Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksAo-Ataque_uma-aventura-sobre-vacinação

“Ao Ataque!”: uma aventura sobre vacinação! Notícias

06/01/2022
“Ao Ataque!”: uma aventura sobre vacinação!



Como funcionam as vacinas? O que é um macrófago?

Porque é importante sermos vacinados?

 

"Ao Ataque!" é o nome do livro infantil criado por Márcia Alves, investigadora do ITQB NOVA, sobre a importância da vacinação. Escrito e ilustrado pela cientista, o livro explica-nos como a vacina nos ajuda a combater as doenças causadas por vírus como o SARS-CoV2. O enredo acompanha uma criança, desde o momento da vacinação, e leva-nos numa jornada que nos mostra como as vacinas ajudam o exército de glóbulos brancos a combater os organismos invasores e a defender o nosso corpo. 

O livro "Ao Ataque!" é uma edição realizada em parceria pelo ITQB NOVA e a Câmara Municipal de Oeiras, no âmbito do programa Ciência Aberta a Oeiras. 

O livro foi lançado no dia 24 de setembro durante a Noite Europeia dos Investigadores, realizada na Marina de Oeiras. O lançamento contou com a participação da autora bem como de outros convidados que falaram sobre a inspiração que levou à criação da obra, o seu processo e a importância da comunicação de ciência.

O livro também está disponível em formato digital aqui e pode igualmente descarregar um conjunto de atividades complementares associadas a esta aventura sobre a vacinação: sopa de letras, palavras cruzadas, ponto a ponto, e até umas fantásticas máscaras das personagens do livro.

 

Guia do professor

Guia de apoio aos professores no acompanhamento da leitura do livro e desenvolvimento de atividades de forma autónoma com os alunos. Neste guia, para além de sugestões de atividades associadas ao livro, encontram também mais informação sobre vacinação. 

 

Sessões para as escolas

A investigadora Márcia Alves, autora do livro, irá realizar várias sessões de leitura e atividades nas diferentes escolas e/ou bibliotecas do munícipio de Oeiras. O livro "Ao Ataque!" está já disponível nas Bibliotecas municipais e escolares e irá ser distribuído por todos os alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do Concelho. Mais informação e marcações no Portal Oeiras EDUCA+.