A cerimónia de tomada de posse dos jovens deputados do Parlamento Jovem da Educação (PJE) realizou-se no passado dia 27 de Novembro, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, assinalando o arranque oficial dos trabalhos desta primeira edição. Trata-se de um projeto municipal, mas que acolhe preocupações e propostas de âmbito global no domínio da Educação. Centrado neste tema, o PJE é sobretudo um espaço de participação cívica, debate democrático e envolvimento jovem na vida pública.
Após a assinatura do auto de posse, os jovens eleitos participaram na votação e escolha da equipa que irá conduzir os trabalhos parlamentares ao longo do ano.
O projeto confirma um forte dinamismo juvenil, com mais de 400 jovens inscritos e 140 deputados eleitos, revelando o crescente interesse das novas gerações em participar ativamente nos processos de deliberação pública. Serão analisadas e discutidas 36 propostas, num trabalho estruturado em sessões plenárias mensais e em comissões de especialidade, prolongando-se até julho de 2026.
Ainda em dezembro, dia 18, será realizado o 2º plenário deste Parlamento Jovem, no Auditório da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras.
As sessões são abertas ao público jovem entre os 15 e os 30 anos, mediante inscrição prévia e sujeitas ao limite da lotação do espaço. A Câmara Municipal de Oeiras convida todos os jovens interessados a acompanhar de perto o desenvolvimento dos trabalhos do PJE.
Informações e inscrições AQUI.