O Município de Oeiras concluiu a fase inicial do Parlamento Jovem da Educação, que contou com a inscrição de mais de 400 jovens, entre os 15 e os 30 anos, residentes, estudantes, trabalhadores ou com outra ligação ao concelho.
Deste processo resultaram 19 listas candidatas, sujeitas a votação, que elegeram um parlamento composto por 141 deputados jovens, empossados a 24 de novembro no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.
Este projeto, pioneiro em Portugal e o maior do país na área da participação jovem, marca o início de vários meses de trabalho legislativo e deliberativo.
Até julho de 2026, os jovens deputados irão reunir-se em 1 a 2 sessões mensais, dedicadas à discussão de temas essenciais para o futuro da educação em Portugal e em Oeiras, promovendo o debate democrático, a cidadania ativa e o envolvimento da juventude nas políticas públicas.
O Município de Oeiras agradece o empenho de todos os jovens participantes e destaca o trabalho excecional da Unidade de Juventude, responsável pela implementação deste programa inovador, bem como a imprescindível colaboração do Departamento de Educação.
Com o Parlamento Jovem da Educação, Oeiras reforça o compromisso de dar voz aos jovens, valorizando as suas ideias, propostas e contributos para a construção de uma sociedade mais participativa e informada.

