Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Projeto Brincar e Crescer Saudável em Oeiras

Projeto Brincar e Crescer Saudável em Oeiras Projetos

08/05/2024


Reconhecendo a importância da Música e da Literacia Motora no desenvolvimento das crianças em idade Pré-Escolar, o Departamento de Educação do Município de Oeiras, no ano letivo 2021/22, em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa, deu início a um projeto pedagógico denominado Brincar e Crescer Saudável em Oeiras.

Este Projeto visa envolver a comunidade educativa e, em particular, educadores de infância, assistentes operacionais e famílias, numa reflexão sobre a importância do brincar no desenvolvimento de uma Educação Pré-Escolar pautada pela qualidade.

O seu público alvo são as crianças que frequentam os Jardins de infância (3 aos 6 anos) dos Agrupamentos de Escolas que aderiram ao Projeto, assim como os seus educadores de infância e assistentes operacionais. No ano letivo 2023/24 o projeto decorre em 11 Jardins de infância dos Agrupamentos de Escolas Aquilino Ribeiro, Carnaxide, Carnaxide-Portela, Linda-a-Velha e Queijas e São Bruno, envolvendo 34 educadores de infância e cerca de 800 crianças.

Atualmente o Projeto é desenvolvido conjuntamente pela FMH, pela Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e pela Orquestra Geração / Orquestra de Afetos, articulando dimensões essenciais ao pleno desenvolvimento da criança: a atividade lúdica, a Psicomotricidade e a Música.

O projeto de intervenção caracteriza-se por duas vertentes independentes, mas complementares:

  • Desenvolvimento de sessões com as crianças, em contexto de sala de atividades ou em espaço exterior, orientadas por professores especialistas em Literacia Motora e Musical e pelos educadores de infância responsáveis pelos grupos de crianças envolvidas, em regime de coadjuvação.

 

  • Formação ministrada pelas 3 entidades supra identificadas para promoção de práticas pedagógicas assentes no Brincar Livre e nas Literacias Motora e Musical