Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Ciclo de Conferências de 2021 Notícias

27/04/2021
Ciclo de Conferências 2021, em Oeiras, sobre Educação

Com o objetivo de refletir sobre temáticas relevantes e do interesse da comunidade educativa, a Divisão de Desenvolvimento da Política Educativa, do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Oeiras, no âmbito do Ciclo de Conferências de 2021, irá promover quatro webinares, até ao final do ano letivo.

Poderá realizar a sua inscrição AQUI.

Contamos com toda a comunidade educativa para, em conjunto, refletirmos sobre a Educação em Oeiras!

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

27 ABRIL

Alunos Confinados | Alunos Criativos

Dra. Sílvia Couvaneiro

 

25 MAIO

Desconstruindo Conceitos – "4DIS"

Dra. Rosália Veiga

 

29 JUNHO

Ser ou Não Criativo? Eis a Questão

Dra. Ivete Azevedo

 

20 JULHO

A Importância dos Espaços Escolares na Transformação Educativa

Dr. Pepe Menéndez

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

 

Notas biográficas:

Sílvia Roda Couvaneiro é Professora Auxiliar Convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde leciona disciplinas relacionadas com Inovação Pedagógica e Criatividade na utilização de Tecnologias Digitais. É doutorada e mestre em Educação na especialidade de TIC na Educação com investigação relativa à utilização de tecnologias móveis em aula, estudando a motivação, competência digital e oralidade dos alunos na Língua Inglesa. Colaborou como assistente de investigação no Projeto de Salas de Inovação Educativa no mesmo instituto e no Projeto Tablets no Ensino e na Aprendizagem da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem dado formação a professores de todas as áreas de recrutamento em diversos Centros de Formação e é Apple Professional Learning Specialist. Fez a sua formação de base em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de estudos Ingleses e Alemães e coordenou as duas edições do curso de "Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico" na Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada.

_ _ _ _ _ _ _

 

Ivete Azevedo é pós-doutorada em Psicologia da Educação, mantém sempre em vista o seu domínio de investigação: a criatividade e suas aplicações. Esta paixão seguiu-se, porém, à da Matemática, em que se licenciou na Universidade do Porto (1987).

Viu publicados vários artigos sobre o tema em revistas nacionais e internacionais, assim como apresentadas conferências, comunicações e cursos em congressos nacionais e internacionais. É Presidente do Conselho Científico do Torrance Center (Portugal), por convite do Torrance Center Internacional (Universidade da Geórgia, USA). É diretora, em Portugal, do Future Problem Solving Program International e responsável pela validação do teste internacionalmente reconhecido de avaliação da criatividade, Torrance Test of Creative Thinking. É, pois, dinamizadora e gestora de projetos, docente, investigadora e formadora em diferentes áreas.

Mais informação em www.iveteazevedo.com

_ _ _ _ _ _ _

 

Pepe Menéndez Professor e consultor de educação internacional. Licenciado em Jornalismo e em alta direção de empresas. Atualmente, aconselha instituições de ensino e funcionários públicos na Espanha, Portugal e América Latina. Foi diretor do Colégio Joan XXIII (1998-2009) e vice-diretor da rede de escolas Jesuítas Educació (2009-2018). Criador do Centro de Tecnologia Ituarte (CETEI) para experimentação técnico-pedagógica. Cofundador da Associação Europeia de Escolas de Educação Internacional. Membro da equipa de gestão que concebeu e desenvolveu o modelo de transformação educacional "Horitzó 2020". Responsável pelo desenho de programas de formação de diretores. Membro do Conselho de Curadores de diversas fundações do conhecimento e sociais. Autor de "Escolas que valem a pena" (Paidós Argentina). Coautor da coleção de livros "Educação transformadora".

Mais informações em:

https://pepemenendez.wordpress.com/mudanzas-2/

http://pepemenendez.cat

Escuelas que valgan la pena

_ _ _ _ _ _ _

 

Maria Rosalina Veiga é Mestre (Pré-Bolonha) em Ciências da Educação, na especialidade Formação de Professores pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pós-Graduação em Educação Especial – Deficiência Mental / Motora, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Pós-Graduação em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Professores, pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto. Tem frequentado formação específica na área da Educação Especial, e áreas afins sempre que possível, colabora com algumas instituições como formadora nesta área. É Professora de Educação Especial desde 2005, em diversas turmas. Atualmente trabalha no Grupo de Escolas Monte da Ola, como docente da Unidade de Ensino Estruturado (UEEA) da Escola Básica Senhora da Oliveira, desde 2013. Durante 7 anos foi coordenadora do Departamento de Educação Especial do Grupo Escolar Arcos de Valdevez, onde foi membro do Conselho Pedagógico e de vários grupos de trabalho. Paralelamente, trabalhou 8 anos na Escola Profissional de Alto Lima como Professora de Educação Especial (Grupo 910) e coordenadora do Gabinete de Apoio Especializado. A sua carreira inclui ainda incursões ao ensino superior, sempre ligadas à formação de professores: com funções de Professora Auxiliar do 1.º Trienal - Professora do Ensino Superior da disciplina de Análise da Prática Pedagógica e Técnicas de Observação, na Escola Superior de Educação-Instituto Politécnico de Bragança; Professora do Ensino Superior da disciplina Processos de Leitura e Escrita na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É co-autora do Manual "Caixinha de Palavras", livro de apoio à utilização do Método das 28 Palavras - Introdução à Leitura e Escrita, publicado pela Porto Editora, em 2008. É também formadora interna no Centro de Formação de Viana do Castelo, no Centro de Formação SPZN e em vários outros centros de formação - Cenfipe e Direcção-Geral da Educação (DGE) - e outras instituições, incluindo a Fundação AMA. Docente do Ensino Superior no Programa de Pós-Graduação em Intervenção Multidisciplinar na Perturbação do Espectro do Autismo, do Instituto CRIAP, desde 2015. Professora do Ensino Superior em Especialização Avançada em Neuropsicologia Educacional, Instituto CRIAP, desde 2019.  Coordenadora Científica, e Professora, da Especialização Avançada em Educação Inclusiva e Educação Especial [E-learning], do Instituto CRIAP, desde 2019.

_ _ _ _ _ _ _