Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksAgenda-Científica-Março-2021-Oeiras

AGENDA CIENTÍFICA | MARÇO – Ciência em Oeiras Notícias

20/03/2021
AGENDA CIENTÍFICA | MARÇO – Ciência em Oeiras

A agenda científica do mês de março apresenta informação atualizada sobre os eventos e iniciativas de divulgação de Ciência que decorrem em Oeiras ao longo do mês.

De forma colaborativa, instituições científicas, universidades, escolas, empresas, bibliotecas e museus, proporcionam conversas e debates, exposições, jogos e vídeos temáticos, projetos e atividades do programa Oeiras Educa, oficinas científicas e tecnológicas ou encontros/visitas virtuais a laboratórios, além da interação com especialistas de múltiplas áreas do conhecimento.

Promover a cultura científica, a criatividade e o ensino da ciência com e para a sociedade, é condição fundamental ao incentivo a aprender, a pensar e a intervir no mundo atual e futuro.

 

Programa Oeiras Educa

 

Título: JobShadowing 2.0 - E se eu fosse cientista?

Data: 24 e 25 de março

Descrição: Este mês irá decorrer mais uma edição da iniciativa "Job Shadowing 2.0 - E se eu fosse cientista?", destinada a alunos do 9º ano ou do ensino secundário (10º, 11º ou 12º ano). Nesta sessão online, os alunos terão de conversar com investigadores do ITQB NOVA e conhecer melhor o mundo da ciência e a carreira científica. Poderão colocar todas as questões e dúvidas que tenham sobre ciência no geral, o dia-a-dia de um cientista, os seus percursos académicos, a investigação científica que é feita nos institutos, e tanto mais. A participação é sujeita a inscrição, e as vagas são limitadas. As inscrições abrem brevemente. 

 

Mais informações em:

https://oeiraseduca.pt/action/228

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Cientistas em Casa - Episódio 7

Descrição: O último episódio do Cientistas em Casa já está online! A cientista Ana Fortunato e a mini cientista Mariana mostram o que acontece a uma garrafa quando fica sob pressão, e exploram a pressão atmosférica. Testem esta experiência com pequenos e grandes cientistas aí de casa e partilhem connosco os resultados, para sci@itqb.unl.pt A websérie  "Cientistas em Casa" é uma iniciativa que conta inserida no programa Oeiras Educa com uma série de episódios com experiências científicas e não só, para miúdos e graúdos. 

 

Mais informações em:

https://www.youtube.com/watch?v=wOIryMdxOyc&t=67s

 

Percursos, Visitas a laboratórios e Dias Abertos

 

Título: SINFO 28 – Semana Informática do Técnico 2021

Data: 1 a 5 março

Horário: 10h00–20h30

Local: Online

Público-alvo: Estudantes Ensino Superior

Descrição: A 28.ª Edição da Semana de Informática do Técnico (SINFO) – 2021, organizada exclusivamente por estudantes, irá decorrer de 1 a 5 de março, em formato online.

A SINFO é uma das maiores tech conference em Portugal, gratuita para toda a comunidade estudantil portuguesa. Os estudantes interessados podem inclusivamente associar-se à organização da SINFO, manifestando o seu interesse via e-mail (rh@sinfo.org) com os seus dados: nome, contacto, ano e curso que frequentam, universidade/faculdade a que pertencem.

A participação é livre e gratuita, sujeita a Inscrição.

 

Mais informações e inscrições:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/sinfo-28-semana-informatica-do-tecnico-2021/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: VI SBE – Semana da Bioengenharia 2021

Data: 8 a 12 de março 

Horário: 09h30–18h30

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: A Semana da Bioengenharia do Instituto Superior Técnico (SBE IST) surgiu no ano de 2014 como iniciativa dos alunos dos mestrados integrados em Engenharia Biomédica e em Engenharia Biológica e dos mestrados em Biotecnologia e em Microbiologia, oferecidos pelo Departamento de Bioengenharia (DBE). Desde então, a missão tem sido estreitar a relação entre a comunidade académica e o mundo empresarial/comunidade científica, divulgando igualmente o trabalho desenvolvido atualmente, em Portugal e no mundo, nos mais diversos setores da área da bioengenharia. Para fazer cumprir este objetivo e devido à situação pandémica atual, a VI SBE decorrerá de 8 a 12 de março de 2021 em formato online. O evento pretende reunir um conjunto interdisciplinar de estudantes, académicos, empresas e startups, fomentando a interação e a partilha de conhecimento entre estas entidades.

