Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksProjeto-de-Ciência-Cidadã-MicroMundo@Oeiras-Publica-Estudo-Científico-e-a-Comunidade-Participa-na-Luta-Contra-a-Resistência

Projeto de Ciência Cidadã MicroMundo@Oeiras Publica Estudo Científico e a Comunidade Participa na Luta Contra a Resistência Notícias

25/07/2025


O projeto de ciência cidadã MicroMundo@Oeiras, coordenado pelo ITQB NOVA em parceria com o Município de Oeiras, vê os seus resultados publicados numa revista científica. A iniciativa envolve investigadores e estudantes na análise de solos locais para identificar bactérias resistentes a antibióticos e procurar novos compostos antimicrobianos.

A resistência aos antibióticos é uma ameaça crescente à saúde pública. O MicroMundo@Oeiras alia ciência e comunidade para enfrentar este desafio, através de um trabalho conjunto entre cientistas do laboratório de Biologia da Infeção Microbiana Intracelular e de Tecnologia Microbiana e Enzimática, do ITQB NOVA, e cientistas cidadãos, nomeadamente estudantes da Universidade NOVA de Lisboa – mentores do projeto, alunos do 12.º ano da Escola Secundária Aquilino Ribeiro e do Clube de Ciência da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

Ao longo do projeto, foram recolhidas amostras de solo e realizados testes laboratoriais que revelaram uma elevada prevalência de bactérias resistentes. Em paralelo, foi aplicado um protocolo que permite monitorizar essa resistência e compreender como se propaga no ambiente.

Os dados obtidos foram reunidos numa base de dados pública, contribuindo para o mapeamento da resistência antimicrobiana, de acordo com a abordagem “One Health", que integra saúde humana, animal e ambiental.

Mais do que um contributo científico, o MicroMundo@Oeiras tem um forte impacto educativo, envolvendo diretamente 13 mentores, 24 estudantes e 2 professores nas duas primeiras edições. Para muitos dos participantes, este foi o primeiro contacto direto com o método científico, numa experiência marcada pelo entusiasmo e crescente envolvimento. Como refere Paulo Durão, investigador no projeto, “ao envolver diretamente estudantes no processo científico, pretende-se formar uma nova geração de guardiões dos antibióticos — cidadãos conscientes dos riscos e capazes de adotar práticas responsáveis no uso destes medicamentos que salvam vidas". Giovanna Dellarole, uma das cientistas cidadãs envolvidas, comenta: Participar é viciante! A ciência ajuda-nos a compreender o mundo, e os cientistas partilham o seu conhecimento com simplicidade e humildade".

O projeto MicroMundo@Oeiras, coordenado pelo ITQB NOVA, no âmbito do programa Ciência + Cidadã em parceria com o Município de Oeiras, é inspirado nos projetos internacionais Tiny Earth e MicroMundo, foi adaptado ao território de Oeiras com o objetivo de promover o uso responsável de antibióticos, descobrir novos antimicrobianos e monitorizar a resistência aos antimicrobianos em solos locais.

O artigo científico que apresenta os resultados do MicroMundo@Oeiras foi recentemente publicado na conceituada revista FEMS Microbiology Letters e pode ser consultado em acesso aberto aqui.

​Este é um exemplo de como Oeiras se afirma como território-laboratório, onde ciência e comunidade caminham juntas para enfrentar desafios globais.