Para comemorar o 35º aniversário da Convenção sobre os direitos da Criança, no dia 20 de novembro, o Templo da Poesia acolheu a conferência "Diversidade Cultural e a sua Influência no Desenvolvimento das Crianças e dos Jovens" organizada pela CPCJ núcleo de Oeiras.
O evento reuniu especialistas, associações e entidades locais para discutir o impacto da diversidade cultural na educação e na inclusão social.
A sessão foi aberta por Rui Esteves, presidente da CPCJ de Oeiras, e pela Vereadora Teresa Bacelar da Camara Municipal de Oeiras, que deram as boas-vindas aos participantes, seguiu-se José Reis, da AIMA, que destacou o lema "Nós somos Todos", sublinhando a importância da educação intercultural e apresentando a REEI – Rede de Escolas para a Educação Intercultural.


Houve também lugar para dois painéis de discussão, moderados por Cláudia Ferreira da CPCJ Oeiras e Ednilson dos Santos da CMO que trouxeram contributos de representantes locais, como Teresa Silva, Diretora do Agrupamento de Escolas de Carnaxide Portela; Paula Afonso, Assistente Social da Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental e associações como APAV e Pombal XXI. Foram abordadas iniciativas para promover a coesão social e a integração cultural no concelho.


O encerramento ficou a cargo de Nélia Alexandre Coordenadora
da Equipa Técnica Regional Lisboa, Santarém e
Setúbal | CNPDPCJ Comissão Nacional Promoção dos Direitos e Proteção das
Crianças e Jovens e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves que reforçaram a importância da colaboração na construção de comunidades inclusivas.