A semana contará com um conjunto de palestras apresentadas por investigadores e empresas, nacionais e internacionais, na área da bioengenharia, workshops, entre outras atividades.

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/vi-sbe-semana-da-bioengenharia-2021/

 

 

Formação e Oficinas

 

Título: Ciclo de Workshops "Raparigas nas Engenharias e Tecnologias"

"As Mulheres e a Inteligência Artificial"

Data: 11 março (e outras datas)

Horário: 10h00–16h00

Local: Live Streaming - via Zoom e Facebook

Público-alvo: Ensino Básico e Secundário

Descrição: O Ciclo de Workshops "Raparigas nas Engenharias e Tecnologias", em formato webinar, é parte integrante do Projeto "Engenheiras por um Dia", iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, em que o Técnico está envolvido desde o primeiro momento. A iniciativa promove junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/engenheiras-por-1-dia-ciclo-de-debates-raparigas-nas-engenharias-e-tecnologias/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Webinar American Corner – Michael S. Strano

"Two sides of the same leaf: fluids under extreme confinement and the nanotechnology of living plants"

Data: 18 março

Horário: 16h00

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: Anuncia-se a realização de mais um Webinar no âmbito da parceria American Spaces, entre a Embaixada dos EUA em Portugal e o Instituto Superior Técnico através do American Corner @IST, no campus Alameda. Esta é uma palestra conjunta com a realização da 34.ª Edição das Jornadas de Engenharia Química do Técnico (JEQ).

Orador: Michael S. Strano (Carbon P. Dubbs Professor, Dept. Chemical Engineering, Strano Research Group, Massachusetts Institute of Technology – MIT, Cambridge MA, USA).

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/webinar-american-corner-michael-s-strano/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: 17.ª Edição das Masterclasses Internacionais de Física de Partículas – 2021

Data: 20 março

Horário: 9h15

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Alunos do Ensino Superior (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade)

Descrição: Ser Cientista por um dia… Com as Mãos nas Partículas!

O Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) organiza a 17.ª edição das Masterclasses em Portugal, uma iniciativa a nível internacional, que visa sobretudo alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, com idade entre os 15 e os 18 anos, especialmente motivados para a disciplina de Física.

A sessão "ATLAS Z with CERN", promovida pelo Técnico em parceria com o LIP, terá lugar no dia 20 de março 2021. O responsável é o professor Pedro Abreu (IST/DF; LIP).

Todas as sessões serão online via Zoom e as inscrições já estão abertas (o número é limitado), decorrendo entre 20 de fevereiro e 20 de março 2021.

 

Mais informações e inscrições:

https://www.lip.pt/masterclasses/?id=0

 

 

Palestras, Conferências, Colóquios, Torneios e Concursos

 

Título: V Jornadas EGI – Engenharia e Gestão Industrial 2021

Data: 1 a 3 de março

Horário: em atualização

Local: Online

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: A 5.ª Edição das Jornadas EGI, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial (NEEGI), terá lugar de 1 a 3 de março 2021, virtualmente através do software Easy Virtual Fair. É um evento aberto a toda a comunidade estudantil, preparado para receber estudantes de outras faculdades e outros cursos, totalmente gratuito. Serão 3 dias de feira de empresas, workshops, palestras, mesas redondas e, ainda, sessões de networking.

