No passado dia 15 de julho, no auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Carnaxide, realizou-se a IV Jornada Mochila Leve.
Enquadrada no Projeto Mochila Leve, esta iniciativa municipal visa proporcionar aos professores envolvidos no projeto, assim como à comunidade educativa em geral, a oportunidade de conhecer e partilhar os projetos e atividades desenvolvidos em contexto escolar e que assumem um caráter inovador.
A programação deste ano iniciou com a sessão de abertura, pelo Senhor Vereador da Educação, Dr. Pedro Patacho. De seguida, contou com a apresentação de resultados da monitorização externa da implementação do Projeto, realizada pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ). Posteriormente, foi apresentado o plano de reestruturação do projeto, que resultou da monitorização externa e avaliação interna, do qual se destaca a alteração da designação do projeto para "Oeiras Educa AtivaMente".
Nesta 4.º edição da Jornada Mochila Leve, realizou-se ainda um painel de discussão, com o tema "O que é ser professor Mochila Leve?"; oito partilhas de práticas pedagógicas na qual os professores deram a conhecer exemplos de atividades desenvolvidas com recurso a metodologias ativas de ensino e aprendizagem implementadas com os alunos, bem como dinâmicas, estratégias e atividades assentes no trabalho de projeto, e também práticas de trabalho colaborativo e interdisciplinar; e oito sessões práticas, dinamizadas por professores integrados no Projeto Mochila Leve. A Jornada deste ano estreou a mostra de trabalhos Mochila Leve, cujo objetivo foi expor alguns trabalhos criados com os alunos ao longo do ano letivo 2024-2025, no âmbito do projeto.
Com o envolvimento de diversos professores, que prontamente se voluntariaram para partilhar as suas práticas e estratégias pedagógicas, a IV Jornada Mochila Leve constituiu-se como um momento muito positivo, de partilha e reflexão, para todos os participantes.




