No âmbito do programa Diálogos UE–Angola, financiado pela União Europeia e integrado na estratégia Global Gateway, o Município de Oeiras participou numa missão técnica no Lobito, em Angola, em estreita cooperação com a Administração Municipal do Lobito.
Esta missão de cooperação decorreu entre os dias 2 e 6 de março e incidiu nas áreas da educação, do ambiente e da gestão de resíduos sólidos, bem como na capacitação de técnicos especializados e docentes, tendo como objetivo o desenvolvimento de um conjunto de ações que contribuam para melhorias significativas em escolas, centros materno-infantis, centros de saúde e no hospital do Lobito.
Ao longo da semana realizaram-se diversas reuniões institucionais, entre as quais encontros com o governador da província de Benguela, Manuel Luís Nunes, e com o administrador municipal do Lobito, Carlos Pacatolo, bem como com as respetivas equipas técnicas das áreas de intervenção.
O programa incluiu ainda várias visitas de trabalho a escolas, complexos escolares, centros materno-infantis, centros de saúde e ao hospital do Lobito. Estas visitas permitiram conhecer de perto a realidade destas instituições e promover o diálogo com os seus responsáveis sobre os principais desafios e oportunidades de melhoria.
Esta semana assinalou a primeira fase da missão de cooperação, que terá continuidade nos próximos meses com a realização de reuniões online entre as equipas técnicas. Está igualmente prevista uma visita da delegação técnica do Lobito ao Município de Oeiras.
O encerramento deste ciclo de trabalho está previsto para junho de 2026 no Lobito.
Esta iniciativa pretende reforçar a cooperação entre os dois territórios, promovendo a partilha de experiências e boas práticas nas áreas da educação, saúde e ambiente.