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/v-jornadas-egi-engenharia-e-gestao-industrial-2021/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Seminário QM3 Matéria Quântica & Matemática – Simon Lukas Becker

"Mathematics of magic angles for twisted bilayer graphene"

Data: 1 março

Horário: 17h00

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-qm3-materia-quantica-matematica-simon-lukas-becker/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Seminário BIOTECnico – David Botequim

"Fluorescently-labeled DNA Probes Functionalized onto Gold Nanorods for Signal Enhancement in Nucleic Acids' Detection"

Data: 2 março

Horário: 16h00

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo:  Estudantes do Ensino Superior

Descrição: Anuncia-se a realização de mais um "Seminário BIOTECnico 2021", apresentado por mais um alumnus do programa de doutoral em Biotecnologia e Biociências. Orador: Dr. David Botequim (BioEngineering Research Group-BERG/iBB, Institute for Bioengineering and Biosciences, IST, ULisboa).

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-biotecnico-david-botequim/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: XII Jornadas de Engenharia do Ambiente – JEAmbi 2021

Datas: 3, 4 e 5 março

Horário: 09h00-16h00

Local: Online

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: As Jornadas de Engenharia do Ambiente 2021, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente (NEEA | Técnico Lisboa), irão decorrer online nos dias 3 a 5 de março. As Jornadas de Engenharia do Ambiente (JEAMB) assumem-se como o principal evento do Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente do Instituto Superior Técnico (NEEA). Desde a primeira edição das JEAMB, em 2009, estas permitem uma aquisição de conhecimentos para o futuro profissional não só para os alunos de Engenharia do Ambiente mas para todos os demais interessados.

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/xii-jornadas-de-engenharia-do-ambiente-jeambi-2021/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Seminário QuantHEP – Rainer Blatt

"Quantum Computation and Quantum Simulation of the Lattice Schwinger Model"

Data: 3 março

Horário: 16h00

Local: Live Streaming

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: Anuncia-se a realização de mais um Seminário "QuantHEP – Quantum Computation and High-Energy Physics".

Orador: professor Rainer Blatt (head of Quantum Optics and Spectroscopy group, Department of Experimental Physics, Faculty of Mathematics, Computer Science and Physics, University of Innsbruck, Austria & Austrian Academy of Sciences).

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-quanthep-rainer-blatt/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: UNITE! – Dialogue 3 Grenoble INP – UGA

Data: 9 março 

Horário: 08h00-09h30

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: terceiro Unite! Dialogue, organizado pelo Grenoble INP – UGA (Grenoble INP – Institut d'ingénierie et de management, UGA – Université Grenoble Alpes), decorrerá de 8 a 10 de março 2021, totalmente online e em língua inglesa.

Vai contar com a participação de professores, funcionários, estudantes e membros da administração das sete Instituições de Ensino Superior que integram a Unite!, uma aliança de universidades europeias da qual faz parte a Universidade de Lisboa.

Sessão pública | Web Conference: "Valores europeus e Inovação, uma questão central para as Alianças Europeias" Inscrições até 28 de fevereiro.

 

Mais informações e inscrições:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/unite-dialogue-3-grenoble-inp-uga/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: VIII Conferência de Engenharia Naval – 2021

Data: 9 e 10 março

Horário: 10h00-18h30

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Secundário e Superior

Descrição: A VIII Conferência de Engenharia Naval, organizada pelo Núcleo de Alunos de Engenharia Naval do Instituto Superior Técnico (NAEN), terá lugar nos dias 9 e 10 de março 2021, via Zoom. Este evento tem como objetivo fomentar um conhecimento mais abrangente sobre as temáticas do curso e, principalmente, construir uma ligação entre os alunos e o mercado de trabalho.

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/viii-conferencia-de-engenharia-naval-2021/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: XXXIV JEQ – Jornadas de Engenharia Química 2021

Data: 15 a 19 março

Horário: 09h30 (início diário)

Local: Online

Público-alvo: Estudantes do Ensino Secundário e Superior

Descrição: A 34.ª edição das Jornadas de Engenharia Química, com o mote "Soluções Concentradas no Futuro", terão lugar de 15 a 18 de março 2021, organizadas por estudantes de Engenharia Química.

 

Mais informações em:

https://www.jeqist.pt/programa/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: VIII Jornadas de Civil – 2021

Data: 15 a 19 março

Horário: vários (consultar programa)

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Secundário e Superior

Descrição: As Jornadas de Civil 2021 irão decorrer online, no período de 15 a 19 de março.

Embora as Jornadas sejam dirigidas aos estudantes de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, o evento está aberto à participação de todo o público interessado.

