percam a oportunidade de aprender com o Professor Doutor Luís Xarez!

 


       Espetáculos  

 

Concertos ao Almoço no Taguspark

Concertos ao Almoço no Taguspark.pngDatas: Segunda a sexta, todas as semanas

Horário: 13h às 14h

Local: Taguspark – Cidade do Conhecimento

Breve descrição: Aproveite o bom tempo para almoçar nas esplanadas dos pontos de restauração do Taguspark. Artistas e músicos de diferentes estilos são convidados para todas as quintas-feiras, animarem a refeição dos colaboradores e visitantes do Parque. Concertos de música ao vivo, abertos ao público. Fique a conhecer a nossa agenda de Concertos ao Almoço de junho. Música ao vivo na esplanada dos restaurantes a partir das 13h.

•    2 de junho: Galax Duo (hoje)

•    9 de junho: Daniela Mendes

•    23 de junho: By Eventos.Crescendo

•    30 de junho: Bandazure

Mais informações | tel. 2142269 00 | email: taguspark@taguspark.pt

 

Viver a Cultura @Técnico Tagus: Exposição de pintura pelo aluno do Técnico: Gonçalo Goulão e concerto musical/Conversa com Jazz ao piano por João Dias Ferreira

Viver a Cultura no Técnico Tagus.png

Data: 14 a 18 de junho/15 de junho de 2022

Horário: horário funcionamento IST campus Taguspark / 13h00 às 14h00 

Local: Átrio Central Técnico, campus Taguspark – Sala 0:65

Público-alvo: público geral

Descrição: Do cruzamento da pintura de Gonçalo Goulão e do piano de João Dias Ferreira nasce o Viver a Cultura @Técnico Tagus do mês de junho. Os tons quentes e dourados do Alentejo, de onde é natural parecem iluminar as suas obras, senão veja-se o calor que estas transportam. Atual aluno da Licenciatura de Engenharia de Telecomunicações e Informática, Gonçalo Goulão expõe, pela primeira vez, algumas das suas obras criadas em formato digital. A exposição será inaugurada no dia 14 de junho, e estará patente, até 18 de junho, no átrio central do campus do taguspark do Técnico. O piano de João Dias Ferreira conhece outros palcos, nacionais e internacionais, mas no dia 15 de junho, trará brilho musical a este evento. Será no campus Taguspark, sala 0.65, pelas 13h e aberto a toda a Comunidade, a sua música e conversa informal, sobre o seu notável percurso.

O projeto "Viver a Cultura @Técnico Tagus", coordenado pela professora Ana Moura Santos (Departamento de Matemática, DMIST), pretende trazer, periodicamente, um momento musical ao campus. Aberto à comunidade académica e à sociedade em geral, este projeto tem como objetivo maior cruzar as artes e a ciência.

 

Programa sujeito a eventual alteração em virtude dos constrangimentos associados à COVID-19 

 

 


____________________________________________________________________________________________________________________

 

Notícias relacionadas:

4.ª edição da Pós-Graduação StartUp Research Nova já terminou

Agenda Científica – Abril de 2022

'Lab in a Suitcase' chega ao ensino secundário e superior