Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksSemana-da-Proteção-Civil-de-Oeiras-–-Exposição-de-meios-atrai-centenas-de-crianças-à-Praia-da-Torre

Semana da Proteção Civil de Oeiras – Exposição de meios atrai centenas de crianças à Praia da Torre Notícias

18/05/2023
Semana da Proteção Civil – Exposição de meios atrai centenas de crianças à Praia da Torre




Foi em ambiente de grande entusiamo 

que as crianças das escolas do concelho Oeiras

visitaram a exposição de meios que esteve, durante 

o dia de hoje, 17 de maio, patente no parque de

estacionamento da Praia da Torre, em Oeiras



O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e a vereadora da Proteção Civil, Joana Baptista, estiveram presentes na exposição, tendo destacado a importância de se dedicar uma semana à realização de várias atividades no âmbito da Proteção Civil “para as pessoas se envolverem com o trabalho que é feito para garantir a segurança de todos”.



O Município de Oeiras dispõe atualmente de 492 elementos de bombeiro, 404 polícias de segurança pública e 100 agentes da Polícia Municipal. Entre 2018 e 2022 foi feito um investimento municipal de 30 milhões de euros dedicados às corporações de bombeiros locais. São estes números que explicam o facto de Oeiras ser o concelho mais seguro da Área Metropolitana de Lisboa.


Mais de 750 crianças de estabelecimentos escolares públicos e particulares do concelho tiveram a oportunidade de ver de perto e por dento os meios técnicos utilizados pela Proteção Civil Municipal, numa iniciativa que decorre no âmbito da Semana da Proteção Civil. 


Em exposição, estiveram mais de 60 meios – entre veículos e material técnico e de salvamento - de todos os agentes da Proteção Civil de Oeiras.
Alinhados ao longo do parque de estacionamento estiveram presentes as sete corporações de Bombeiros de Oeiras, da Polícia Municipal, da GNR, PSP, Policial Marítima, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Serviços da Câmara Municipal de Oeiras, bem como duas embarcações da Autoridade Marítima para o exercício de salvamentos aquáticos.
 


A alegria dos mais pequenos era contagiante por poderem pôr-se no lugar dos seus ‘heróis’. Ao entrarem nos veículos, usarem as sirenes e altifalantes e ao examinarem cada detalhe dos meios ao serviço do Município, puderam aprender um pouco mais sobre a importância da ação destas forças de segurança e do papel de todos na proteção de vidas.


Houve ainda demonstrações com as equipas de cães da PSP e GNR, que despertaram o interesse de todos. Foi também possível, no final fazer festinhas nas estrelas caninas e posar para fotografias.


A Semana da Proteção Civil de Oeiras decorre até sexta-feira e inclui várias iniciativas, das quais se destacam: 


Simulacro com todos os Bombeiros Município

Sábado, 20 de maio

Porto de Recreio de Oeiras

10h30 – 12h30 

Esta iniciativa terá emissão em direto na página de Facebook do Município de Oeiras.


Feira da Proteção Civil com enfoque na tecnologia utilizada ao serviço da Proteção Civil

Sábado, 20 de maio

Jardim de Santo Amaro de Oeiras

10h00 – 18h00


Cerimónia e Desfile de meios da Proteção Civil do Concelho de Oeiras

Domingo, 21 de maio

Santo Amaro de Oeiras e Avenida Marginal

11h00 – 12h00

Esta iniciativa terá emissão em direto na página de Facebook do Município de Oeiras.