Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksExposição-itinerante-'Ictiofauna-nativa-dos-rios-da-Região-Oeste'

Exposição itinerante 'Ictiofauna nativa dos rios da Região Oeste' Notícias

01/02/2022
Exposição itinerante 'Ictiofauna nativa dos rios da Região Oeste'




Os painéis informativos criados pelo 'Projeto Peixes Nativos',

coordenado pelo ISPA em parceria com a Águas do Tejo 

Atlântico e no qual o Município de Oeiras participa, 

tiveram o apoio do Fundo Ambiental e pretendem dar 

a conhecer este importante grupo faunístico e sensibilizar 

os visitantes para a necessidade de implementar medidas 

que minimizem o seu atual risco de extinção.

 

No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas estará patente, entre 5 a 28 de fevereiro, nas instalações do Aquário Vasco da Gama, a exposição 'Ictiofauna nativa dos rios da Região Oeste'.

Os painéis informativos criados pelo 'Projeto Peixes Nativos', coordenado pelo ISPA em parceria com a Águas do Tejo Atlântico e no qual o Município de Oeiras participa, tiveram o apoio do Fundo Ambiental e pretendem dar a conhecer este importante grupo faunístico e sensibilizar os visitantes para a necessidade de implementar medidas que minimizem o seu atual risco de extinção.

A exposição segue um percurso de itinerância por várias localidades do país, promovendo a literacia ambiental em matéria de preservação e valorização dos ecossistemas fluviais e da Biodiversidade a eles associada.

 

Peixes Nativos, um projeto de educação ambiental desenvolvido em parceria


Os peixes de água doce constituem um dos grupos taxonómicos mais ameaçados em Portugal, estando mais de metade das espécies nativas em risco de extinção devido a fortes pressões de origem antropogénica, agravadas pela escassez de água decorrente das alterações climáticas globais. A maior parte destes peixes pertence a espécies endémicas com elevada categoria de ameaça praticamente desconhecidas da população.

No sentido de contribuir para inverter esta realidade, em 2017, o Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida – ISPA e a Águas do Tejo Atlântico, desenvolveram um protocolo de parceria, criando o Projeto Peixes Nativos, com o apoio institucional do MARE – Centro de Ciências Marinhas e Ambientais, Aquário Vasco da Gama e ICNF – Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas.

O Projeto Peixes Nativos tem uma forte componente de promoção da literacia ambiental no que respeita à conservação e preservação dos peixes de água doce nativos, atualmente gravemente ameaçados de extinção. Para além da vertente educativa, que inclui a dinamização de atividades de sensibilização junto das escolas e populações locais, o projeto envolve trabalhos de monitorização científica do estado dos peixes existentes na bacia hidrográfica das Ribeiras do Oeste, sempre com o objetivo de preservar os habitats ribeirinhos e a sua biodiversidade, enquanto património natural único e de valor inestimável que representam.

O Projeto conta já com a participação de mais de 700 alunos de escolas de 1.º ciclo dos concelhos de Torres Vedras, Mafra, Oeiras, Alenquer, Sintra, Caldas da Rainha, Óbidos e Azambuja. Os alunos participantes são convidados a ser "biólogos por um dia" e a acompanhar ações de monitorização de populações de peixes nativos nos rios próximos das suas escolas. Assumindo o papel de "guardiões dos rios", estes alunos têm depois a importante missão de divulgar o tema às comunidades escolar e local. 


___________________

Para mais informações: 

www.peixesnativos.pt | Facebook | Instagram