Nas redes sociais do Fórum Civil, Facebook e Instagram, poderá acompanhar o delineamento do programa.

 

Mais informações:

http://forumcivil.ist.utl.pt/jornadas/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: JEF7 – Jornadas de Engenharia Física 2021

Data: 15 a 17 de março

Horário: vários (consultar programa)

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: universitário

Descrição: A 7.ª edição das Jornadas de Engenharia Física, promovida pelo Núcleo de Física do Técnico (NFIST), ocorrerá de 15 a 17 de março 2021.

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/jef7-jornadas-de-engenharia-fisica-2021/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Seminário com o Nobel da Química Richard Henderson

Data: 16 de março

Horário: 14h30

Local: Webinar

Público-alvo: Richard Henderson, vencedor do prémio Nobel de Química de 2017, é o próximo convidado da série de seminários CryoEM@ ITQB NOVA, organizados no âmbito do projeto internacional IMpaCT. O investigador recebeu o Nobel, em conjunto com Jacques Dubochet e Joachim Frank, "pelo desenvolvimento da microscopia crio-eletrónica para a determinação da estrutura de alta resolução de biomoléculas em solução", liderando a "revolução da resolução" que o campo da biologia estrutural está agora a experienciar. Richard Henderson é líder do Laboratório "Estruturas 3D de alta resolução por crio-microscopia eletrónica" no Laboratório de Biologia Molecular do MRC (Cambridge, UK). A série de seminários pretende trazer profissionais de excelência ao ITQB NOVA e fomentar a partilha de experiências com cientistas de renome mundial no campo da microscopia crio-eletrónica.

 

Mais informações em:

https://www.itqb.unl.pt/impact/events/cryoem-seminar-itqb-nova-richard-henderson

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Seminário BIOTECnico – Mafalda Cavalheiro

"Deciphering Mechanisms of Pathogenesis in Candida glabrata: in the Crossroad Between Drug Resistance and Virulence"

Data: 16 março

Horário: 16h00

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: Anuncia-se a realização de mais um "Seminário BIOTECnico 2021", apresentado por uma alumna do programa de doutoral em Biotecnologia e Biociências (BIOTECnico). Oradora: Drª. Mafalda Cavalheiro (Biological Sciences Research Group, BSRG/iBB-Instituto de Bioengenharia e Biociências, IST, ULisboa)

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-biotecnico-mafalda-cavalheiro/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Seminário Geometria em Lisboa – Giulia Saccà

Data: 16 março

Horário: 17h00

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-geometria-em-lisboa-giulia-sacca/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Seminário Probabilidades e Estatística – Maria do Rosário Ramos

"A Contribution To The Assessment Of Apparent Losses In Water Usage"

Data: 17 março

Horário: 14h30

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: Anuncia-se a realização de mais um Seminário "Probabilidades e Estatística".

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-probabilidades-e-estatistica-maria-do-rosario-ramos/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Lisbon WADE – Gabriele Benomio

"A new instability for higher dimensional black holes" - 14h

Data: 18 março

Horário: 14h00

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: Vai realizar-se mais um "Lisbon WADE – Webinar em Análise e Equações Diferenciais".

Orador: Dr. Gabriele Benomio (Gravity Initiative, Princeton University, NJ, USA)

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/lisbon-wade-gabriele-benomio/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Vacina contra COVID-19 nos PALOP: Perguntas e Respostas

Datas: 18 e 19 de março

Horários por local:

16:00-17:30 | Portugal Continental (Lisboa) e Guiné-Bissau

17:00-18:30 | Angola

15:00-16:30 | Cabo Verde

18:00-19:30 | Moçambique

16:00-17:30 | São Tomé e Príncipe

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: A aprovação das primeiras vacinas contra a COVID-19 trouxe consigo muitas questões. Dúvidas sobre o seu desenvolvimento em tempo recorde, a segurança das vacinas, a sua composição, entre outras aliadas a desinformação. Este momento é crítico para informar o público e ajuda-lo na toma de decisão mais consciente sobre a vacinação. É importante para esclarecer todas as dúvidas e maximizar a adesão ao plano de vacinação. Determinante para a contenção da pandemia. A pensar em todas estas questões, o Programa de Pós-graduação Ciência para o Desenvolvimento (PGCD), promove o seminário que conta com convidados especialistas em vacinas, investigação e políticas de saúde pública dos PALOP. Sessão aberta e transmitida online com inscrições até 17 de março de 2021.

