Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksTEATRO-PROJETO-AURORA

Teatro Projeto Aurora Notícias

20/03/2024
Teatro "Projeto Aurora" Destaca episódios históricos de Aurora Rodrigues, torturada pela PIDE, no Auditório José de Castro a 09 de Abril

O teatro "Projeto Aurora", disponível para agendamentos no portal Oeiras Educa+, será apresentado no Auditório José de Castro no dia 09 de abril. Esta iniciativa assume uma relevância singular nos contextos político e global atuais, especialmente à luz da celebração dos 50 anos do 25 de abril.

O "Projeto Aurora" tem como objetivo principal divulgar episódios históricos muitas vezes esquecidos nos manuais escolares. A história de Aurora Rodrigues, protagonista deste projeto, é um exemplo eloquente disso.

Aurora Rodrigues, presa em 3 de maio de 1973, foi submetida a uma prolongada tortura nas instalações da PIDE-DGS, em Caxias. Com apenas 21 anos, enfrentou bravamente a repressão do regime ditatorial e defendeu tenazmente o fim da Guerra Colonial. Sua resistência simbolizou a luta pela liberdade e dignidade.

Durante 70 minutos, os espectadores serão transportados para o interior das prisões políticas, promovendo-se assim um espaço de reflexão sobre os desafios do presente. Cinquenta anos após os eventos históricos, questionamos se verdadeiramente compreendemos o valor da Liberdade.

Atividade para alunos do 9º ano e Ensino Secundário.

Para mais informações ou questões adicionais, não hesitem em contactar o Programa Oeiras Educa+