No dia 29 de maio, data em que se celebra o Dia da Espiga, teve lugar um evento do programa Oeiras Experimenta na Quinta de Cima do Marquês de Pombal.
A iniciativa reuniu utentes da Associação Bairro dos Navegadores, jovens e profissionais do Centro Educativo Padre António Oliveira, Cientistas Cidadãos do projeto e outros membros da comunidade local. Todos tiveram a oportunidade de colaborar com os investigadores em várias atividades no terreno:
- Colheita de cereais de outono/inverno;
- Colheita de vagens de chícharo;
- Preparação do solo e sementeiras de arroz em condições de sequeiro.
O evento contou ainda com a presença de representantes da COTArroz e do Município de Oeiras, reforçando o compromisso conjunto com a sustentabilidade, a ciência participativa e o envolvimento da comunidade.
No final da manhã, teve lugar um piquenique sustentável, seguido da elaboração dos tradicionais raminhos do Dia da Espiga - um momento de convívio que celebrou a biodiversidade, a agricultura e a partilha de saberes.
O Oeiras Experimenta – Culturas climaticamente inteligentes, no contexto das alterações climáticas é um projeto de ciência cidadã que resulta de uma estreita parceria entre o Município de Oeiras e o ITQB NOVA, recentemente financiado pela União Europeia através do Programa IMPETUS.
Mais informações: