Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksMunicípio-de-Oeiras-realiza-Estudo-de-Mobilidade-Escolar-nos-Agrupamentos-de-Escolas-São-Julião-da-Barra-e-Conde-de-Oeiras

Município de Oeiras realiza Estudo de Mobilidade Escolar nos Agrupamentos de Escolas São Julião da Barra e Conde de Oeiras Notícias

02/10/2023
Município de Oeiras realiza estudo de mobilidade escolar nos AE São Julião da Barra e Conde de Oeiras



A necessidade de atuação do Município

surge com o aumento da densidade

populacional do concelho, bem como 

da população infantil e jovem, verificada 

nos últimos anos, associada à crescente

utilização do automóvel, que inclui, 

entre outros, as deslocações das crianças 

e jovens aos estabelecimentos de ensino. 


Na sequência da candidatura bem-sucedida ao Apoio ao Desenvolvimento de Estratégias de Melhoria da Mobilidade Escolar, promovido pelo o IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P., o Município de Oeiras está a desenvolver um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Plano de Acessibilidades.

O plano prevê, entre outros, a promoção de padrões de mobilidade mais sustentáveis, com base na utilização dos modos suaves. A necessidade de atuação do Município surge com o aumento da densidade populacional do concelho, bem como da população infantil e jovem, verificada nos últimos anos, associada à crescente utilização do automóvel, que inclui, entre outros, as deslocações das crianças e jovens aos estabelecimentos de ensino.

Estima-se que em Oeiras, 75% dos alunos deslocam-se para a escola conduzidos pelos pais, sendo o automóvel como meio de transporte principal, o mesmo ocorrendo no percurso de retorno à casa. Esta tendência tem um impacto significativo no trânsito, nas zonas envolventes aos estabelecimentos de ensino, nomeadamente nas horas de ponta, dando origem a zonas de difícil circulação, com constante congestionamento de trânsito. 

Para além do impacto na mobilidade rodoviária, esta tendência tem repercussão não só na saúde das crianças com a promoção do sedentarismo, mas também no ambiente, já que o recurso excessivo ao automóvel é o grande responsável pelas emissões de dióxido de carbono, representando cerca de um quinto das emissões da UE.

Neste sentido, é identificada a necessidade de reverter esta tendência para:

– Crianças mais saudáveis e autónomas; 

– Aliviar as cidades da pressão que a dependência do uso do automóvel exerce sobre estas.

Assim, a estratégia de atuação do Município de Oeiras prevê a integração de medidas de educação e sensibilização junto da comunidade escolar, promovendo a mobilidade sustentável nas deslocações para os estabelecimentos de ensino, através da mudança de comportamentos, designadamente a redução do uso do automóvel e o aumento das deslocações de bicicleta, a pé, ou de transportes coletivos.

A atuação junto de crianças e jovens em idade escolar, bem como dos respetivos encarregados e educação, é fundamental para alterar padrões de mobilidade a longo prazo.

Face ao exposto e perante a abertura do AVISO N.º 3/2023 – Apoio ao desenvolvimento de estratégias de melhoria da mobilidade escolar, o município decidiu avançar com a candidatura para o desenvolvimento da 1.ª Fase do Estudo da Mobilidade Escolar dos Alunos do Concelho De Oeiras.

A seleção do Município de Oeiras para integrar os apoios previstos neste Aviso, permitirá desenvolver um estudo que visa uma melhor compreensão da dinâmica da mobilidade escolar, a identificação das motivações, assim como efetuar o levantamento de necessidades e encontrar respostas adequadas que promovam alterações nos comportamentos da comunidade escolar, assim como monitorizar os respetivos resultados e proceder aos ajustes necessários para os potenciar.

O projeto piloto será implementado nos Agrupamentos de Escolas Conde de Oeiras e São Julião da Barra, e engloba a avaliação do contexto da mobilidade escolar nos dois agrupamentos, a identificação de soluções tipo e a monitorização dos resultados obtidos.