O Lab in a Suitcase é um kit experimental que permite a realização de investigação científica de forma independente. O projeto pretende contribuir para a democratização da ciência, capacitando e dotando jovens cientistas das ferramentas necessárias à investigação.
O Lab in a Suitcase é um projeto promovido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, no âmbito de uma parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Oeiras e com a Merck, que visa capacitar jovens cientistas de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Este projeto dá início ao plano de formação prática destinado a jovens cientistas, fornecendo-lhes um kit experimental de baixo custo, portátil e de fácil manutenção, que permite a realização de atividades educacionais e de investigação científica de forma independente.
A mala é compacta e composta por diversos equipamentos de biologia molecular, permitindo ao utilizador realizar experiências de genotipagem e fenotipagem, baseadas em técnicas modernas, como a amplificação e análise de ADN e a microscopia ótica de fluorescência. O kit inclui uma estufa, um densitómetro, uma lupa, um kit Bento Lab e 4 micropipetas.
O projeto procura contribuir para a democratização da ciência, impulsionando a investigação científica e o ensino da ciência de forma mais inclusiva e global. Saiba mais sobre este projeto aqui (vídeo).
Conheça os componentes do Lab in a Suitcase
O Lab in a Suitcase é um kit portátil, pronto a usar, e alguns dos seus componentes são passíveis de serem reproduzidos pelos usuários.
Os componentes do kit permitem realizar experiências de genotipagem e fenotipagem baseadas em técnicas modernas como amplificação e análise de ADN, microscopia, cultura de células com controlo fino da temperatura, e medição de densidade de células e de moléculas em solução.
Estufa
A incubadora foi desenhada e manufaturada pela equipa do Lab in a Suitcase. É composta por uma caixa térmica, 2 latas, resistências de alta potência, um sensor de temperatura e de humidade, uma micro-ventoinha de baixo consumo, e um controlador proporcional/integral/derivativo (PID) operado por um microcontrolador. Através de um pequeno ecrã e um Arduino que comanda os vários componentes, é possível o controlo fino da temperatura e manter a temperatura definida constante dentro da incubadora.
Densitómetro
Usado para medir a densidade ótica (grau de opacidade) de um líquido, o densitómetro portátil é outro componente desenhado e desenvolvido pela equipa do projeto. O densitómetro é composto por um suporte de cuvete impresso em 3D, que tira partido do LED de um telemóvel e da sua câmara fotográfica. O densitómetro é acompanhado de uma aplicação móvel que permite fazer a leitura da densidade ótica de amostras líquidas sem necessitar de conexão à internet. O suporte atual encaixa num telefone Xiaomi Redmi 9AT e os desenhos técnicos podem ser adaptados para o suporte ser adequado e impresso de forma a ser utilizado com outras marcas de telemóveis com configurações da câmara e do LED distintas.
Lupa
Formada por uma lente portátil com dois modos de iluminação (luz branca e luz azul) e passível de ser acoplada à câmara fotográfica de um telemóvel, a lupa permite a aquisição de imagens com uma ampliação de 60x ou mais. A lupa pode ser usada para capturar imagens de células e tecidos, pequenos animais e de plantas.
Bento Lab
Portátil e pronto a usar, o Bento Lab da empresa Bento Bioworks combina uma centrífuga, um termociclador e um sistema de electroforese em gel de agarose com transiluminador incorporado, permitindo a genotipagem de amostras de ADN.