No passado dia 15 de maio, pelas 16h30, o Auditório do Centro Sagrada Família, em Algés, recebeu a última sessão do ciclo de palestras “Lab Community – Conversas Emergentes”, subordinada ao tema “Pedagogias Participativas”.
Este fim de tarde de partilha reuniu seis especialistas em educação e desenvolvimento infantil, num ambiente marcado pela proximidade e reflexão, onde se destacou a importância do brincar espontâneo, da participação ativa das crianças e do papel essencial dos adultos na criação de contextos que favoreçam a liberdade, a felicidade e o bem-estar infantil.
O painel de intervenientes foi composto por:
- Joana Sousa, Fundação Aga Khan
- Ana Lourenço e Vera Abecasis, Instituto de Apoio à Criança (IAC)
- Ana Coelho e Sara Gameiro, Centro Sagrada Família
- Maria Paula Rodrigues, Diretora do Departamento de Educação do Município de Oeiras
A sessão contou com a presença de profissionais da educação, famílias e membros da comunidade, num espaço de escuta ativa, diálogo aberto e construção coletiva de saberes.
Com esta última conversa, dedicada às Pedagogias Participativas, o ciclo Lab Community – Conversas Emergentes chega ao fim, reforçando o propósito do Centro Sagrada Família em dinamizar espaços de pensamento crítico e partilha em torno de temas estruturantes para o desenvolvimento das crianças e das comunidades.

