Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksOeiras-EDUCA+-Exposição-Desafiando-a-Liberdade-40-Anos-da-Corrida-do-Tejo

Oeiras EDUCA+ | Exposição ‘Desafiando a Liberdade, 40 Anos da Corrida do Tejo’ Notícias

09/06/2022
Oeiras EDUCA+ | Exposição ‘Desafiando a Liberdade, 40 Anos da Corrida do Tejo’


O programa Oeiras EDUCA+ desenvolve o projeto 'Desafiando a Liberdade, 40 Anos da Corrida do Tejo' que consiste num conjunto de visitas guiadas às exposições que integram a programação expositiva da grande galeria do Centro Cultural Palácio do Egito (CCPE), destinadas ao público escolar dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

O objetivo principal é cruzar as temáticas da exposição com aquelas que são exploradas nos programas curriculares, potenciando a experiência cultural e educativa de cada participante e contribuindo ativamente para uma vivência mais rica. Esta riqueza não se reduz apenas à fruição artística e cultural, mas a um momento memorável e a uma maior ligação – intelectual, emocional e afetiva – a tudo o que nos rodeia enquanto cidadãos e aqui, em especial, ao vasto e riquíssimo património histórico do concelho de Oeiras.







No Portal Oeiras EDUCA+ integrado no tema Sociedade e Cidadania está disponível a atividade 'Partida, Largada, Fugida! 40 Anos da Corrida do Tejo'

Nesta visita, os alunos são desafiados a pensar nas ideias associadas ao Desporto, à Liberdade e à Cultura, através da história dos 40 anos da Corrida do Tejo: os desafios, as conquistas, as mudanças sociais, a liberdade de correr livremente na rua. Numa corrida em marcha lenta, vão descobrir também o que o Desporto traz de bom para todos, enquanto indivíduos e enquanto sociedade.

 

O que significa Desafiar a Liberdade? 

Ensino Básico

Nesta visita, que celebra os 40 anos da Corrida do Tejo, os participantes vão descobrir como correr livremente na rua foi uma conquista e conhecer todas as mudanças sociais e culturais que ocorreram desde 1981 para que o Desporto fosse acessível a todos!

Numa corrida em marcha lenta e atenta, os alunos vão ouvir falar sobre o que o Desporto traz de bom, como a amizade e a interajuda. E no final, serão desafiados a pensar no que o Desporto significa para cada um!  

Dorsais ao peito... Partida, largada, fugida!

Inscrições: Portal Oeiras Educa+

 

Ensino Secundário e Cursos profissionais na área do Desporto

Nesta visita, os alunos vão descobrir como correr livremente na rua foi uma conquista e conhecer todas as mudanças sociais e culturais que ocorreram para que o Desporto fosse acessível a todos!

O tiro de partida é dado em 1981 e, a partir daí, os alunos irão conhecer todas as etapas da história dos 40 anos da Corrida do Tejo: as conquistas, os desafios, os ideais democráticos e até as evoluções tecnológicas. 

Numa corrida em marcha lenta e atenta, vão ouvir falar sobre o que o Desporto traz de bom para todos, enquanto indivíduos e enquanto coletivo, como a amizade e a interajuda. Mas também se vai falar de histórias de determinação e resiliência.

No final da visita, os alunos serão desafiados a pensar no que se pode fazer para valorizar o Desporto e a atividade física em contexto escolar. 

Inscrições: Portal Oeiras Educa+

 

Mais informações: Oeiras EDUCA+ 


____________________________________________________________________________________________________________________

 

Notícias relacionadas:

21 FEV 2022 | Oeiras EDUCA+ celebra três anos

26 MAR | ‘Desafiando a Liberdade’ – Visita guiada com atleta

‘Cesário Verde, Poeta de Oeiras’ no programa Oeiras EDUCA+