Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksVereador-Pedro-Patacho-fala-sobre-o-ciclo-de-desenvolvimento-para-2021-25-na-Educação,-Desporto,-Juventude,-Bibliotecas-e-A

Vereador Pedro Patacho fala sobre o ciclo de desenvolvimento para 2021-25 na Educação, Desporto, Juventude, Bibliotecas e Agenda para a Ciência Notícias

10/02/2022
Vereador Pedro Patacho fala sobre o ciclo de desenvolvimento para 2021-25 na Educação, Desporto, Juventude, Bibliotecas e Agenda

ENTREVISTA | Pedro Patacho



O Vereador Pedro Patacho esteve à conversa 

com o Oeiras Valley para falar sobre o trabalho 

desenvolvido pelo Executivo, desde 2017, 

e os objetivos para o mandato 2021/25, 

para os pelouros da Educação, Desporto, Juventude, 

Bibliotecas e Agenda para a Ciência.

 

 

Conheça o trabalho da Câmara Municipal de Oeiras para o desenvolvimento do município como território de excelência. Descubra qual a estratégia do Executivo para os pelouros da responsabilidade de Pedro Patacho, Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, e como Oeiras Valley é um elemento-chave para fazer cumprir os objetivos da estratégia traçada para o município.

Em entrevista, o Vereador Pedro Patacho dá ainda a conhecer o papel do município na promoção de iniciativas pioneiras em Portugal, nomeadamente, o Festival Internacional da Ciência e o Space Studies Program.



Sr. Vereador Pedro Patacho, o que nos pode contar sobre os objetivos definidos pela Câmara Municipal de Oeiras, nos pelouros que lhe compete gerir, para o mandato 2021-2025?

O período 2021-2025 representa a continuidade de um ciclo de desenvolvimento, iniciado em 2017, em torno de uma ideia que designamos por Oeiras Valley. Esta ideia enquadra a qualificação do município para receber investimento e empresas, numa procura de retenção de talento como base de um ecossistema de criação de riqueza e de valor de base científica e tecnológica. O Oeiras Valley visa também garantir respostas de elevada qualidade aos munícipes, ao nível da educação, do espaço público, da habitação, entre outras áreas. Neste projeto, tem-me cabido a confiança política e a responsabilidade de conduzir áreas que são fundamentais para o desenvolvimento de Oeiras, nos pelouros da Educação, Desporto, Juventude, Bibliotecas e Agenda para a Ciência.

 

EDUCAÇÃO

A Educação continua a ser o mais importante elevador social em Portugal. É, por isso, fundamental, assegurar um bom sistema de Educação para todos, dotado de recursos, condições e meios que garantam a igualdade de oportunidades, desde a primeira infância até ao Ensino Superior.

Dou apenas dois exemplos daquilo que são as grandes prioridades nesta área para este mandato: em primeiro lugar, queremos avançar rapidamente com o modelo tendencialmente gratuito de cuidados na primeira infância. Esta iniciativa visa estabelecer acordos de cooperação entre a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do município para garantir a gratuidade da frequência do pré-escolar nessas IPSS, tal como acontece já nos jardins de infância públicos. Queremos, portanto, fundir as duas redes e garantir o acesso gratuito a essa rede única que daí resulta, o que significa uma duplicação da capacidade de resposta do pré-escolar. Queremos igualmente avançar com acordos para as creches de forma a reduzir, substancialmente, a componente paga pelas famílias. Este é um projeto de grande magnitude que tem um grande impacte naquilo que é o combate ao envelhecimento, no apoio às famílias, no incentivo à natalidade e no reforço da qualidade de vida das pessoas que escolhem Oeiras para viver ou para trabalhar.

 

É fundamental, assegurar um bom sistema de Educação para todos, 

dotado de recursos, condições e meios que garantam a igualdade de oportunidades, 

desde a primeira infância até ao Ensino Superior.

 

Um segundo exemplo está relacionado com a forte aposta nas bolsas sociais e de mérito para o Ensino Superior. Começámos com 33 bolsas, em 2017, e estamos já a aproximar-nos das 700 bolsas anuais. A CMO dispõe de um regulamento de atribuição destas bolsas que se destina a todos os estudantes oriundos de famílias que se encaixem num determinado perfil socioeconómico e que tenham dificuldades no pagamento dos custos da frequência de ensino superior.

(Excerto da entrevista publicada no site Oeiras Valley, em 9 de fevereiro de 2022)


Leia aqui a entrevista completa.