Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksAção-de-formação_Peixes-de-água-doce-nativos_Como-garantir-a-sua-sobrevivência

Ação de formação | Peixes de água doce nativos – Como garantir a sua sobrevivência? Notícias

25/05/2023
Ação de formação: Peixes de água doce nativos – Como garantir a sua sobrevivência?


A Ordem dos Biólogos promove no sábado 03 de junho, a Ação de formação «Peixes de água doce nativos – como garantir a sua sobrevivência?», em Oeiras.


Por não terem valor comercial, os peixes de água doce nativos são frequentemente negligenciados, apesar da sua extrema importância nos ecossistemas fluviais. Trata-se de um dos grupos taxonómicos mais ameaçados à escala mundial, em consequência de um conjunto de ameaças que inclui a destruição de habitats, contaminação por poluentes, proliferação de espécies exóticas e alterações climáticas decorrentes do aquecimento global.

A formadora Carla Sousa Santos (Bióloga, MARE-ISPA) dinamiza este workshop constituído por duas sessões, com uma duração de aproximadamente 3 horas cada. A primeira sessão realiza-se durante a manhã no Lagar do Azeite do Palácio Marquês de Pombal. Esta sessão teórica é seguida de uma saída de campo à Ribeira da Lage, envolvendo a demonstração da técnica de amostragem científica com recurso a pesca elétrica e dos principais parâmetros a avaliar em monitorizações da ictiofauna nativa.

A formação pretende servir como um contributo para um conhecimento sólido acerca das espécies nativas de peixes de água doce, das ameaças que enfrentam e das medidas de conservação que podem ser implementadas para minimizar o seu risco de extinção. Pretende-se que, no final da ação, os formandos saibam identificar as espécies nativas de peixes de água doce; adquiram noções acerca dos principais métodos e técnicas de amostragem para fins científicos; e, adquiram noções teóricas acerca das ferramentas atualmente disponíveis com vista à conservação destas espécies. Consultar o Programa em anexo.

A inscrição na ação é gratuita para os professores que lecionam nas escolas do concelho de Oeiras, sem número limite de inscrições.


Formulário de inscrição 

O processo de inscrição na ação de formação é diretamente gerido através da Ordem dos Biólogos.


Mais informações aqui