 

Mais informações e Inscrições prévias em:

https://igc.events.idloom.com/seminario-vacina-conta-covid19-nos-palop

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Seminário Matemática, Física & Aprendizagem Automática – Hsin Yuan (Robert) Huang

"Information-theoretic bounds on quantum advantage in machine learning"

Data: 17 março 

Horário: 18h00

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-matematica-fisica-aprendizagem-automatica-hsin-yuan-robert-huang/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Arctic Science Summit Week 2021

"O Ártico: Mudanças Regionais, Impactos Globais"

Data: 19 a 26 de março

Horário: vários horários (consultar aqui: https://assw2021.pt/?accao=detailedprogram)

Local: Online

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: De 19 a 26 de março 2021, será realizada online, a partir de Lisboa, a iniciativa científica "Arctic Science Summit Week – ASSW2021", subordinada ao tema "O Ártico: Mudanças Regionais, Impactos Globais".

 

Mais informações e inscrições:

https://assw2021.pt/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Explica-me como se tivesse cinco anos – Pedro Brogueira

O que é preciso para fazer um motor elétrico?

Data: 20 março

Horário: 11h00

Local: Facebook Live @tecnico.ulisboa.pt

Público-alvo: Maiores de 5 anos

Descrição: O que é preciso para fazer um motor elétrico? Como é que o podemos construir e pôr a funcionar? Como os podemos usar? De que forma devem ser montados? E, mais importante de tudo, como e porque é que tudo isso funciona? O que é que é verdadeiramente indispensável para pôr a mexer um motor elétrico?

Enviem-nos as vossas questões – ou a das vossas crianças – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, até à véspera do programa ou coloquem a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/explica-me-como-se-tivesse-cinco-anos-pedro-brogueira/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: MecanIST.IO – Jornadas de Engenharia Mecânica 2021

Data: 22 a 26 março

Horário: 10h00

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Secundário e Superior

Descrição: Pelo primeiro ano, as Jornadas de Engenharia Mecânica 2021 (MecanIST) irão decorrer em formato completamente virtual, de 22 a 26 de março 2021.

A Feira de empresas será realizada através da plataforma online Easy Virtual Fair. Para além da Virtual Job Fair os interessados poderão contar com palestras, projetos, roundtables, e  workshops. O MecanIST é um evento promovido pelo Fórum Mecânica, o Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico (NEMIST).

 

Mais informações:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/mecanist-io-jornadas-de-engenharia-mecanica-2021/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: ISTO É Técnico – Eventos virtuais para Candidatos ao Técnico

Data: 29, 30 e 31 março

Horário: 10h00–19h00

Local: Online

Público-alvo: Estudantes do Ensino Secundário (futuros candidatos ao Ensino Superior que pretendam ingressar e estudar no Técnico)

Descrição: A atividade "ISTO É Técnico", integrada no Programa de Divulgação do Técnico, oferece a oportunidade de participar em sessões que abordam diversos temas que caracterizam a nossa faculdade, na impossibilidade de contactar presencialmente com docentes e estudantes do Técnico. Quais os objetivos?

– Apresentar os cursos, projetos e serviços de apoio;

– Oferecer a possibilidade de contactar com estudantes, docentes e alumni (antigos alunos) do Técnico;

– Contribuir para uma escolha mais informada e segura aquando da candidatura ao ensino superior.

Todos os eventos são virtuais e requerem inscrição prévia.

 

Mais informações e inscrições:

https://nape.tecnico.ulisboa.pt/candidatos-ao-tecnico-e-divulgacao/isto-e/isto-e-tecnico/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Sistemas Móveis de Deteção e Monitorização Radiológica: avanços e desafios

Data: 24 março

Horário: 11h00

Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: Palestra sobre os novos desenvolvimentos em sistemas móveis de deteção e monitorização radiológica e nuclear, conduzida pelo aluno de doutoramento do Técnico major Luís Marques (CIDIUM/AFA), orientado pelos investigadores dr. Aberto Vale (IPFN/IST) e dr. Pedro Vaz (C2TN/IST).

