Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation Links100-por-cento-das-Escolas-de-Oeiras-sem-fibrocimento-nos-proximos-anos

100% das Escolas de Oeiras sem fibrocimento nos próximos anos Notícias

29/07/2020

Foi celebrado ontem, 27 de julho, o acordo de colaboração entre o Município de Oeiras e o Ministério da Educação para a realização de operações de remoção de amianto em equipamentos escolares do ensino básico e secundário

Dentro de dois anos, o amianto estará totalmente erradicado das escolas de Oeiras. A juntar-se aos estabelecimentos de ensino já intervencionadas pela Câmara Municipal, que na última década substituiu a cobertura de 12 escolas, num investimento que rondou o 1.000.000,00 €, as restantes 10 escolas onde foi identificada a presença de amianto nas suas estruturas vão ser agora intervencionadas.

Desta feita, o Município conta com o apoio do Ministério da Educação que celebrou com Oeiras, e outros municípios do país, um acordo de colaboração no sentido de ser operacionalizada a remoção de amianto em equipamentos escolares do ensino básico e secundário. A assinatura deste protocolo, presidida pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, teve lugar no Parque da Cidade do Barreiro. O Município de Oeiras esteve representado pelo seu Presidente, Isaltino Morais.

À luz deste acordo, em Oeiras, vão ser intervencionados 10 estabelecimentos escolares, o que consistirá num investimento estimado em 1.400.000,00 €. Esta intervenção, que decorrerá ao longo dos próximos dois anos, erradicará definitivamente o amianto de todas as estruturas das escolas públicas do ensino básico e secundário do concelho, o que, como afirmado pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, garantirá à comunidade escolar "ainda mais segurança e mais confiança nas suas escolas".