A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oeiras (CPCJ Oeiras) assinalou em abril, o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância com a realização da conferência "Serei o que me deres… que seja amor", que decorreu no passado dia 29 de abril de 2025, no Auditório da Escola Secundária Luís de Freitas Branco.
Com o tema "Prevenção e Respeito: um compromisso de todos", o evento teve início com a receção dos participantes e uma atuação do coro da EB Maria Luciana Seruca, seguida da entrega simbólica das cartas e laços "Direitos das Crianças", pela Associação Mundos de Papel.
A abertura coube a Ana Paula Tavares, Adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, seguida da intervenção de Rui Esteves, Presidente da CPCJ de Oeiras.
Vereador Pedro Patacho, destacou a importância do trabalho intersectorial e da promoção de ambientes educativos seguros e inclusivos para todos.
Ao longo da manhã, dois painéis temáticos refletiram sobre os desafios e boas práticas na área da prevenção e respeito:
O 1.º painel, dedicado à Prevenção, contou com as intervenções de Fátima Duarte (formadora da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens) e Margarida Pinto Eliseu (professora de Educação Especial na Escola Secundária Luis de Freitas Branco). A moderação foi assegurada por Ana Luísa Silva.
No 2.º painel, centrado no Respeito, intervieram Cláudia Fernandes (PJ de Lisboa), Matay (músico e impulsionador de inclusão social) e dois alunos que partilharam experiências sobre bullying e violência no namoro. A moderação foi assegurada por Fátima Rodrigues.
O encerramento da conferência foi feito pela Vereadora Teresa Bacelar.