Na última década, novos desenvolvimentos em sistemas móveis de deteção e monitorização radiológica e nuclear trouxeram novos avanços e desafios na deteção, quantificação, localização e identificação de fontes radioativas e de materiais nucleares ou no mapeamento e caracterização de áreas contaminadas.

Nesta apresentação será efetuada a análise do estado da arte de tais sistemas móveis, considerando quatro tipos de cenários. Serão identificados tópicos científicos, tecnológicos e de engenharia, pluridisciplinares e de vanguarda, na temática em apreço. Ênfase será dedicada a plataformas pequenas, como veículos não tripulados, em particular veículos aéreos não tripulados, que requerem detetores de maior eficiência de deteção e melhor resolução em energia, juntamente com outras características como: compactação, fiabilidade, baixo custo, baixo consumo de energia e dispositivos menos dispendiosos. A participação é livre e gratuita.

 

Mais informações e inscrições:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/sistemas-moveis-de-detecao-e-monitorizacao-radiologica-avancos-e-desafios/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Oeiras Internet Challenge

Data: Inscrições até 19 de março

Público-alvo: Alunos do Ensino Secundário da Rede de Escolas Nacional

Descrição: Está de regresso o Oeiras Internet Challenge, iniciativa promovida pelo Município de Oeiras (através das suas Bibliotecas Municipais) com vista à promoção do desenvolvimento de competências de literacia da informação e digitais da comunidade escolar do ensino secundário.

Na edição deste ano, realizada com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o torneio em forma de quiz, com recurso ao software pedagógico Kahoot, deixa de ser exclusivo para os alunos de Oeiras, passando a ser alargado a nível nacional. Esta iniciativa consiste na realização de um torneio de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação em linha. Os conteúdos aos quais os participantes devem responder incidem sobre cultura geral, literacia informática, língua portuguesa e capitais europeias de cultura, em linha com a candidatura de Oeiras para 2027. Os três vencedores vão receber os seguintes prémios: 1.º voucher FNAC 500 euros; 2.º voucher FNAC 250 euros; 3.º voucher FNAC 100 euros. As Bibliotecas Escolares receberão também: 1.º voucher FNAC 300 euros; 2.º voucher FNAC 200 euros; 3.º voucher de 100 euros. Serão, ainda, oferecidos três vouchers Kobo aos Professores Bibliotecários.

O período de inscrições neste torneio decorre até 19 de março.

 

Mais informações em:

https://oeirasinternetchallengenacional.blogspot.com/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Clube de Ciência Viva AEPA lança Concurso "LabCasa"

Data: 24 fevereiro a 9 de abril 2021

Público-alvo: Alunos do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos

Descrição: O concurso "LabCasa" é uma iniciativa promovida pelo Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos (AEPA) em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras e o ITQB NOVA. Tem como principais objetivos estimular e divulgar o conhecimento científico, premiar a criatividade e desenvolver competências de investigação em diversas áreas da ciência. Com este concurso multimédia pretende-se incentivar os alunos do AEPA, do 1º ao 12º ano, a explorar e demonstrar algumas atividades e experiências, dando a conhecer que a ciência é para todos, é divertida e está presente em todo o lado, até mesmo no quotidiano das nossas casas. Para participar basta escolher um fenómeno científico que achem interessante e gravar um vídeo até 120 segundos em que analisam e explicam o que observam.

 

O Concurso decorre entre 24 de fevereiro e 09 de abril de 2021.

 

Mais informações e inscrições em:

https://clubecienciaeslfb.wixsite.com/clube/labcasa

 

 

Programas de Apoio

 

Título: Prémio ECRA 2021 - Early Career Researcher Award

Data: Até 30 de abril

Descrição: Já estão abertas as candidaturas para a edição 2021 do Prémio ECRA - Early Career Researcher Award. Este prémio tem como objetivo distinguir a melhor proposta de Investigação e Desenvolvimento, realizada por pelo menos dois investigadores em início de carreira, que trabalhem em áreas distintas mas complementares e que sejam de diferentes grupos de investigação do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa e Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica. Este ano serão atribuídos 11.250 euros ao projeto de investigação avançada selecionado, com o apoio do Município de Oeiras, ITQB NOVA e ainda da UNICAM, LUSOPALEX, Agendo e SFEO. 


Saiba mais informação:

https://www.itqb.unl.pt/education/postdocs/itqb-post-doctoral-association/ecra

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: António Coutinho Science Awards

Data: Candidaturas abertas até 30 de abril

Descrição: Os António Coutinho Science Awards são uma iniciativa que visa criar oportunidades para estudantes e investigadores doutorados promoverem as suas carreiras científicas. Dirigidos a estudantes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) ou descendentes de nacionais dos PALOP residentes em Portugal, bem como a estudantes e investigadores doutorados residentes nos PALOP. Esta iniciativa do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) com o apoio da Fundação Merck e do Município de Oeiras. As candidaturas para a 3ª edição, que irá atribuir duas Bolsas de Investigação e um Prémio Científico decorrem até dia 30 de abril de 2021.

 

Mais informações em:

https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/centro-colaborativo-gulbenkian/premios/acsa/3a-edicao-2021/ | Teaser de lançamento: https://fb.watch/3qmEHTKrtg/

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Título: Oeiras - ERC Frontier Research Incentive Awards (2ª edição) | ERC 2021

Data: 25-02-2021 até 20-05-2021

Descrição: A 2ª edição do Prémio ERC-Oeiras já se encontra aberta e irá incidir sobre os concursos ERC cujos resultados serão anunciados durante 2021 e início de 2022. Serão elegíveis os investigadores de todas as áreas científicas que concorreram ou venham a concorrer a financiamento do ERC e que atinjam a segunda fase do respetivo processo de seleção.

O ERC Oeiras é um prémio financiado pelo Município de Oeiras, atribuído anualmente, que pretende apoiar a investigação científica, captar e reter talento no concelho de Oeiras e aumentar a atratividade de Portugal para fazer ciência. Uma iniciativa bandeira que pretende destacar Oeiras como concelho inovador e impulsionador de iniciativas de cariz científico.

As bolsas ERC encontram-se entre as mais prestigiadas fontes de financiamento de ciência do mundo. Em 2020 foram selecionadas e financiadas apenas 818 propostas de um total de 6320 candidaturas. Este concurso altamente competitivo resultou na atribuição, em Portugal, de 13 destas Bolsas, sendo que algumas propostas classificadas como excelentes ficaram por financiar apenas por falta de verba. O Prémio ERC-Oeiras destina-se por isso a investigadores que fazem ou planeiam vir fazer a sua investigação em instituições do Concelho de Oeiras e que submeteram candidaturas consideradas como excelentes pelo ERC, mas que não tiveram financiamento por indisponibilidade de fundos. Este prémio permitirá que os investigadores tenham meios para continuar a sua investigação de ponta, comprometendo-se a submeter nova proposta a financiamento pelo ERC no espaço de 2 anos.

 

Os prémios de incentivo à investigação "Oeiras - ERC Frontier Research Incentive Awards" são uma iniciativa que financia candidatos de qualquer área científica de Instituições sediadas em Oeiras que tenham apresentado candidaturas avaliadas como excelentes a bolsas individuais ao Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) Este financiamento possibilitará a continuação de atividades de investigação de topo, permitindo que os investigadores apoiados voltem a apresentar uma proposta aos esquemas de financiamento do ERC. A iniciativa é financiada pelo Município de Oeiras e coordenada pelo Centro Colaborativo Gulbenkian do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) através de uma Comissão de Acompanhamento constituída por elementos da Câmara Municipal de Oeiras, Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) e Instituto Superior Técnico (IST).

 

Mais informações em:

https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/centro-colaborativo-gulbenkian/erc-oeiras/ | https://erc.europa.eu/news/erc-kicks-off-horizon-europe

 

  

´Programa sujeito a eventual alteração em virtude dos constrangimentos associados à covid-19